O que é o artigo 884?

Perguntado por: Júlia Carvalho  |  Última atualização: 6. September 2024
Pontuação: 4.7/5 (67 avaliações)

Art. 884. Aquele que, sem justa causa, se enriquecer à custa de outrem, será obrigado a restituir o indevidamente auferido, feita a atualização dos valores monetários.

O que significa o artigo 884?

“Art. 884. Garantida a execução ou penhorados os bens, ainda que em valor insuficiente para o pagamento integral da importância reclamada, terá o executado cinco dias para apresentar embargos, cabendo igual prazo ao exeqüente para impugnação. Esta Lei entra em vigor noventa dias após a data de sua publicação.

O que é locupletamento indevido?

LOCUPLETAMENTO INDEVIDO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. 1. O enriquecimento ilícito é vício social no qual incide a Administração Pública nas hipóteses em que, a pretexto de inexistência de continuação de vínculo formal, persiste no recebimento dos serviços, excluindo de pagá-los alegando a própria torpeza. 2.

Quando cabe ação de enriquecimento sem causa?

Ex vi do art. 884 do Código Civil, os requisitos do enriquecimento sem causa são: 1º) AUMENTO PATRIMONIAL do beneficiado SEM causa jurídica que o justifique. 2º) o enriquecimento do beneficiado se dê à CUSTA DE OUTREM, isto é, em razão de outrem ou de seu patrimônio.

Qual artigo fala do enriquecimento ilícito?

Enriquecimento ilícito no Código Civil

Pela lei, quem recebe um valor que pode resultar em enriquecimento sem causa tem o dever de devolver os valores. Veja: Art. 884.

🔶 Execução: Garantia e penhora

38 questões relacionadas encontradas

O que é crime de enriquecimento ilícito?

Enriquecimento ilícito é uma prática que consiste em obter recursos financeiros de maneira ilegal, desonesta ou não declarada. Em outras palavras, é quando o acréscimo de valores monetários e bens ao patrimônio de uma pessoa causa prejuízo a outro indivíduo ou empresa.

Quando ocorre o enriquecimento ilícito?

Para os agentes públicos, o enriquecimento ilícito é tratado pela Lei 8.429/1992. Constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilícito auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, mandato, função, emprego ou atividade nas entidades públicas.

Como se comprova o enriquecimento ilícito?

Para propor a ação de enriquecimento ilícito basta apenas ao credor exibir como prova inequívoca o título prescrito. A relação causal entre as partes e produção de provas são requisitos para ação de conhecimento, onde iram se discutir o mérito do litígio em tempo hábil, não prescrito.

Qual a pena de enriquecimento ilícito?

A pena de 3 a 8 anos é a mesma pena desse crime que foi proposta pelo Projeto de Lei 5.586/2005, oferecido pela Controladoria- Geral da União. O enriquecimento ilícito de servidor público decorre comumente da prática de corrupção e crimes conexos.

Qual a diferença entre enriquecimento ilícito e enriquecimento sem causa?

Consiste no locupletamento à custa alheia, justificando a ação de in rem verso". Ao passo que enriquecimento sem causa "é o proveito que, embora não necessariamente ilegal, configura o abuso de direito, ensejando uma reparação".

Para que seja caracterizado o enriquecimento ilícito é necessário que apresente como requisito?

2 - Para caracterização da improbidade do art. 9° da Lei nº 8.429/92 exige-se: a) enriquecimento ilícito pela percepção de vantagem patrimonial indevida; b) conduta dolosa do agente; e c) vinculação da percepção dessa vantagem ao exercício do cargo, emprego, função ou atividade na Administração de modo geral.

Onde ajuizar ação de locupletamento ilícito?

O foro competente para ajuizar a ação de locupletamento ilícito fundada em cheque, é o do domicílio do réu ou lugar onde a obrigação deve ser satisfeita (praça de pagamento). Cabível ainda a propositura da demanda no âmbito dos juizados especiais.

O que é pagamento indevido no direito civil?

“O pagamento indevido é o adimplemento que se fez sem causa jurídica. Todo aquele que pagou o que não devia tem direito a pedir de volta a prestação; a ação própria é a de repetição (de repetere, pedir de volta) do indébito. Constitui espécie do gênero enriquecimento sem causa.”

O que é locupletamento?

Significa qualquer vantagem, material ou imaterial, que modifique ou melhore a situação patrimonial da pessoa.

O que ocorre se o executado não pagar ou indicar bens a penhora?

Caso não sejam encontrados bens penhoráveis do executado, o mesmo deverá ser intimado a indicá-los no prazo de 05 (cinco) dias, sob pena de multa de até 20% sobre o valor da causa, caso sejam localizados posteriormente bens penhoráveis omitidos pelo executado, art. 774 inciso V e artigo 774 § único do NCPC.

Qual o prazo para o executado se manifestar sobre a penhora?

O prazo de 5 dias previsto no art. 854, § 3o, do CPC não é preclusivo, porque tanto a impenhorabilidade como o excesso de penhora são matérias de ordem pública. Na realidade, a apresentação de defesa no prazo legal serve apenas para suspender – e, se acolhida, impedir – a conversão da indisponibilidade em penhora.

Qual a diferença entre ilícito é crime?

Ante ao exposto, pode-se dizer que o ato ilícito diferentemente do crime é atipificado, ou seja, não está subordinado a nenhuma norma vigente que o tipifique ou a ele impute sanção penal de qualquer natureza.

O que é um crime de prevaricação?

É um dos crimes praticados por funcionário público contra a administração em geral que consiste em retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal.

O que é um crime ilícito?

O ilícito equivale à não-prestação e consiste na negação da conduta devida como dever jurídico enunciado na primeira parte do juízo disjun- tivo, segundo COSSIO. Trata-se de conceito puro que abrange os ilícitos civil e penal.

Quais são os tipos de ato ilícito?

Entre os exemplos de atos ilícitos mais comuns estão o furto, o roubo, a difamação, a calúnia, o descumprimento de um contrato, a violação de direitos autorais, a agressão física e a negligência que resulta em lesões ou mortes.

Quais são os requisitos do ato ilícito?

O art. 159 do Código Civil dispõe que o ato ilícito ocorre quando alguém, por ação ou omissão voluntária (dolo), negligência ou imprudência (culpa), viola direito, ou causa dano a outrem, em face do que será responsabilizado pela reparação dos prejuízos.

O que é vantagem patrimonial?

DISCREPÂNCIA ENTRE O VALOR ATRIBUÍDO À AÇÃO RESCISÓRIA E O PROVEITO ECONÔMICO PERSEGUIDO.

Qual a principal consequência da prática de um ato ilícito?

A principal consequência da prática de um ato ilícito é a obrigação de natureza pessoal de indenizar. Dessa forma, o ato ilícito é considerado uma das fontes da obrigação, juntamente com a lei, o contrato e a declaração unilateral de vontade.

Quem recebe pagamento indevido deve restituí lo para obviar o enriquecimento sem causa não importa se houve erro no pagamento?

Quem recebe pagamento indevido deve restituí lo para obviar o enriquecimento sem causa não importa se houve erro no pagamento? O Superior Tribunal de Justiça já firmou entendimento no sentido de que 'Quem recebe pagamento indevido deve restituí-lo, para obviar o enriquecimento sem causa.

Qual o prazo da ação de locupletamento ilícito?

Após o decurso do prazo prescricional do cheque, será admissível ação com base no locupletamento sem causa, no prazo de 2 anos (art. 61).

Artigo anterior
Qual é a vitamina da babosa?
Artigo seguinte
Qual é a área de formação?