São causas excludentes de ilicitude a legítima defesa?

Perguntado por: Martim Castro de Pinto  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (27 avaliações)

A legitima defesa é causa de exclusão de ilicitude que consiste em repelir injusta agressão, atual ou iminente, a direito próprio ou alheio, usando moderadamente dos meios necessários. Não há, aqui, uma situação de perigo pondo em conflito dois ou mais bens, na qual um deles deverá ser sacrificado.

E causa de exclusão de ilicitude a legítima defesa?

A legítima defesa é considerada a causa de excludente de ilicitude mais conhecida e notória do ordenamento jurídico. Quem agir em legítima defesa não estará cometendo crime nenhum, portanto, não há pena.

Quais são as causas excludentes de ilicitude?

Embora haja outra parte que defender que existem causas supra legais que também são capazes de excluir a ilicitude da conduta. São quatro as causas legais, quais sejam: a) legítima defesa; b) estado de necessidade; c) estrito cumprimento do dever legal e d) o exercício regular de direito.

O que exclui a legítima defesa?

De acordo com o Código Penal, a legítima defesa é um excludente de ilicitude, ou seja, quem age em legítima defesa não comete um crime, por isso, não há pena. A exclusão da ilicitude ocorre devido a uma agressão injusta ao bem jurídico próprio ou alheio.

São causas excludentes da ilicitude segundo o Código Penal?

O Código Penal Brasileiro, em seu artigo 23, enumera que são causas excludentes de ilicitude: Estado de necessidade. Legítima defesa. Estrito cumprimento de dever legal ou no exercício regular de direito.

Direito Penal - Art 23, III, CP - Causa de Exclusão da Ilicitude

28 questões relacionadas encontradas

Quais são as excludentes de ilicitude previstas no Código Penal?

Então o que são excludentes de ilicitude?
  • Estado de necessidade. Art. ...
  • Legítima defesa. Art. ...
  • Estrito cumprimento legal de dever e exercício regular de direito. ...
  • O que estava proposto na Lei Anticrime? ...
  • Nova proposta do governo.

São excludentes de ilicitude previstas no Código Penal Brasileiro?

As excludentes de ilicitude estão previstas no artigo 23 do Código Penal brasileiro. São elas: o estado de necessidade, a legítima defesa, o estrito cumprimento do dever legal e o exercício regular de direito.

Quando deixa de ser legítima defesa?

Para que haja configuração da excludente de ilicitude da legítima defesa, é necessário que o agente tenha agido para repelir injusta agressão, atual ou iminente, que não se confunde com agressão futura, sendo que a aquisição de arma de fogo para fins de prevenção de eventual crime não configura a referida excludente.

O que acontece com uma pessoa que agride a outra?

A pena será de regime semiaberto ou aberto, variando de 02 a 08 anos de prisão. Lesão corporal seguida de morte: ocorre quando a agressão é desferida sem intuito de matar, mas acaba resultando no óbito da vítima. É o caso mais grave que pode existir, com pena de prisão em regime semiaberto ou aberto de 04 a 12 anos.

O que acontece se houver excesso de legítima defesa?

Diferentemente da conduta ilícita normal, no excesso de legítima defesa o ofendido sofre uma agressão injusta voluntária de outrem, e por este motivo se defende. No excesso dito como culposo se diz que o ofendido não observou o dever objetivo de cuidado, por isso agiu imprudentemente.

Quais são os tipos de excludentes?

São elas: legítima defesa, estado de necessidade, estrito cumprimento do dever legal e exercício regular de direito. Assim, embora a conduta seja formalmente típica, essas excludentes garantem uma justificativa capaz de remover o aspecto ilícito da ação.

São causas excludentes de ilicitude a prescrição e o estado de necessidade?

São causas excludentes de ilicitude a legítima defesa, o estado de necessidade e a inimputabilidade por doença mental. D A embriaguez fortuita completa não exclui a culpabilidade do agente. A conduta motivada pela emoção ou pela paixão interfere na imputabilidade penal.

Quais são as excludentes de ilicitude e culpabilidade?

A legítima defesa, o estado de necessidade, o estrito cumprimento do dever legal e o exercício regular de direito consistem em causa excludentes da ilicitude. A coação moral irresistível e a obediência hierárquica são causas excludentes da culpabilidade.

Quais são as causas de extinção da punibilidade?

São elas: a morte do agente, a anistia, graça ou indulto, a abolitio criminis, a prescrição, a decadência ou a perempção, a renúncia ao direito de queixa ou o perdão aceito, a retratação do agente e o perdão judicial.

É possível legítima defesa contra o excesso de legítima defesa?

(...) Estará excluída a legitimidade da defesa quando não estiverem presentes todos os requisitos previstos em lei. Assim, exigindo a lei o uso dos meios necessários e a moderação, não se configura a legítima defesa se houver excesso doloso ou culposo. ... Excesso doloso.

São causas que excluem exigibilidade de conduta diversa e conforme o direito?

As causas supralegais [23] de exclusão de culpabilidade, por inexigibilidade de conduta diversa, podem ser classificadas em: (a) provocação da legítima defesa; (b) cláusula de consciência; (c) a desobediência civil; (d) o conflito de deveres.

Qual é a pena por agressão física?

Art. 129. Ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem: Pena - detenção, de três meses a um ano.

Quanto tempo leva um processo de lesão corporal?

No caso da lesão em violência doméstica, estes prazos são de 08 anos. Para a violência grave e a violência gravíssima, os prazos são de 12 anos. Para a lesão corporal seguida de morte o prazo é de 16 anos.

Quanto tempo de cadeia pega por agressão?

O PL 485/2021 amplia a pena mínima dos atuais três meses para dois anos de reclusão, enquanto a penalidade máxima passa de três para seis anos de prisão. A proposta foi apresentada pelo senador Fernando Bezerra (MDB-PE) e altera o Código Penal (Decreto-Lei 2.848, de 1940).

Quantos tiros se caracteriza legítima defesa?

Também cabe frisar o fato de que não existe número mínimo ou máximo de disparos para que se caracterize a Legítima Defesa.

Quando a defesa pessoal é considerada agressão?

Assim, qualquer ato ameaçador direcionado a uma pessoa, que atente contra o direito dela ou de outros indivíduos, é considerado uma injusta agressão. No entanto, para ser caracterizada como legítima defesa a injusta agressão precisa estar acontecendo no momento da intervenção ou em um período breve.

É imprescindível para que se caracterize a legítima defesa?

Para que exista legítima defesa, é imprescindível que a agressão esteja acontecendo ou muito próximo de acontecer. Bem jurídico próprio ou de terceiro: a legítima defesa pode ter como objetivo a defesa de direito próprio ou de terceiro, contanto que esse direito seja protegido pelo ordenamento jurídico.

Quais são as quatro excludentes legais de ilicitude?

Causas de exclusão da ilicitude
  • Estado de necessidade.
  • Legítima defesa.
  • Estrito cumprimento de dever legal.
  • Exercício regular de direito.
  • Excesso.

O que diz o artigo 23?

Conforme esse artigo, "não há crime quando o agente pratica o fato: em estado de necessidade; em legítima defesa; em estrito cumprimento de dever legal ou no exercício regular de direito". O parágrafo único diz: "O agente, em qualquer das hipóteses deste artigo, responderá pelo excesso doloso ou culposo."

O que diz o artigo 25 do Código Penal?

Art. 25 — Entende-se em legítima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessários, repele injusta agressão, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem.

Artigo anterior
Como Yennefer recupera poder?
Artigo seguinte
Quem é a filha da Big Mom?