Qual é o reino da esponja?

Perguntado por: Fabiana Soraia Magalhães Ribeiro  |  Última atualização: 28. Januar 2025
Pontuação: 4.7/5 (11 avaliações)

Animalia, Animal ou Metazoa é um reino biológico composto por seres vivos pluricelulares, eucariontes, heterotróficos, cujas células formam tecidos biológicos, com capacidade de responder ao ambiente que os envolve ou, por outras palavras, pelos animais.

Qual é o reino da esponja do mar?

Porifera (do latim porus, poro + ferre, possuir) é um filo do reino Animalia, onde se enquadram os animais conhecidos como esponjas.

Qual é o grupo da esponja?

Poríferos (Filo Porifera) são animais que vivem no ambiente aquático e que se destacam pela simplicidade de seu corpo, rico em poros. Esses animais, também chamados popularmente de esponjas, não possuem tecidos verdadeiros e, portanto, também não possuem órgãos e sistemas.

Qual classe e a esponja?

Geralmente as esponjas são divididas em três classes: Calcarea, Demospongiae e Hexactinellida. As esponjas calcárias possuem espículas de carbonato de cálcio que não podem ser diferenciadas em mega e microescleras. São exclusivamente marinhas e apresentam espécies asconóides, siconóides e leuconóides.

Qual é a classificação dos poríferos?

Podemos classificar os poríferos em três classes principiais: Calcarea, Desmospongiae e Hexactinellidae.

PORÍFEROS - REINO ANIMALIA - ZOOLOGIA - Aula | Biologia com Samuel Cunha

45 questões relacionadas encontradas

Quais animais são poríferos?

Os poríferos, também conhecidos como esponjas, são animais invertebrados com o corpo bastante simples e repleto de poros. Vivem fixos no substrato e a maioria é marinha. As esponjas são animais invertebrados que vivem fixados no substrato.

Quais são os animais poríferos?

Os poríferos, também conhecidos como esponjas, são um grupo de animais multicelulares que existem há cerca de 600 milhões de anos. Eles são encontrados em vários ambientes marinhos, desde a superfície até grandes profundidades.

Qual é a estrutura das esponjas?

PINACÓCITOS - células achatadas que revestem a parede externa das esponjas como uma espécie de epiderme. COANÓCITOS - células flageladas. ESPONGIOBLASTOS - originam as fibras de espongina (formada por colágeno). MIÓCITOS – formam esfincteres ao redor dos poros e do ósculo (movimento não visível, extremamente lento).

Quais são as características das esponjas?

Esponjas são animais aquáticos multicelulares que fazem parte do filo dos poríferos (Porifera). Há mais de 8 mil espécies descritas que vivem nos mares e na água doce. Esses animais não possuem sistema nervoso e musculatura e também não se movimentam.

Por que as esponjas recebem o nome de poríferos?

Por que o filo das esponjas é chamado de porífero​

O termo "porífero" vem do latim "porus", que significa "poro", abertura. O filo das esponjas tem esse nome pois seu corpo é recoberto de poros.

O que são os cnidários?

Um cnidócito caracteriza-se por ser uma célula redonda ou ovoide e possuir organelas chamadas de cnidas, que têm formato de cápsula. Os nematocistos são o tipo mais comum de cnidas. São uma cápsula que contém um filamento enrolado, que é disparado quando estimulado quimica ou mecanicamente.

Qual é a função dos poríferos?

Os poríferos podem formar brotos, que se desprendem do corpo genitor, se fixam ao território e originam novas esponjas – essa é a reprodução assexuada por brotamento. Em outros casos, esses seres formam gêmulas, que são estruturas indiferenciadas e protegidas contra condições desfavoráveis do ambiente.

Qual a família da esponja do mar?

Os espongiários – ou poríferos – são animais encontrados em quase todos os ambientes aquáticos, desde regiões polares a regiões tropicais.

O que é um animal Sessil?

Esses animais sésseis não apresentam a capacidade de locomover-se, e podem viver sozinhos ou em colônias. Eles também são importantes para a vida marítima com qualidade. Não contam com tecidos, órgãos ou sistemas, e alguns de seus processos fisiológicos são relativamente simples.

Qual grupo de invertebrados pertence a esponja do mar?

Poríferos: são conhecidos também como esponjas e destacam-se por possuírem um corpo rico em poros. Os poríferos são animais sésseis quando adultos e alimentam-se por meio de filtração (retiram partícula de alimentos da água quando esta passa pelo seu corpo).

Como as esponjas se defendem?

Imagine o quão difícil é se defender sem se locomover. Por isso, há um tipo de esponja que desenvolveu um escudo químico. Conhecida pelo engraçado nome de “crambe crambe”, ela cria um grande “círculo químico” para afastar predadores.

Como vivem as esponjas do mar?

As esponjas marinhas são animais multicelulares que fazem parte do filo dos poríferos. Elas não possuem sistema nervoso e musculatura e também não se movimentam. Além disso, as esponjas são essenciais para o equilíbrio de ecossistemas marinhos, como os recifes de corais.

Como nascem as esponjas do mar?

Reprodução assexuada

Brotamento: o broto formado por amebócitos aparece no corpo da esponja, podendo sair e originar outro indivíduo ou permanecer preso, originando colônias. Fragmentação: fragmentos de uma esponja, por menores que sejam, podem originar novas esponjas, devido ao seu alto poder de regeneração.

Por que as esponjas são animais?

Ser Pluricelular e heterotrófico por digestão. Como as esponjas são seres pluricelulares e obtém alimento por digestão são consideradas animais, apesar de não apresentarem mobilidade e apresentarem sistemas bem rudimentares.

Por que a esponja tem dois lados?

A maioria das esponjas encontradas no mercado possuem dois lados diferentes: o lado verde e o lado amarelo. E esses dois lados não existem por acaso: cada um deles possui uma finalidade específica para tornar a sua limpeza mais eficiente. O lado verde, por exemplo, é uma fibra abrasiva.

Como é a respiração das esponjas?

As esponjas respiram por meio da filtração, quando a água passa pelos micro poros é feita a oxigenação das células da esponja. A excreção se dá por meio da difusão, igual a sua respiração.

Qual a importância das esponjas para o meio ambiente?

Os poríferos possuem grande importância ecológica – fazem simbiose com organismo fotossintéticos (zooxantelas – matriz amarelada ou cianobactérias – matriz verde, violeta, marrom), vivem em águas rasas e claras, aumento na taxa metabólica entre 33% e 80%. Abriga grande comunidade de organismos aquáticos.

Quais são os tipos de células encontradas nas esponjas?

As principais células dos poríferos são os coanócitos, os pinacócitos e os amebócitos. Os coanócitos são responsáveis por captar os alimentados levados até o porífero por meio da água, além de digeri-los. Os pinacócitos possuem o formato achatado e revestem a parede externa do porífero.

Qual o tipo de simetria dos poríferos?

Apresentam simetria radial ou não apresentam qualquer tipo de simetria. O corpo apresenta muitos poros, canais e câmaras onde circula a água. Parte ou toda a superfície interna é revestida por coanócitos (células de colarinho flageladas). A digestão é intracelular.

Artigo anterior
Qual a idade ideal para fazer colonoscopia?
Artigo seguinte
Quais os cuidados com a extensão de cílios?