Como Bert Hellinger explica o que é constelação familiar?

Perguntado por: Alexandre Bruno Santos Garcia  |  Última atualização: 23. September 2024
Pontuação: 4.4/5 (2 avaliações)

A constelação sistêmica ou familiar é um método terapêutico criado pelo alemão Bert Hellinger, “familienaufstellung”, no qual por meio de observações e estudos desenvolveu três leis sistêmicas, que são estruturas que contribuem para a harmonia, se forem respeitadas.

Como explicar o que é constelação familiar?

Como funciona a constelação familiar? Os atendimentos de Constelação Familiar costumam ser realizados através de técnicas de dramatização, que simulam o Sistema Familiar da pessoa que passa pelo atendimento, também chamada de Constelado(a). Essa simulação se dá através de bonecos ou, até mesmo, de pessoas reais.

O que a psicologia diz sobre a constelação familiar?

“A Constelação Familiar tem potencial para fazer emergir conflitos de ordem emocional e psicológica tanto individuais quanto familiares, de modo que pode desencadear ou agravar estados emocionais de sofrimento ou de desorganização psíquica, exigindo assim um acompanhamento profissional psicológico e/ou psiquiátrico que ...

Qual a teoria da constelação familiar?

As Constelações Familiares baseiam-se em Leis ou Ordens do Amor. São elas: Pertencimento, Ordem e Equilíbrio. Quando alguma das Leis ou Ordens do Amor é violada, surgem problemas no ambiente familiar, pois os membros do sistema tendem a tentar corrigir o que aconteceu, gerando um desequilíbrio e/ou emaranhamento.

O que é constelar na constelação familiar?

A Constelação Familiar pertence às mãos responsáveis. O constelador deve estar diante das pessoas e da vida de forma consciente, atenciosa, cuidadosa, respeitosa e aberta. Esta é a tarefa de aprendizagem. A teoria sobre as Constelações Familiares pode ser encontrada em mais de 100 livros de Bert Hellinger.

Bert Hellinger explica como surgiu a constelação familiar em entrevista com Simone Arrojo

35 questões relacionadas encontradas

O que a Bíblia fala sobre constelação familiar?

A Bíblia não menciona diretamente a constelação familiar como uma prática terapêutica.

Quais os riscos da constelação familiar?

A constelação familiar pode ser usada erroneamente em processos judiciais. Psicólogos, acadêmicos e ativistas pelos direitos das mulheres afirmam que a prática viola os direitos humanos e, também, reforça estereótipos prejudiciais sobre os papéis do homem e da mulher na sociedade.

Quais os 3 pilares da Constelação Familiar?

1. Quais são os princípios que regem a constelação familiar? Existem três princípios que norteiam todas as relações humanas, que foram nomeados de princípios ou de leis do amor: o princípio do pertencimento, o da compensação e da ordem.

Quais são as três leis da Constelação Familiar?

Assim, ele reconheceu três leis universais que atuam sobre todos os relacionamentos humanos, também denominadas por ele como ordens do amor, a saber: pertencimento, hierarquia ou ordem e equilíbrio.

O que é Constelação Familiar tem a ver com espiritismo?

A Constelação Familiar é muito confundida com algo religioso, porém nada tem a ver com religião. É uma técnica terapêutica brevíssima de cunho científico, é um método fenomenológico, que olha para as questões do cliente como sistêmicas. Isso quer dizer que a maioria dos problemas a origem é no sistema familiar.

Qual a diferença de constelação familiar e sistêmica?

5.1.3. Ao contrário disso, na Constelação Familiar Sistêmica parece haver um entendimento de que as relações devem obedecer a leis e regras pré-definidas. 5.1.4. Para a Constelação Familiar, o sistema se baseia em ordens consideradas naturais, cuja violação pode trazer consequências graves ao seu equilíbrio.

Quem não pode fazer constelação familiar?

Veja abaixo 10 casos em que uma pessoa não pode ser constelada:
  1. Quem quer a constelação de graça. ...
  2. Quem quer pagar, mas acha caro ou diz que não tem condições. ...
  3. Quem quer constelar por outras pessoas. ...
  4. Quem quer constelar para que outras pessoas façam algo.

Para quem é indicada a constelação familiar?

Ou seja, a constelação familiar pode ser usada em quaisquer conflitos familiares (pais, filhos, irmãos, tios, avós), entre casais, entre pessoas com dificuldades de se relacionar, com problemas de saúde, dinheiro, emoções, entre outros.”

O que pode acontecer depois de uma constelação familiar?

A constelação atua no campo morfogenético (memória familiar), o que significa dizer que a constelação influencia todos que fazem parte da família. Após uma constelação mudanças podem ocorrer em muitos membros da família atual ou do passado. E novos insights continuarão acontecer após o trabalho da constelação.

Quem criou a constelação familiar era nazista?

O método da constelação familiar foi proposto pelo missionário católico alemão Bert Hellinger em 1978. Ao propor a abordagem, ele reuniu referências de psicologia com a sua experiência de 16 anos de trabalho na África do Sul com zulus e leituras taoístas.

O quê Bert Hellinger fala sobre pertencimento?

O Pertencimento fala que cada pessoa tem direito de ocupar o seu lugar em seu sistema familiar, independentemente de seus comportamentos ou dos acontecimentos.

Quais as 5 formas de emaranhamento familiar?

As formas de emaranhamento familiar

A Constelação Familiar enxerga alguns tipos de emaranhamento familiar, entre as quais: triangulação, parentificação, identificação, repetição e substituição.

O que é a Lei do dar e receber?

A Lei do Dar e Receber, também chamada de Lei do Equilíbrio de Troca mostra que precisamos receber de outras pessoas e também dar.

Quais são os três princípios sistêmicos?

Jornada Interior: O poder dos princípios sistêmicos em nossas vidas! Os 3 princípios, forças, leis ou ordens do amor sistematizados pelo alemão Bert Hellinger, são: Pertencimento, Hierarquia e Equilíbrio entre o dar e o receber.

Quais são as leis do amor de Bert Hellinger?

As 3 Leis do Amor: Dar e Receber

Essa lei foi observada nos grupos sociais por Bert Hellinger, como algo de fundamental importância para o funcionamento e manutenção dos sistemas de uma forma geral.

O que significa a lei do pertencimento?

Isso porque, ao nascer em uma família, nos conectamos de forma profunda com aquele sistema, e isso é impossível de ser alterado: o pertencimento é um vínculo que não se desfaz. A lei do pertencimento explica que cada pessoa tem direito a um lugar no sistema familiar.

O que é constelação familiar é de Deus?

Constelação Familiar não é espiritismo nem tem ligação com religião.

Qual era a religião de Bert Hellinger?

Nascido em Leimen, Alemanha, morava em Cologne, Itália, sendo parte de uma família católica. Aos 10 anos, foi seminarista em uma ordem católica.

Porque não fazer constelação?

Destaca-se a inadequação do uso das constelações por profissionais da Psicologia no âmbito da Justiça, em especial em casos de violência. A exposição de mulheres em situação de violência a estes procedimentos e técnicas pode expô-las a situações de risco, insegurança e de revitimização.

Porque não acreditar em constelação familiar?

A constelação familiar é uma pseudociência, e não bastasse ela ocupar o lugar de práticas sabidamente efetivas, e, desse modo prejudicar aqueles que realmente precisam de tratamento terapêutico-psiquiátrico, ela ainda pode piorar a situação mental dos pacientes com crenças infundadas, especialmente daqueles pacientes ...

Artigo anterior
Como a sociedade pode contribuir com o meio ambiente?
Artigo seguinte
Quando vai acabar a mineração de Ethereum?