O que é laminação de documentos?

Perguntado por: Ângelo Lourenço de Morais  |  Última atualização: 6. Februar 2025
Pontuação: 4.6/5 (22 avaliações)

Trata-se de um processo de acabamento gráfico que deve ser solicitado assim que for feito o pedido de material impresso na sua gráfica de confiança. A laminação pode ser feita em diversos tipos de papel, como: sulfite; duplex; tríplex; couché; glossy; entre outros.

Para que serve a laminação?

Funções da Laminação

Promover brilho ou demais efeitos no papel, como efeito fosco, aveludado, etc; Proteger mecanicamente e evitar o desgaste do impresso ocasionado pelo manuseio; Evitar o desbotamento que pode ser causado pelo ambiente após longos períodos.

O que é o processo de laminação?

A laminação é um processo fundamental na conformação de materiais metálicos, desempenhando um papel importante nas metalúrgicas. Essa técnica consiste em submeter o metal a um ou mais pares de rolos, visando reduzir e uniformizar sua espessura.

Quais são os principais tipos de laminação?

É pensando nisso que vamos explicar os detalhes dois de seus principais tipos: Laminação brilho e laminação fosca. Assim, você não fica para trás nas conversas com o profissional que contribui na produção do seu material.

Onde se aplica a laminação?

A laminação inicial do aço é feito em um laminador a quente, onde florações e placas são roladas para vários produtos laminados, como chapas, chapas, tiras, bobinas, tarugos, estruturas, trilhos, barras e barras. A laminação a frio de aço também é realizada para alguns produtos.

Plastificação x Laminação : Qual a diferença?

23 questões relacionadas encontradas

Para que serve laminar papel?

Laminar papéis fotográficos é uma excelente forma de proteger suas memórias mais preciosas, preservando a sua integridade por muito mais tempo. Utilizando uma plastificadora ou laminadora de papel, essa tarefa se torna ainda mais prática e eficaz. Com exceção das fotografias instantâneas (Ex. Polaroid, Instax, etc.).

Quais são as etapas do processo de laminação?

Etapas: A redução ou desbaste inicial dos lingotes em blocos, tarugos ou placas é realizada normalmente por laminação a quente. Depois dessa fase segue-se uma nova etapa de laminação a quente para transformar o produto em chapas grossas, tiras a quente, vergalhões, barras, tubos, trilhos ou perfis estruturais.

Quais as vantagens do processo de laminação?

Vantagens Laminado
  • Facilidade em algumas ligas para o processo de anodização.
  • Facilidade maior para dobras.
  • Facilidade de espessura finas como 1,00 – 2,00 – 3,00mm.

O que é laminar caderno?

Trata-se de um processo de acabamento gráfico que deve ser solicitado assim que for feito o pedido de material impresso na sua gráfica de confiança. A laminação pode ser feita em diversos tipos de papel, como: sulfite; duplex; tríplex; couché; glossy; entre outros.

Quais as forças aplicadas durante o processo de laminação?

a) Laminação

Neste processo o material é submetido a altas tensões compressivas, resultante da ação direta dois rolos, e a tensões cisalhantes superficiais, resultantes do atrito entre os rolos e o material.

Quais as vantagens e desvantagens de um processo de laminação?

Laminação a quente

Algumas vantagens desse processo são a alta maleabilidade obtida, o que permite variação da alteração da peça, e redução de espessura de uma área maior. Contudo, exige um acompanhamento rigoroso do tempo que o material é exposto ao calor e também da temperatura utilizada para evitar danos ao produto.

Quantos tipos de laminadores existem?

Os três principais tipos são os laminadores duo, trio e quádruo. O mais simples, é constituído por dois cilindros de eixo horizontais, colocados verticalmente um sobre o outro.

Que tipos de peças são inicialmente submetidos ao processo de laminação?

- LAMINAÇÃO: conjunto de processos em que se faz o material passar através da abertura entre cilindros que giram (tipo massa de pastel), reduzindo a seção transversal; os produtos podem ser placas, chapas, barras de diferentes seções, trilhos, perfis diversos, anéis e tubos.

O que é laminação de adesivo?

A laminação é um tipo de acabamento gráfico que reveste o adesivo impresso com uma camada de material plástico fino e transparente. A laminação torna o impresso mais durável e resistente, por conferir um aspecto tátil e visualmente agradável, além de poder ser aplicada em qualquer revestimento adesivo.

O que significa adesivo para laminação?

É um produto poliuretano bi componente indicado para laminação em peças de fibra, piscinas, náuticas e banheiras.

Por que se realiza a laminação a frio?

A laminação a frio aumenta a resistência e a dureza do aço e reduz sua ductilidade, ou seja, é menos flexível que a laminação a quente.

Qual a diferença de laminar e plastificar?

O processo de laminação aumenta a espessura e rigidez do material, deixando-o mais bonito e protegido. A diferença entre os dois processos é que a plastificação é aplicada sob calor e pressão, já a laminação utiliza adesivos junto ao calor e a pressão.

Qual material usar para laminar papel?

Um dos materiais mais comuns usados para a laminação a frio é o popular “papel contact“. Trata-se de uma película autoadesiva disponível em diversas cores e texturas, perfeito para a criação de acabamentos foscos, brilhantes ou estampados.

Porque laminar?

Aumentar o brilho de materiais que já possuem um certo brilho, como o papel couché. Fornecer uma proteção mecânica e evitar o desgaste da impressão causado por “esfregamento” ou manuseio – pastas, agendas e cadernos quase sempre são laminadas com esta finalidade.

Como são feitos os Perfis Laminados?

OS PERFIS LAMINADOS são feitos a partir da laminação a quente de tarugos suas dimensões são padronizadas e limitadas uma das vantagens do perfil laminado é que ele pode ser adquirido pronto para aplicação.

Quando surgiu a laminação?

A laminação de aços de alta capacidade de estampabilidade na COSIPA iniciou-se na década de 1990, sendo motivada pelas solicitações das montadoras automobilísticas situadas na Grande São Paulo.

Qual a tensão que predomina sobre o material no processo de laminação?

2) Qual a tensão que predomina sobre o material no processo de laminação? A tensão predominante, que conduz o processo é a tensão de compressão.

O que é laminação com BOPP?

Um desses acabamentos é a laminação BOPP (sigla de polipropileno biorientado), que é um filme plástico e resistente aplicado geralmente em capas de livros, catálogos e revistas, embalagens e rótulos. Processo feito a quente, a laminação BOPP pode ser fosca ou brilhante.

Como se classifica os laminadores?

Segundo Filho et al., (2011), os laminadores são classificados de acordo com o número e arranjo de cilindros e os três principais tipos são os laminadores duo, trio e quádruo.

Artigo anterior
O que não se pode fazer antes do exame de próstata?
Artigo seguinte
Como calibrar bateria com código?