O que é o CFOP 5917?

Perguntado por: Francisca Bárbara Borges de Freitas  |  Última atualização: 5. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (39 avaliações)

CFOP 5917 Remessa de mercadoria em consignação mercantil ou industrial. 5917 - Remessa de mercadoria em consignação mercantil ou industrial Classificam-se neste código as remessas de mercadorias a título de consignação mercantil ou industrial.

O que é CFOP 6918?

CFOP 6918 Devolução de mercadoria recebida em consignação mercantil ou industrial. 6918 - Devolução de mercadoria recebida em consignação mercantil ou industrial Classificam-se neste código as devoluções de mercadorias recebidas anteriormente a título de consignação mercantil ou industrial.

Como funciona nota de consignação?

Ocorrendo a venda efetiva da mercadoria para o consignatário, o consignante emitirá uma Nota Fiscal de Venda por Consignação. Será aberta a tela de preenchimento da sua Nota Fiscal de Venda Consignada. Obs.: Lembrando que as notas do tipo "Venda Consignada" geram apenas movimentação financeira sem alteração no estoque.

O que é CFOP 5917?

Quando você for emitir a nota para seu cliente, você deverá utilizar o CFOP 5917 (para venda dentro do estado de origem) ou 6917 (para venda para fora do seu estado de origem) Natureza da operação: REMESSA EM CONSIGNAÇÃO.

Qual o CFOP de entrada para 5908?

Remessa de produto por conta de contrato de comodato (CFOPs 5908 / 6908) Remessa de produto para conserto ou reparo (CFOPs 5915 / 6915)

O que é CFOP? Entenda de forma SIMPLES!

21 questões relacionadas encontradas

O que é o CFOP 5924?

CFOP 5924 Remessa para industrialização por conta e ordem do adquirente da mercadoria, quando esta não transitar pelo estabelecimento do adquirente.

Quando utilizar o CFOP 5917?

CFOP 5917 Remessa de mercadoria em consignação mercantil ou industrial. 5917 - Remessa de mercadoria em consignação mercantil ou industrial Classificam-se neste código as remessas de mercadorias a título de consignação mercantil ou industrial.

O que é CFOP 5908?

CFOP: Quanto ao uso temos algumas considerações a fazer: no CFOP 5908 (Remessa de bem por conta de contrato de comodato) é considerado as remessas de bens para o cumprimento de contrato de comodato. Logo, havendo contrato de comodato, o código pertinente será 5.908/6.908.

Qual o CFOP de devolução de mercadoria em consignação?

CFOP 5918 Devolução de mercadoria recebida em consignação mercantil ou industrial. 5918 - Devolução de mercadoria recebida em consignação mercantil ou industrial Classificam-se neste código as devoluções de mercadorias recebidas anteriormente a título de consignação mercantil ou industrial.

Como fazer uma Nota Fiscal de consignação?

I - o consignante emitirá nota fiscal contendo, além dos demais requisitos exigidos, o seguinte: a) natureza da operação: "Remessa em consignação"; b) destaque do ICMS e do IPI, quando devidos. II - o consignatário lançará a nota fiscal no Livro Registro de Entradas, creditando-se do valor do imposto, quando permitido.

Como funciona o sistema de venda por consignação?

A consignação funciona como um contrato estimatório, em que o produtor faz um contrato com o vendedor, comprometendo-se a deixar seus produtos para que fiquem acessíveis ao consumidor final. ... Assim, fica a cargo do vendedor elaborar o plano de marketing para a venda dos produtos, além de anunciá-los aos clientes.

Qual o procedimento para venda por consignação?

Para realizar o depósito em consignação, o consumidor deve seguir as instruções a seguir: Deposite a quantia que considera devida (se estiver em atraso, deve haver acréscimo de multas e juros legais), em estabelecimento bancário oficial (Caixa Econômica Estadual, Federal, ou Banco do Brasil).

Qual CFOP de entrada para 6918?

CFOP › 6000 - Saídas ou prestações de serviços para outros Estados › 6900 - Outras saídas de mercadorias ou prestações de serviços › 6918 - Devolução de mercadoria recebida em consignação mercantil ou industrial.

O que é o CFOP 5405?

CFOP 5405 Venda de mercadoria, adquirida ou recebida de terceiros, sujeita ao regime de substituição tributária, na condição de contribuinte-substituído.

Quando é utilizado o CFOP 6108?

6108 - Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros, destinada a não contribuinte Classificam-se neste código as vendas de mercadorias adquiridas ou recebidas de terceiros para industrialização ou comercialização, que não tenham sido objeto de qualquer processo industrial no estabelecimento, destinadas a não ...

Qual o CFOP para remessa de locação?

Desta forma, desde 1º de março de 2020, o CFOP que deve ser utilizado nas operações de remessas e/ou retornos de locação de bens, não é mais o 5.949/6.949 e sim o CFOP 5.908/6.908.

Qual o CFOP para locação de equipamentos?

A saída dos equipamentos é feita com a emissão de Nota Fiscal em nome do locatário, indicando, como natureza da operação, a expressão “Remessa em locação”, sob o CFOP 5.908/6.908 (remessa de bem por conta e ordem de contrato de comodato) e sem incidência do ICMS.

Qual o CFOP para remessa de empréstimo?

As Remessas para Empréstimo de bens do ativo imobilizado também estão contempladas pela Não-incidência do ICMS. CFOP : 5.949 (Operações Internas). 6949 (Operações Interestaduais).

Qual o prazo para retorno de mercadoria em consignação?

CONCEITO DE CONSIGNAÇÃO MERCANTIL

Importante que se frise que a legislação fiscal não estabelece um prazo máximo para o retorno ou efetivação da operação, nos contratos de consignação mercantil.

Quando utilizar CFOP 5904?

5904 - Remessa para venda fora do estabelecimento Classificam-se neste código as remessas de mercadorias para venda fora do estabelecimento, inclusive por meio de veículos.

O que é devolução de consignação?

Objetivando diversificar suas vendas, muitas empresas vêm utilizando-se da operação denominada consignação mercantil. ... Caso a operação de venda não se realize, o consignatário poderá devolver a mercadoria ao consignante sem pagar ou receber qualquer vantagem.

O que significa CFOP 5120?

CFOP 5120 ou 6120 – Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros entregue ao destinatário pelo vendedor remetente, em venda à ordem.

Qual CST para o CFOP 5924?

CFOP: 5924 (Dentro do Estado) ou 6924 (Fora do Estado). Situação Tributária: 41 – Não Tributada.

Qual CST para CFOP 6924?

Primeiramente, lançaremos o CRT = 3 – Regime Normal, tendo como CFOP 6.924, levaremos em consideração a Origem da Mercadoria, que no nosso Ex. = 0 “Nacional”, teremos o CST ICMS=50 (Suspensão), CST IPI=55 (Saída com suspensão), e CST do PIS/COFINS=08 (Operação sem incidência da Contribuição).

Artigo anterior
Quanto custa pular de paraquedas RS?
Artigo seguinte
Quantas placas preciso para gerar 500 kWh?