O que é o custo corrente?
Perguntado por: Rui Daniel Neto Nascimento | Última atualização: 25. Februar 2022Pontuação: 4.6/5 (22 avaliações)
O custo corrente é uma boa forma de mensuração para ganhos ou perdas com inflação, por exemplo. Isso porque os valores levados em consideração devem ser calculados com base na data do demonstrativo financeiro. Ou seja, devem ser atualizados com o valor de mercado mais atual de cada produto ou serviço.
O que é um custo corrente?
Valores em dinheiro ou equivalentes em dinheiro que teriam de ser pagos se o ativo ou ativos equivalentes fossem adquiridos presentemente. Os valores não descontados, em dinheiro ou equivalentes a dinheiro, que seriam necessários para liquidar uma obrigação presentemente.
O que é o custo histórico?
Os custos históricos representam quanto a entidade efetivamente pagou por determinado ativo. Portanto, os ativos são mensurados pelos valores pagos na época da aquisição, tendo, assim, uma relação direta com o Fluxo de Caixa.
O que é custo corrente corrigido?
O custo corrente corrigido considera a variação do valor de reposição do ativo, conjugado com a variação de preços. Ou seja, toma-se o valor do custo corrente e aplica-se a variação de preços até a data em que se pretende apresentar o ativo corrigido.
O que é valor corrente de venda?
O preço corrente de venda representa o valor atual pago pelo mercado e não o valor que será pago no futuro, se consideramos as condições no momento da venda, constantes.
Contabilidade - Custo Corrente x Valor Realizável x Valor Justo
Qual a diferença entre custo corrente e valor justo?
Custo corrente, como custo histórico, é o valor de entrada: reflete preços no mercado em que a entidade adquiriria o ativo ou incorreria no passivo. Assim, é diferente do valor justo, valor em uso e valor de cumprimento, que são valores de saída.
O que é mensuração dos valores de entrada?
A mensuração consiste em estabelecer, com base no preço de entrada, o preço de realização (saída) de um bem, conforme o benefício econômico futuro esperado.
O que é o custo de reposição?
O custo de reposição é o somatório do custo de terreno, obra (matéria prima e mão-de-obra), licenças para adicional construtivo (outorga, cepac, etc) e o custo do dinheiro no tempo.
O que é custo de reposição na contabilidade?
O custo de reposição do ativo é o custo para repor seu potencial de serviço bruto. Esse custo deve ser depreciado para refletir o ativo na sua condição de uso. O ativo pode ser reposto por meio da reprodução (replicação) do ativo existente ou por meio da reposição de seu potencial de serviço bruto.
O que é um valor justo na contabilidade?
Definição de valor justo
Este Pronunciamento define valor justo como o preço que seria recebido pela venda de um ativo ou que seria pago pela transferência de um passivo em uma transação não forçada entre participantes do mercado na data de mensuração.
O que é custo histórico recuperável?
Custo histórico recuperável relaciona-se ao valor econômico do fluxo de serviços a ser obtido de um ativo durante sua vida útil proporcionalmente ao seu custo de aquisição. ... Conforme o conceito de custo histórico de aquisição, o valor contábil de uma máquina, por exemplo, seria o valor pago por ela.
O que é o método de custo?
O Método de Custo é uma forma de mensuração na qual o investimento é reconhecido inicialmente pelo custo, sendo necessários alguns ajustes à medida que o investidor recebe as distribuições do resultado da investida – por exemplo, os dividendos mínimos obrigatórios.
Qual a diferença da adoção do método de custo e do valor justo nos demonstrativos das empresas?
Destaca-se que a adoção do método do valor justo, no período de análise, implica no aumento do ativo e do resultado do exercício, e, consequentemente, no patrimônio líquido da empresa (vide informações detalhadas na análise dos resultados). A adoção do método de custo é a opção mais conservadora.
O que é o valor em uso?
Valor em uso é o valor presente de fluxos de caixa futuros estimados, que devem resultar do uso de um ativo ou de uma unidade geradora de caixa.
O que é o denominador comum monetário?
Princípio do Denominador Comum Monetário: estabelece que a Contabilidade seja processada em uma única moeda, oferecendo maior consistência aos registros e maior confiabilidade às informações constantes nos relatórios contábeis. ... Todos os balanços devem ser elaborados com base no Real (moeda nacional).
Como mensurar o valor de um ativo?
Custo histórico. O custo histórico é a base mais utilizada pelas empresas. Para os ativos, ele costuma utilizar como representação o valor pago pelos recursos em questão ou mesmo o valor justo para tal, sempre tendo como parâmetro a data de aquisição deste.
O que é valor de reposição do imóvel?
O custo de reposição indica ao investidor qual seria o montante de capital necessário para desenvolver um determinado imóvel novamente, nas mesmas condições de localização e qualidade construtiva do que ele está avaliando adquirir.
O que é custo de reposição no estado em que se encontra?
- Custo original corrigido no estado em que se encontra: seria o valor residual do veículo (valor histórico menos depreciação acumulada corrigido pela inflação).
O que é o valor de mercado de uma empresa?
Por Redação Warren
Valor de mercado é o termo usado para se referir ao preço que o mercado está pagando por uma empresa. Ele é calculado multiplicando o número de ações em circulação pelo preço atual de cada papel.
Como calcular o valor justo?
Segundo o Pronunciamento Técnico CPC 46 – Mensuração do Valor Justo, a definição de Valor Justo é: “o preço que seria recebido pela venda de um ativo ou que seria pago pela transferência de um passivo em uma transação não forçada entre participantes do mercado na data da mensuração”.
O que deve ser contabilizado na conta fornecedores?
Obrigações com fornecedores
Tanto a compra de bens e matérias-primas quanto a contratação de serviços de terceiros devem ser contas consideradas como passivos circulantes.
Quais são os fatos que alteram o valor de compra e venda?
Fatos que alteram compras e vendas: Devoluções de compras; Devoluções de vendas ou vendas canceladas; Abatimento sobre compras; Abatimento sobre vendas; Descontos incondicionais ou comerciais; Descontos condicionais ou financeiros.
O que é mensurar em Contabilidade?
Mensurar, em Contabilidade, é traduzir monetariamente o valor econômico dos objetos e eventos.
Quais são as bases de mensuração?
As bases de mensuração do valor atual incluem o valor justo, o valor em uso de ativos, o valor de cumprimento de passivos, e o custo corrente. Estas bases de mensuração são consideradas também no CPC 00 (R2). A partir do custo histórico, é possível determinar o custo amortizado.
São exemplos de bases de mensuração de ativos?
As base de mensuração incluem: o custo histórico, o custo corrente, o valor realizável e o valor presente. No custo histórico os itens do ativo são registrados inicialmente pelos montantes pagos ou pelo valor justo na data da aquisição.
Com quantas semanas se faz a ecografia morfologica?
Quem são os colaterais até o 4 grau?