O que é o bloco P do SPED Contribuições?

Perguntado por: Guilherme Assunção Pinheiro  |  Última atualização: 18. September 2024
Pontuação: 4.1/5 (66 avaliações)

Bloco P: Complemento das informações de obrigatoriedade de escrituração da CPRB na EFD-Reinf e na EFD-Contribuições.

O que é o bloco P?

Bloco P - Lucro Presumido. O lucro presumido é uma forma de tributação simplificada para determinação da base de cálculo do imposto de renda e da CSLL das pessoas jurídicas que não estiverem obrigadas, no ano-calendário, à apuração do lucro real.

Quais são os registros da Efd-contribuições?

Abaixo estão listados os blocos da EFD-Contribuições em sua ordem de registro: Bloco 0 — Abertura, Identificação e Referências. Bloco A — Documentos Fiscais - Serviços (ISS) Bloco C — Documentos Fiscais I – Mercadorias (ICMS/IPI)

O que é o registro F100 SPED Contribuições?

O bloco F100 refere-se a registros de receitas ou despesas não contempladas pelos demais blocos que possuem um documento fiscal eletrônico, tais como recibo, contrato, nota fiscal de serviço.

O que é PVA Sped contribuições?

O Programa Validador e Assinador (PVA) da EFD-Contribuições valida apenas a importação de um arquivo único, por empresa, contendo os dados de receitas, custos, despesas e aquisições com direito a crédito, estruturados por estabelecimentos, no arquivo único.

Como gerar o bloco P do Sped Contribuições (rotina FISA001)

33 questões relacionadas encontradas

Como habilitar o bloco P no SPED Contribuições?

1 - Acesse o menu Controle > Parâmetros; 2 - Na guia Personaliza > Informativos Federais > SPED, selecione a opção '[x] Gerar as contribuições do INSS sobre a Receita Bruta - Bloco P'; 3 - Clique no botão [Gravar] para concluir.

Como informar crédito de PIS e COFINS no SPED Contribuições?

Como lançar o crédito de PIS e COFINS no sistema?
  1. Acesse a aba Federal - Sped Contribuições - Crédito de PIS e COFINS;
  2. Informe a Empresa e Período que está gerando o Sped e clique em "Novo";
  3. Na tela a seguir no campo de Período da Apuração, informe o MÊS ANTERIOR, nesse caso 05/2019;

O que é registro M100?

Os Registros M100 e M500 tem objetivo de informar a consolidação do crédito de PIS e do crédito de COFINS, respectivamente, apurada no período. São gerados para os seguintes CST: 50, 51, 52, 53, 54, 55, 56, 60, 61, 62, 63, 64 e 66.

O que é o registro 0900 do SPED Contribuições?

Conforme consta no guia prático, o registro 0900 é de escrituração obrigatória sempre que o arquivo original da EFD-Contribuições for transmitido após o prazo regular de entrega (após o 10º dia útil do 2º mês subsequente ao período de apuração a que se refere a escrituração).

O que é o registro 0500 no SPED Contribuições?

O Sped Registro 0500 Plano de Contas Contábeis é obrigatório para as empresas que apuram a Contribuição do PIS/Pasep e Cofins no regime não cumulativo (empresas que apuram o IR no Lucro Real).

Qual a diferença entre EFD e Efd-contribuições?

Em resumo, o EFD ICMS é direcionado para a escrituração do ICMS e IPI, enquanto o EFD Contribuições é voltado para a escrituração do PIS e da COFINS. Cada obrigação tem suas particularidades e exigências específicas de acordo com a legislação tributária aplicável.

Qual documento não é necessário escriturar Na EFD Contribuições?

Os documentos fiscais representativos de transferência de mercadorias e produtos entre estabelecimentos da pessoa jurídica, bem como outras operações que não se caracterizam transações comerciais (geradores de receitas) não precisam ser escriturados.

Qual o valor da multa Efd-contribuições zerada?

Multa equivalente a 0,02% (dois centésimos por cento) por dia de atraso, calculada sobre a receita bruta da pessoa jurídica no período a que se refere a escrituração, limitada a 1% (um por cento) dessa, aos que não cumprirem o prazo estabelecido para apresentação dos registros e respectivos arquivos.

O que é o bloco C?

BLOCO C: DOCUMENTOS FISCAIS DO ICMS E DO IPI - MERCADORIAS. Este bloco apresenta informações oriundas dos movimentos completos de notas fiscais de entrada, saída, redução Z e guias de recolhimento conforme as espécies dos documentos.

O que é o Bloco 0?

BLOCO 0: ABERTURA, IDENTIFICAÇÃO E REFERÊNCIAS. Este bloco possui as informações referentes aos cadastros envolvidos no arquivo, neste bloco utilizam-se as informações de filiais, clientes, fornecedores, operadoras de cartões, unidades de medidas, produtos, serviços, bens, transações e mensagens das notas fiscais.

Quais são os elementos do Bloco S?

O bloco s é formado pelas duas colunas esquerdas da Tabela Periódica (grupos 1 e 2). Os elementos desse bloco possuem seus elétrons de valência na subcamada s da camada de energia mais externa. Como a subcamada s pode acomodar apenas dois elétrons, o bloco s compreende apenas dois grupos.

Onde fica o registro 0500 SPED Contribuições?

Após toda essa configuração, basta ter movimentação de compra e venda com o produto elencado na lei de desoneração ou de serviço, que o sistema gerará o registro 0500 no arquivo SPED. Para isso, basta acessar: Aba Federal > SPED contribuições > SPED Contribuições.

Precisa enviar a EFD Contribuições zerada?

Portanto, a empresa sem movimentação nessas contribuições precisa cumprir essa obrigação? Sim, mesmo que não tenha havido movimentação nas contribuições para o PIS/Pasep e a Cofins, a empresa deve entregar a EFD Contribuições sem movimento.

Precisa enviar SPED Contribuições sem movimento?

Assim, conforme a Instrução Normativa RFB nº 2043, de 12/08/2021, não deve ser enviado informação denominada “Sem Movimento”, nem qualquer informação, enquanto persistir essa situação.

O que é o registro M210?

O que é o bloco M210:

Será gerado um Registro M210 para cada situação geradora contribuição social, especificada na Tabela “4.3.5 – Código de Contribuição Social Apurada”, recuperando os valores referentes às diversas bases de cálculo escriturados nos registros dos Blocos “A”, “C”, “D” e “F”.

O que é o registro M200?

Registro M200 - Consolidação da Contribuição para o PIS/PASEP do período.

O que é o registro A170?

O que é o bloco A170:

No Registro A170 serão informados os itens constantes nas Notas Fiscais de Serviços ou documento internacional equivalente (no caso de importações), especificando o tratamento tributável (CST) aplicável a item.

Onde fica o registro 02.00 no SPED Contribuições?

O registro se encontra no bloco 0 especificamente nas Tabelas do Contribuinte. Ao acessar o 0200, o usuário poderá verificar dados dos itens como: Código do Produto, descrição do produto, unidade de medida, tipo do item e afins.

Onde lançar a receita financeira no SPED Contribuições?

Para declarar as receitas financeiras no EFD Contribuição é necessário o preenchimento da tela F660ODC - Controladoria / Gestão de Tributos / Escrituração / Lançamentos / Outros Documentos.

Artigo anterior
Como matar a sarna do colchão?
Artigo seguinte
Qual é a importância do pensamento?