O que é o artigo 129 do Código Penal?
Perguntado por: Jaime Anjos | Última atualização: 25. Februar 2022Pontuação: 4.2/5 (20 avaliações)
129. Ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem: Pena - detenção, de três meses a um ano.
Qual a pena para lesão corporal leve art 129 CP?
Lesão corporal leve – Crime previsto no artigo 129 do Código Penal. Pena de detenção de 3 meses a 1 ano. Considerado crime de baixo potencial ofensivo.
O que é uma lesão corporal grave?
A lesão que causar debilidade permanente de membro, sentido ou função também é considerada uma lesão corporal grave. Segundo a doutrina, debilidade permanente deve ser interpretada no sentido de algo duradouro, ou seja, mesmo que reversível a debilidade dure determinado período de tempo.
O que é lesão corporal de natureza gravíssima?
A lesão corporal gravíssima acontece quando a outra pessoa perde a capacidade para o trabalho. As agressões foram tão fortes que o outro ficou incapaz de exercer seu trabalho de forma permanente e não só por 30 dias. Ela se configura também quando ocorre alguma enfermidade incurável.
O que é crime de lesão corporal culposa?
Desta forma, comete o crime do artigo 303 o condutor de veículo automotor que ofende a integridade corporal ou a saúde de outra pessoa, por imprudência, negligência ou imperícia (ou seja, sem a intenção de produzir o resultado).
Art. 129 do CP - Parte 01
Quais os crimes de lesão corporal são considerados hediondos?
A lesão corporal dolosa gravíssima e a lesão corporal seguida de morte, praticada contra agentes de segurança pública e familiares, são considerados crimes hediondos, conforme artigo 1º, inciso I da lei 8.072 e passaram a ser assim considerados somente após 2015, com a inclusão pela lei 13.142.
O que caracteriza a lesão corporal leve?
O que define o nível da lesão corporal não é o que foi feito, mas sim as consequências que a ação pode desencadear na vítima. Por exemplo: digamos que uma pessoa apanhou bastante, mas os danos foram pequenos, como alguns hematomas que podem sumir em alguns dias. Nesse caso, a lesão corporal se enquadra como nível leve.
Quais são as lesões corporais gravíssimas?
No tocante ao número de cenários que culminam com sua aplicação, são 5 os casos: (I) incapacidade permanente para o trabalho; (II) enfermidade incurável; (III) perda ou inutilização do membro, sentido ou função; (IV) deformidade permanente; ou (V) aborto.
Qual a diferença entre lesão corporal leve grave e gravíssima?
O crime lesões corporais leve, descrito no art. 129, caput, do Código Penal tem pena de detenção que pode variar de três meses a um ano. A lesão corporal grave tem pena de reclusão de um a cinco anos. A gravíssima, tratada no § 2º do art.
Quais as causas de lesão corporal grave e gravíssima?
A perda de todo movimento é lesão gravíssima pela inutilização. A perda de um dedo caracteriza lesão grave, enquanto a perda de uma mão tipifica inutilização do membro (gravíssima). Por fim, a perda de todo o braço constitui lesão gravíssima pela perda de membro.
Quais são os tipos de lesões corporais?
O mencionado artigo prevê 4 formas de lesão corporal: lesão leve, grave, gravíssima e seguida de morte, conforme detalhado no carrossel.
Quais são as lesões corporais?
Lesão corporal consiste em todo e qualquer dano produzido por alguém, com animus, unicamente, laedendi (vontade única de lesionar), à integridade física ou à saúde de outrem. A autolesão, em regra, não constitui crime.
O que é crime de lesão corporal dolosa?
Lesão corporal dolosa
129, definida conceitualmente como “Ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem”. A pena nela aplicada é de detenção de 3 (três) meses a 1(um) ano.
Quando prescreve o crime de lesão corporal leve?
O decurso de mais de quatro anos entre o recebimento da denúncia e a publicação da decisão de pronúncia, implica na extinção da punibilidade, pela prescrição da pretensão punitiva do crime de lesões corporais leves, considerada a pena abstratamente cominada.
Qual o tipo de ação penal no crime de lesão corporal?
Atualmente, o crime de lesões corporais, previsto no Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40), é processado por ação pública incondicionada – ou seja, pode ser promovida pelo Ministério Público sem que haja manifestação de vontade da vítima.
Qual a ação penal do crime de lesão corporal leve?
A lei 9.099/95 com seu artigo 88 explica que em ações de lesão corporal leve e lesão corporal culposa a ação penal será pública condicionada à representação. Podendo inclusive se utilizar dos benefícios como a transação penal.
Quais os tipos de lesões leves e graves?
Lesão corporal de natureza leve
Será leve toda lesão corporal que não for grave, gravíssima ou lesão corporal com resultado morte. Contudo, deve ser suficientemente grave como para que a ofensa não seja despenalizada em função da aplicação do princípio da insignificância.
O que é o crime de lesão corporal?
As formas qualificadas do crime de lesão tem as penas mínimas e máximas maior que a forma simples. A lesão corporal dolosa de natureza gravíssima e a lesão corporal seguida de morte, quando praticadas contra autoridades ou agentes descritos nos art. 142 e 144 da CF são considerados crimes hediondo.
Qual a diferença entre grave e gravíssima?
I – gravíssima – sete pontos; II – grave – cinco pontos; III – média – quatro pontos; IV – leve – três pontos.”
Quais os tipos de lesões leves?
As lesões corporais leves constituem quase 90% dos casos relatados e são representados por escoriações, danos superficiais na pele, edemas, entorses e luxações e outros na camada superficial.
Não é possível tentativa no crime de lesão corporal grave ou gravíssima?
Sendo graves ou gravíssimas as lesões, somente se admitirá a tentativa nos casos em que o delito não for classificado como preterdoloso. Assim, portanto, não há que se falar em tentativa nas hipóteses de lesão corporal qualificada pelo: 1) perigo de vida; 2) aceleração de parto; 3) aborto.
Quando o crime de roubo é considerado hediondo?
Pelo senso comum, crime hediondo seria aquele praticado com extrema violência, com requintes de crueldade e sem nenhum senso de compaixão ou misericórdia por parte de seus autores. Mas não apenas homicídio qualificado, estupro e latrocínio, o roubo seguido de morte, são classificados como hediondos.
Quantos são os crimes hediondos?
Existem 14 crimes hediondos.
Quais crimes não são hediondos?
ATENÇÃO: Infanticídio, Homicídio Simples e Homicídio Privilegiado-Qualificado NÃO são considerados crimes hediondos.
É cabível o privilégio no caso de lesões corporais culposas?
Introdução: Lesão corporal dolosa privilegiada: causa de diminuição de pena (art. 129, § É a aplicação do privilégio à lesão corporal dolosa. ... Não é cabível na lesão corporal culposa.
O que fazer para motivar uma pessoa?