Quais são os tipos de jurisdição?

Perguntado por: Martim Frederico Paiva de Matias  |  Última atualização: 1. April 2025
Pontuação: 4.1/5 (51 avaliações)

Jurisdição contenciosa: ocorre o litígio, a lide estará sempre presente. Jurisdição voluntária: não há litígio, as partes buscam o judiciário apenas para ratificar, homologar a vontade. Elas resolvem entre si. Inércia: a jurisdição é inerte, o estado/juiz não age de ofício, precisa ser provocado.

Quais os tipos de jurisdição existentes?

  • Jurisdição Penal: é atribuída ao juízes responsáveis pelo Direito material penal.
  • Jurisdição Civil: é atribuída aos juízes responsáveis pelo Direito material civil.
  • Jurisdição Especial: atribuída aos juízes responsáveis pelo direito no âmbito do trabalho, eleitoral e militar, em síntese, tratam de legislação especial.

Como pode ser classificada a jurisdição?

A classificação quanto à organização jurisdicional trata-se de divisão que decorre da matéria. Neste caso, a jurisdição poderá ser estadual, quando exercida pelos juízes estaduais (Justiça Comum); ou federal, se realizada por juízes federais (Justiça Federal).

Quais são as jurisdições especiais?

Já a jurisdição especial detém de peculiaridades que são disciplinadas por leis processuais próprias e julgadas por um ramo específico do judiciário, são a justiça eleitoral, justiça militar e justiça do trabalho.

O que é jurisdição no direito?

A função jurisdicional compete ao Poder Judiciário. A jurisdição como função "expressa o encargo que têm os órgãos estatais de promover a pacificação de conflitos interindividuais, mediante a realização do direito justo e através do processo" (Cintra, Grinover e Dinamarco).

O QUE É JURIDIÇÃO? Quais suas características? Conceito e Exemplos | Competência e Processo

39 questões relacionadas encontradas

O que é jurisdição exemplo?

É o poder conferido ao Estado-Juiz para solucionar o conflito de interesses entre as partes que estão envolvidas em uma relação jurídica processual (exemplo: os acidentes de trânsito, o não pagamento de pensão alimentícia ao filho, guarda compartilhada, separação litigiosa etc.,).

O que é jurisdição e quais são suas características?

A jurisdição é a realização do Direito por um terceiro imparcial em uma situação concreta. Trata-se de uma das funções do Estado. São características da jurisdição a substitutividade, a exclusividade, a imparcialidade, o monopólio do Estado, a inércia e a unidade.

O que é jurisdição civil e penal?

A jurisdição penal é composta de causas penais, de pretensões punitivas, sendo exercida pelos juízes estaduais comuns, pela justiça eleitoral, pela justiça militar estadual, pela justiça militar federal e pela justiça federal. A jurisdição civil, por sua vez, abrange todas as causas e pretensões não penais.

O que é a jurisdição contenciosa?

A jurisdição contenciosa lida com litígios ou controvérsias em que há disputa de interesses entre partes adversas, ou seja, situações em que as partes têm posições opostas e buscam a intervenção do Judiciário para resolver o conflito.

Qual a diferença entre jurisdição comum e especial?

Quando a jurisdição é responsável pela resposta estatal a conflitos que envolvam normas especiais a jurisdição será Especial; quando a jurisdição é responsável pela resposta estatal a conflitos que envolvam normas gerais a jurisdição será Comum.

Quais são os princípios fundamentais da jurisdição?

Em relação aos princípios inerentes à jurisdição, Walter de Almeida Guilherme identificou, além da inércia, a indeclinabilidade, a indelegabilidade, a improrrogabilidade e o princípio do juiz natural.

Qual é a diferença entre jurisdição e competência?

Todo juiz tem jurisdição, entretanto, só pode exercitá-la em determinadas matérias e em determinados espaços, segundo sua competência, que é a determinação do âmbito de atuação dos órgãos encarregados das funções jurisdiconais.

O que é jurisdição especial?

A Justiça Especial é um tipo de jurisdição que, por causa das suas especificidades, é disciplinada por leis processuais próprias e julgadas por um ramo do Judiciário específico para tais questões. Portanto, a Justiça Especial é constituída pela Justiça Eleitoral, do Trabalho e Militar (da União e dos Estados).

Quais são as principais características da jurisdição?

As principais características da jurisdição são: substitutividade; definitividade; imperatividade e inércia.

Qual o objeto da jurisdição?

A jurisdição é exercida em relação a uma lide, que o interessado deduz perante o Estado-juiz, inerte por natureza. Ao ser acionado por um dos interessados, ele, por meio de um processo, irá aplicar a lei ao caso concreto, buscando dar solução ao conflito.

Quais são os limites da jurisdição?

Os limites da jurisdição nacional podem ser divididos em jurisdição concorrente e exclusiva. Em ambas, os juízes brasileiros atuam, mas no primeiro caso, se o juiz estrangeiro julgar a lide, admite-se a utilização da sentença estrangeira no Brasil. No segundo caso, a sentença estrangeira será ineficaz.

Qual a diferença de jurisdição contenciosa e voluntária?

Conforme mencionado anteriormente, enquanto a jurisdição contenciosa lida com litígios e disputas entre partes adversas, a jurisdição voluntária envolve situações em que as partes não têm interesses conflitantes, mas precisam da intervenção do Poder Judiciário para procedimentos específicos.

Quando ocorre a jurisdição voluntária?

CONCEITO DE JURISDIÇÃO VOLUNTÁRIA

A jurisdição voluntária consiste em um procedimento de natureza administrativa sem litigiosidade, ou seja, as partes estão em comum acordo acerca da situação. Nesse sentido, o Estado apenas exercerá atos de pura administração, somente orientando e concluindo o “acordo” entre as partes.

Quem exerce a jurisdição voluntária?

Jurisdição voluntária é uma forma de se solucionar problemas, sua função é exercida através do juiz, pelo Estado, sendo uma solução em causas que não se há conflitos e com interesse mútuo entre as partes.

Quem exerce a jurisdição penal?

Quem tem poder jurisdicional? O art. 92 da Constituição Federal apresenta os órgãos do Poder Judiciário. Todos eles exercem jurisdição, salvo o Conselho Nacional de Justiça, conforme entende o STF.

O que é a jurisdição ordinária?

. O Estado atua, quando provocado, para solucionar os conflitos de interesses, entre partes, tendo como escopo político uma resolução justa. Tal função jurisdicional considera-se de jurisdição ordinária.

É possível jurisdição sem lide?

É preciso ter claro, em primeiro lugar, que existem casos nos quais o Estado exerce função jurisdicional sem que tenha havido uma lide entre as partes do processo. E que se deixe claro que aqui não se irá usar como exemplo qualquer dos casos da assim chamada “jurisdição voluntária”.

O que é o princípio da inércia da jurisdição?

PRINCÍPIO DA INÉRCIA DA JURISDIÇÃO

Princípio segundo o qual a jurisdição deve ser provocada pelas partes interessadas, não cabendo a Poder Judiciário a iniciativa da ação. CPC/2015: "Art. 2° O processo começa por iniciativa da parte e se desenvolve por impulso oficial, salvo as exceções previstas em lei.

O que é a jurisdição constitucional?

O conceito de jurisdição constitucional, qual a entendemos em sua versão contemporânea, prende-se à necessidade do estabelecimento de uma instância neutra, mediadora e imparcial na solução dos conflitos constitucionais.

Quando se inicia a jurisdição?

É importante saber: A jurisdição é inerte (Princípio da inércia da jurisdição), portanto o processo se inicia por provocação da parte e se desenvolve por impulso do juízo, salvo as exceções previstas em lei (Art. 2º do CPC).

Artigo anterior
Como usar chat de voz Roblox?
Artigo seguinte
O que Jesus falou sobre ansiedade?