O que é o amor para Nietzsche?

Perguntado por: Alice Filipa Guerreiro  |  Última atualização: 1. Mai 2022
Pontuação: 4.4/5 (61 avaliações)

O amor é o estado no qual os homens têm mais probabilidades de ver as coisas tal como elas não são.

O que diz Nietzsche sobre o amor?

Por isso Nietzsche afirma que é preciso amar “aquilo que é necessário nas coisas”. E as dores são tão necessárias e inescapáveis quanto as alegrias, então é preciso amar a vida integralmente. Aceitar a fatalidade e a finitude é viver plenamente, e não pela metade.

O que é o amor para Schopenhauer?

Schopenhauer acreditava que o amor era um mal necessário. O erro estaria em esperar demais dele e acreditar que só amamos uma vez na vida. “Para ele, o amor era terrível, instável, dilacerante, mas fundamental.

O que é o amor para Platão?

Para o filósofo grego Platão, o amor era algo essencialmente puro e desprovido de paixões, ao passo em que estas são essencialmente cegas, materiais, efêmeras e falsas. ... Portanto, amor platônico, ou qualquer coisa platônica, se refere a algo que seja perfeito, eterno e imutável, mas que só existe em ideia.

O que é o amor de acordo com a filosofia?

Ele é definido por Platão como um amor ligado à ideia do desejo. Amar alguém, portanto, significa desejar fortemente aquela pessoa. ... Amar alguém é sentir-se alegre com a pessoa que você divide a vida e os sentimentos. Significa que o amor só existe quando faz o casal feliz.

O que é o AMOR para NIETZSCHE? | Nietzschiando 4

17 questões relacionadas encontradas

O que é o amor para Aristóteles?

Já Aristóteles define o amor como Philia, que nada mais é que alegria, o amor da alegria é aquele que quer que o momento seja eterno, o convívio com a família, esposa, namorada, que se ama, deve ser duradouro, com o curso que faz, com a profissão escolhida, dessa forma não há rejeição ou pressa de que oque se faz acabe ...

O que é o amor para Shakespeare?

Amor é um marco eterno, dominante, Que encara a tempestade com bravura; É astro que norteia a vela errante, Cujo valor se ignora, lá na altura.

Quais são os tipos de amor para Platão?

Pausânias, no Banquete de Platão (181b-182a), explicou dois tipos de amor ou Eros - Eros vulgar ou amor terreno e Eros divino ou amor divino.

Como Platão interpreta o amor no diálogo o banquete?

No interior dos diálogos Fedro e O Banquete, de Platão, percebemos duas formas de desejo/amor: de um lado, o amor enquanto aspiração ao Mundo das Ideias, a impulsionar a alma, pela ascese, rumo a sua condição original; de outro, o desejo enquanto apetite, que prende o corpo ao carnal, à imediatez da concupiscência.

O que é concepção de amor?

Verificamos que a concepção de amor que as crianças têm é ampla: incluem principalmente ações de amor para outrem‟ e o amor por determinada(s) pessoa(s)‟, que aumentaram com a idade, e ações com amor‟, que apresentaram um decréscimo.

O que é o amor para Sócrates?

Para desconcerto geral, Sócrates define o amor como sendo a busca da beleza e do bem. E sendo assim, ele mesmo não pode ser belo nem bom. Quem ama, deseja algo que não tem. Quando se tem, não se deseja mais, ou se se deseja, deseja manter no futuro, o que significa que não o tem.

Quando surgiu a ideia de amor?

O modelo de amor romântico, como conhecemos hoje, foi inventado no século XII. Na maior parte do tempo e na maioria das civilizações, primeiro as pessoas casavam e o amor vinha depois. Hoje, acreditamos que o amor traz felicidade, e as histórias de amor devem ter um final feliz.

O que é a vontade de Schopenhauer?

Para Schopenhauer, a “vontade” é a expressão fenomenológica do ser humano; ao mesmo tempo força motriz de sua existência e razão de um sofrimento que vem a ser intrínseco à vida.

O que é amor Para Spinoza?

No plano de imanência de Spinoza, o amor é afeto expressivo de uma diferença que marca o trânsito a estados de maior perfeição ou realidade. A partir da compreensão do princípio de univocidade, a imanência se expressa na produção de diferenças.

O que dizer sobre Nietzsche?

Nietzsche defendia a inexistência em vários sentidos: de Deus, da alma e do sentido da vida. Para ele, o ser humano deveria abandonar as muletas metafísicas, a chamada morte dos ídolos. O filósofo se opunha aos dogmas da sociedade, principalmente ao defender que a verdade era uma ilusão.

O que é o amor se não compreender?

“O que é amar senão compreender e regozijar-se com o fato de que um ser viva, aja e sinta de maneira diferente da nossa, até mesmo oposta? Para que o amor possa unir os contrários na alegria, não é preciso que os suprima e os anule.” Nietzsche.

Como é caracterizado esse tipo de amor em Platão que até hoje ainda para muitos faz sentido como superior?

O amor alcançado em decorrência da aquisição de uma habilidade, de uma mestria, de uma techné. A tese platônica é a de que ao amor passional, escravizante, avassalador, contrapõe-se outro tipo de amor, o amor baseado no aprendizado, no saber.

Como Platão traz a ideia de Eros para pensar o amor?

Por ela, Platão argumenta que o eros é inicialmente sentido por uma pessoa, mas, com a contemplação, pode se tornar uma apreciação da beleza dentro dessa pessoa, ou mesmo uma apreciação da própria beleza no sentido ideal. Como Platão expressa, o eros pode ajudar a alma a "lembrar" a beleza em sua forma pura.

Qual o argumento de Sócrates apresentado no banquete para afirmar que o amor e o desejo do belo e do bom?

A conclusão estabelecida por Sócrates é que o amor, sendo amor à beleza, é carente de beleza. E, levando essa conclusão ainda mais longe, afirmará então que, “Se portanto o Amor é carente do que é belo, e o que é bom é belo, também do que é bom seria ele carente.” (p.

Quais os 7 tipos de amor?

Quais são os 7 tipos de amor?
  1. Ágape. O ágape é o sentido universal do amor que todos nós aspiramos a sentir. ...
  2. Eros. Este é o tipo que é mais parecido com a nossa construção moderna de amor romântico. ...
  3. Philia. “Amizade” no grego moderno, diz respeito a um amor virtuoso e desapaixonado. ...
  4. Storge. ...
  5. Philautia. ...
  6. Pragma. ...
  7. Ludus.

O que significa amor Ágape Philos e Eros?

Já para o carinho, a afeição, a afinidade, o amor entre irmãos os gregos usavam o termo philia. Para uma afeição de natureza sexual, representado por uma atraçao física, uma lembrança era usada a expressão Eros, que representa a deusa do amor.

O que é amor Ágape Eros e Philos?

Amizade - Philia

Esta é a menos natural dos tipos de amores, citados por Lewis; pois não é necessário um(a) progenitor(a) para ter afeição (storge), não tem o amor romântico e desejo envolvidos (eros) ou amor incondicional e divino (ágape). Ele tem menos associação com impulso ou emoção.

O que é o amor Carlos Drummond de Andrade?

O amor é grande e cabe no breve espaço de beijar.” “Há vários motivos para não se amar uma pessoa e um só para amá-la.” Por isso, preste atenção nos sinais – não deixe que as loucuras do dia-a-dia o deixem cego para a melhor coisa da vida: O AMOR.

O que é o amor para o poeta?

O amor é o sentimento mais comum entre as pessoas. Por ser um tema atemporal e inexplicável e, sobretudo, por passar por todos, não poderia ser esquecido pelos poetas, que têm nesse tema um dos maiores motes para as suas composições.

Qual a melhor poesia de amor?

Os 10 melhores poemas de amor
  • Amor é fogo que arde sem se ver. (Luís Vaz de Camões) ...
  • Cantiga para não morrer. (Ferreira Gullar) ...
  • Casamento. (Adélia Prado) ...
  • Soneto LXVI. (Pablo Neruda) ...
  • Amar e ser amado. (Castro Alves) ...
  • Adultos. (Vladímir Maiakóvski) ...
  • Soneto da fidelidade. (Vinicius de Moraes) ...
  • Eu te amo. (Chico Buarque de Hollanda)

Artigo anterior
O que é um amplificador de sinal de TV?
Artigo seguinte
Qual banco 626?