O que é o artigo 329 do Código Penal?
Perguntado por: Benjamim Lourenço Henriques Nunes | Última atualização: 20. März 2022Pontuação: 4.3/5 (25 avaliações)
329 - Opor-se à execução de ato legal, mediante violência ou ameaça a funcionário competente para executá-lo ou a quem lhe esteja prestando auxílio: Pena - detenção, de dois meses a dois anos. ... Pena - reclusão, de um a três anos.
O que configura crime de desobediência?
O crime de desobediência está previsto no artigo 330 do Código Penal, que descreve a conduta criminosa como sendo o ato de não acatar ordem legal de funcionário público. Exemplo: Juiz intima testemunha a depor e ela não comparece. A pena prevista é de 15 dias até 6 meses de detenção e multa.
Qual a diferença dos crimes de resistência desacato e desobediência?
Diferencia-se do delito de desobediência pois, neste, não há emprego de violência ou ameaça. A resistência pressupõe um ato legal, pois, se for ilegal, a reação do particular é atípica, pois passa a ser vítima de um outro crime praticado pelo funcionário público, como, por exemplo, o de abuso de autoridade.
Quem é a vítima no crime de resistência?
A vítima do ato é o Estado além do funcionário público que executa ou deve executar o ato. Mas o funcionário, repita-se, deve ser competente para a prática do ato de ofício, como revela Julio Fabbrini Mirabete(Manual de Direito Penal, volume III, 22ª edição, pág. 345).
Quando se consuma o crime de resistência?
Consuma-se o crime de resistência em qual momento? a) A resistência é crime material, portanto consuma-se com a prática da violência ou da ameaça.
Crime de Resistência (art. 329 do CP) - Facilitando o Direito Penal
Quais os requisitos do crime de resistência?
CRIME DE RESISTÊNCIA - REQUISITOS TÍPICOS NÃO CONFIGURADOS - ABSOLVIÇÃO. 1. Se o ato praticado pelo funcionário competente (policial militar), não se reveste de legalidade substancial e formal, a resistência oposta é atípica.
O que é crime de resistência?
Consiste em opor-se à execução de ato legal, mediante violência ou ameaça a funcionário competente para executá-lo ou a quem lhe esteja prestando auxílio. A pena prevista é de detenção, de 2 meses a 2 anos, mas se o ato, em razão da resistência, não se executa, a pena é de reclusão de 1 a 3 anos segundo Art.
O que diz o artigo 331 do Código Penal?
Art. 331. Desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela: Pena - detenção, de seis meses a dois anos, ou multa.
Em que consiste a resistência passiva?
A Resistência Passiva é uma variedade de resistência não violenta, e é um termo usado às vezes de forma imprecisa como sinônimo da mesma. Isto implica a resistência por inércia ou de conformidade não enérgica, como oposição por resistência por atividade de antagonismo.
O que foi a resistência passiva?
Resistência passiva. A que se faz sem revide, sem apelo à violência. Etimologia (origem da palavra resistência).
O que caracteriza o crime de desacato?
Desacatar pode ser entendido como faltar com o respeito ou afrontar. O crime de desacato ocorre quando alguém ofende um funcionário público que está exercendo seu trabalho. Esta previsto no artigo 331 do Código Penal e trata-se de crime da competência dos juizados especiais criminais.
É possível o concurso de crimes entre os delitos de resistência e desacato?
4, p. 524 acredita ser possível o concurso em virtude de o desacato não ser um meio de execução da resistência. Para o autor, trata-se mesmo de “um concurso real de crimes, havendo mais de uma conduta, com produção de mais de um resultado. O agente atua, ainda, com motivações diferentes.
É possível falar em aplicação do princípio da consunção entre resistência e desobediência?
Dessarte, considerando que a desobediência foi mero desdobramento da resistência à prisão em flagrante, deve ser aplicado o almejado princípio da consunção, sendo a infração de desobediência absorvida pelo crime de resistência.
Quem comete crime de desobediência?
CRIME DE DESOBEDIÊNCIA. ... 330 do CP é o “princípio da autoridade”, de modo que qualquer pessoa (ainda que funcionário público no exercício de suas funções) que desatender, fora da escala hierárquica-administrativa, a uma ordem legal emanada de funcionário público competente para expedi-la comete o crime de desobediência.
O que diz o artigo 33 do Código Penal?
33 - O sentenciado a que sobrevem doença mental deve ser recolhido a manicômio judiciário ou, à falta, a outro estabelecimento adequado, onde lhe seja assegurada a custódia. Tempo de prisão preventiva ou provisória ou de internação em hospital.]
O que é uma ordem legal?
Aspecto da ordem jurídica restrita ao conjunto de normas formalizadas na lei stricto sensu. O Direito Penal como Direito escrito é parte da ordem legal.
O que é resistência ativa e passiva?
Na resistência ativa, conduta típica, o agente ameaça ou emprega violência contra o executor do ato legal. Já na resistência passiva, conduta atípica, não há emprego de força contra o executor do ato legal, embora o agente possa resistir fisicamente.
O que era a resistência pacífica defendida?
A partir de 1919, Gandhi colocou em prática seu princípio de resistência não violenta que havia sido utilizado na África do Sul. ... O Satyagraha é um conceito que defende a resistência não violenta a partir de atos de desobediência civil.
O que diz o artigo 319?
Art. 319 - Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal: Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.
O que pode ser considerado desacato ao funcionário público?
Quando o sujeito ativo humilha, desrespeita, desprestigia o funcionário público no exercício de sua função ou em razão dela, ele pratica o crime de desacato. Alguns exemplos são xingar um funcionário público, rasgar uma multa, apontar o dedo na face do funcionário, gestos obscenos, dentre outros atos.
Qual é a lei do desacato ao funcionário público?
Desacato a funcionário público no exercício da função ou em razão dela é crime previsto no artigo 331 do Código Penal, com detenção de seis meses a dois anos, ou multa.
Qual entendimento no STJ acerca do delito de desacato?
A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) descriminalizou a conduta tipificada como crime de desacato a autoridade, por entender que a tipificação é incompatível com o artigo 13 da Convenção Americana de Direitos Humanos (Pacto de São José da Costa Rica).
Qual a pena para o artigo 147?
Art. 147-A. Perseguir alguém, reiteradamente e por qualquer meio, ameaçando-lhe a integridade física ou psicológica, restringindo-lhe a capacidade de locomoção ou, de qualquer forma, invadindo ou perturbando sua esfera de liberdade ou privacidade. Pena – reclusão, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, e multa.
O que é o artigo 32?
Art. 32. Os regulamentos das prisões devem estabelecer a natureza, as condições e a extensão dos favores gradativos, bem como as restrições ou os castigos disciplinares, que mereça o condenado, mas, em hipótese alguma, podem autorizar medidas que exponham a perigo a saúde ou ofendam a dignidade humana. Parágrafo único.
Qual a pena para o crime de ameaça?
Em análise na Câmara dos Deputados, o projeto altera o Código Penal, que hoje prevê pena de detenção de um a seis meses e multa para o ato de ameaçar alguém, por palavra, escrito ou gesto, ou qualquer outro meio simbólico, de causar-lhe mal injusto e grave.
Qual o nome da ruivinha do Riverdale?
Qual o nome da Síndrome que fala palavrão?