O que é o CFOP 5949?

Perguntado por: Hugo Tiago de Gonçalves  |  Última atualização: 28. Februar 2022
Pontuação: 4.1/5 (3 avaliações)

CFOP 5949 Outra saída de mercadoria ou prestação de serviço não especificado. 5949 - Outra saída de mercadoria ou prestação de serviço não especificado Classificam-se neste código as outras saídas de mercadorias ou prestações de serviços que não tenham sido especificados nos códigos anteriores.

O que é CFOP 5949?

O caso do CFOP 5949 (Outra saída de mercadoria ou prestação de serviços não especificada) é aplicado também nas operações de remessa ou retorno e locação de bens, mais especificamente uma emissão distinta das demais, já que em sua configuração não é necessário colocar nenhum tipo de tributação.

Qual CFOP usar para entrada 5949?

Regra Tributaria - CFOP 5949 - Remessa ou retorno de locação de bens. O CFOP nestes casos é o mesmo utilizado para “Outra saída de mercadoria ou prestação de serviço não especificado"afinal, trata-se de uma operação sem incidência dos impostos, desde que condicionada ao retorno do bem ao estabelecimento de origem.

O que é CFOP e como funciona?

CFOP é a abreviação de Código Fiscal de Operações e Prestações. Esse código identifica uma determinada operação por categorias no momento da emissão da nota fiscal. ... Os diferentes tipos de CFOP separam as notas fiscais por tipo (nota de entrada ou saída), por região e por natureza da operação.

Qual o CFOP de remessa em garantia?

REMESSA EM GARANTIA CFOP 5949/6949 RICMS/PR.

CFOP 5949 - Como e quando utilizar

17 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre CFOP 5949 e 6949?

bom o CFOP 5949 é para vendas/prestação de serviços que não se enquadra nos outros cfop que vc esta prestando dentro do estado; e o 6949 é para vendas e prestação de serviços que nao se enquadra nos outros cfop so que para fora do estado.

Como funciona a operação de remessa em garantia?

A remessa em garantia é uma operação que o remetente ou fabricante da mercadoria substitui ou conserta a mercadoria se esta apresentar defeito. Na operação de troca ou garantia o estabelecimento deverá emitir nota fiscal com os valores correspondentes a nota fiscal de compra destacando os impostos ICMS e IPI.

Como saber o CFOP correto?

Visto que é uma operação de Entrada, o CFOP que você deverá indicar deve começar com 1 ou 2. Exemplo: Seu fornecedor lhe fez uma venda, indicando o CFOP 5.102 na nota fiscal. Ao realizar a Entrada, você provavelmente indicará o CFOP 1.102.

Como saber o CFOP correto de um produto?

Há uma lógica no posicionamento de cada número na sequência:
  1. primeiro dígito: evidencia se o produto ou a atividade é de entrada ou de saída.
  2. segundo dígito: mostra qual é o grupo ou a operação referida no documento fiscal.
  3. terceiro e quarto dígitos: especifica o tipo de prestação ou de operação.

Qual a melhor forma de se aplicar o CFOP?

Ou seja, as mercadorias ou serviços estão 'entrando' ou 'saindo'? Isso é que irá determinar como o CFOP a ser usado irá iniciar. E lembre-se, o número inicial '1', '2', '3', '5', '6' ou '7' deve ser conforme este critério. Os outros três dígitos do CFOP vão identificar a operação que estará envolvida.

O que é o CFOP 6152?

CFOP 6152 Transferência de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros.

Quando utilizar o CFOP 5925?

CFOP 5925 Retorno de mercadoria recebida para industrialização por conta e ordem do adquirente da mercadoria, quando aquela não transitar pelo estabelecimento do adquirente
  1. 5000 - SAÍDAS OU PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS PARA O ESTADO.
  2. 5900 - OUTRAS SAÍDAS DE MERCADORIAS OU PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS.

Para que serve CFOP 5202?

CFOP 5202: deve ser usado para devolução de compra para comercialização de mercadorias, cujas entradas tenham sido identificadas como compra para comercialização (isto é, o 1102); ... CFOP 6949: serve para saída de mercadoria ou prestação de serviço não especificado para fora do Estado.

Quando é usado o CFOP 5949?

5949 - Outra saída de mercadoria ou prestação de serviço não especificado Classificam-se neste código as outras saídas de mercadorias ou prestações de serviços que não tenham sido especificados nos códigos anteriores.

O que é CFOP 5908?

CFOP: Quanto ao uso temos algumas considerações a fazer: no CFOP 5908 (Remessa de bem por conta de contrato de comodato) é considerado as remessas de bens para o cumprimento de contrato de comodato. Logo, havendo contrato de comodato, o código pertinente será 5.908/6.908.

Qual o CFOP para nota fiscal de simples remessa?

Nota fiscal de simples remessa

Deve-se usar o CFOP (5.949 operações interestaduais e 6.949 para interestaduais).

Quando devo usar o CFOP 1102?

1102 - Compra para comercialização Classificam-se neste código as compras de mercadorias a serem comercializadas. Também serão classificadas neste código as entradas de mercadorias em estabelecimento comercial de cooperativa recebidas de seus cooperados ou de estabelecimento de outra cooperativa.

Qual a diferença entre CFOP 5401 e 5101?

Classificam-se neste código as vendas de produtos industrializados no estabelecimento. No caso do Magno, quando a empresa vende para consumidor final, não há a substituição tributária, logo o CFOP indicado é o 5101. E então quando vender para revenda, sujeita-se à ST, logo o CFOP é o 5401.

O que é o CFOP 2201?

2201 – Devolução de venda de produção do estabelecimento. 2202 – Devolução de venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros. 2203 – Devolução de venda de produção do estabelecimento, destinada à Zona Franca de Manaus ou Áreas de Livre Comércio.

Como saber o CFOP pelo NCM?

Dito isso, entenda que não há nenhum tipo de tabela que mostre com certeza como saber o CFOP de um produto pelo NCM, pois varia de caso a caso. No entanto, você pode acessar a lista de CFOP's disponível na SEFAZ.

Qual a diferença entre CFOP 1102 e 2102?

1102 é o CFOP usado para nota de compras de mercadoria DENTRO do seu estado. 2102 é o CFOP usado para nota de compras de mercadoria FORA do seu estado. 5102 é o CFOP usado para nota de vendas de mercadoria DENTRO do seu estado. 6102 é o CFOP usado para nota de vendas de mercadoria FORA do seu estado.

Como fazer nota de remessa para garantia?

1 - Deverá ser emitida uma nota fiscal descrevendo todos os itens; 2 - A natureza de operação (CFOP) da nota fiscal deverá ser “REMESSA EM GARANTIA” ou “REMESSA PARA TROCA EM VIRTUDE DE GARANTIA”; 3 - O CFOP deverá ser: 5.915 (dentro do Estado) ou 6.915 (fora do Estado); 4 - Os impostos ICMS e IPI devem ser destacados ...

Qual a diferença entre remessa para conserto e remessa em garantia?

A nota fiscal de remessa para conserto deve ser emitida quando um produto vai ser enviado para reparar as falhas. Já a nota de remessa em garantia é quando uma mercadoria será substituída por outra de valor equivalente ou superior a que foi comprada.

Quando usar o CFOP 6949?

6949 - Outra saída de mercadoria ou prestação de serviço não especificado Classificam-se neste código as outras saídas de mercadorias ou prestações de serviços que não tenham sido especificados nos códigos anteriores.

Artigo anterior
O que são situações de crise?
Artigo seguinte
Quando ocorre o vestibular da PUC Rio?