Quais foram as contribuições de Florence?

Perguntado por: Constança Júlia Cruz Nogueira  |  Última atualização: 4. April 2022
Pontuação: 5/5 (26 avaliações)

Nascida em 1820 em Florença, na Itália, Florence Nightingale foi pioneira no tratamento de feridos em batalhas e é considerada a fundadora da Enfermagem moderna. Seus esforços e estudos são até hoje praticados na assistência aos pacientes em todo o mundo.

Qual a contribuição de Florence para redução da infecção?

Florence priorizava o isolamento, uma dieta apropriada, diminuição do número de leitos, evitando assim as contaminações cruzadas e condições desfavoráveis aos pacientes (Martins & Benito, 2016) . ...

Quais foram as contribuições de Florence Nightingale para a Epidemiologia e Enfermagem?

Mas além disso, ela propôs soluções e foi a campo trabalhar. Suas contribuições foram simples: lavagem de mãos, arrumação de camas, talheres limpos, limpeza e ventilação do ambiente, cartas a familiares para amenizar a dor e... cuidado.

Qual foi o legado da Florence?

Florence Nightingale é considerada a fundadora da Enfermagem Moderna em todo o mundo, obtendo projeção maior a partir de sua participação como voluntária na Guerra da Criméia, em 1854. Ao retornar da guerra, esta se tornara uma figura popular nacionalmente; seu nome era sinônimo de doçura, eficiência e heroísmo.

Qual foi o legado de Florence para a UTI CTI?

Fundou a Escola de Enfermagem no Hospital Saint Thomas, com curso de um ano, era ministrado por médicos com aulas teóricas e práticas. Florence faleceu em 13 de agosto de 1910; deixando legado de persistência, capacidade, compaixão e dedicação ao próximo, estabeleceu as diretrizes e caminho para enfermagem moderna.

Contribuições de Florence Nightingale para a Enfermagem

16 questões relacionadas encontradas

Qual o foco da teoria de Florence?

A visão de Florence era priorizar o fornecimento de um ambiente estimulador do desenvolvimento da saúde para o paciente, preceito que sustenta a Teoria Ambientalista.

Qual o legado de Florence Nightingale para a Enfermagem cirúrgica?

De volta à Inglaterra, Florence Nightingale trabalhou incansavelmente para promover as causas que lhes eram tão queridas: reformar o serviço médico do exército, mudar a estrutura hospitalar, desenvolver a medicina preventiva e melhorar o status e o treinamento dos enfermeiros.

Qual teoria Florence Nightingale se baseava para prestar seus cuidados de Enfermagem?

A teoria ambientalista foi apresentada por Nightingale no ano de 1859. Apresenta como foco principal o meio ambiente, onde todas as condições e influências externas afetam a vida e o desenvolvimento do organismo, e são capazes de prevenir, suprimir, ou contribuir para a doença e a morte.

Como Florence Nightingale revolucionou a história da Enfermagem?

Nightingale aconselhava as pessoas a abrirem as janelas para maximizar a luz e a ventilação, e eliminar o ar “estagnado, mofado e impuro”. E ela defendia melhorias no sistema de drenagem para combater doenças que vinham da água, como o cólera e a febre tifóide.

Qual foi a contribuição de Florence Nightingale 1820 1910 para o controle de infecções?

Florence foi pioneira no tratamento dos feridos durante a Guerra da Crimeia. Ao longo de sua atuação no manejo dos feridos, ela identificou que a falta de higiene e as doenças infectocontagiosas eram “carro chefe” na involução do tratamento dos soldados, sendo o motivo dos altos índices de óbitos.

Quem foi Florence Nightingale e sua importância na Enfermagem resumo?

Florence Nightingale (1820-1910) foi uma destacada enfermeira inglesa. Criou a primeira Escola de Enfermagem da Inglaterra no Hospital Saint Thomas, em Londres. Recebeu a Ordem do Mérito, em 1901, durante a Era Vitoriana. ... Foi então indicada para a superintendência de um hospital de caridade.

Como foi a evolução da Enfermagem?

Como surgiu a Enfermagem? A prática da Enfermagem como conhecemos hoje é relativamente recente. Até o final do século 19, os cuidados com enfermos era muito atrelado aos princípios religiosos e vistos como uma “vocação” espiritual. As primeiras organizações que prestavam esses serviços eram vinculadas a igrejas.

Como começou a história da enfermagem?

A história da Enfermagem começa há milhares de anos, ainda antes do nascimento de Cristo. ... O modelo de Enfermagem que conhecemos nos dias atuais, porém, surgiu por volta de 1840, quando Florence Nightingale, uma mulher rica e muito religiosa, desenvolveu métodos para o tratamento de feridos de guerra.

O que é a teoria transcultural?

A meta da Teoria Transcultural é proporcionar cuidado cultural coerente com valores, crenças e práticas culturais dos indivíduos, a fim de que a enfermagem possa ser um agente facilitador da saúde e do bem-estar dos indivíduos, das famílias e dos ambientes institucionais.

Qual a teoria de Ana Neri?

Com referência notadamente à teoria do déficit de autocuidado, como mostra a literatura, ela oferece subsídios ao cuidado por estar essencialmente apoiada na premissa segundo a qual todos possuem potencial, em diferentes graus, para cuidar de si mesmo e dos que estão sob sua responsabilidade.

O que é a teoria holística?

O termo vem do grego (holos) e significa “todo, inteiro, conjunto” de forma que se apoia na teoria da compreensão integral. Ou seja, o todo está em cada parte e cada parte se encontra no todo.

Quais foram as descobertas mais significativas de Florence?

XIX, a partir de Florence Nightingale, pioneira e partícipe de muitos projetos de hospitais militares ingleses, ela propagou a importância da ventilação e da insolação nos hospitais. Para ela a luz e o ar puro eram fundamentais e mais importantes para recuperação da saúde dos pacientes do que o conforto térmico.

Porque Florence Nightingale é considerada a fundadora da Enfermagem moderna?

Florence Nightingale é considerada a fundadora da enfermagem moderna. ... Ao longo de toda a Guerra da Criméia, Florence conseguiu reduzir as taxas de mortalidade entre os soldados britânicos, através de seus esforços como enfermeira e, provando a eficiência das enfermeiras treinadas para a recuperação da saúde.

Como Florence modernizou a Enfermagem?

Florence Nightingale Realizações
  1. Modernizou a profissão de enfermagem e implementou padrões de cuidado e higiene.
  2. Reduziu drasticamente as taxas de mortalidade no hospital em Scutari, onde ela foi baseada durante a Guerra da Criméia.
  3. Publicou trabalhos influentes estabelecendo suas idéias para a reforma da saúde.

Quem foi que fundou a Enfermagem?

A criadora da enfermagem moderna seguiu ativa pelo resto da vida e recebeu muitas honrarias. Florence Nightingale morreu no dia 13 de agosto de 1910, aos 90 anos de idade.

Como começou a história da Enfermagem no Brasil?

Primeiras Escolas de Enfermagem no Brasil

Começou em 1916 com um curso de socorrista, para atender às necessidades prementes da 1ª Guerra Mundial. Logo foi evidenciada a necessidade de formar profissionais (que desenvolveu-se somente após a fundação da Escola Anna Nery) e o outro para voluntários.

Quando a Enfermagem foi institucionalizada?

Surge, então, a institucionalização da Enfermagem como atividade profissional, fato este paralelo à Revolução Industrial no século XVI, e que tem seu ápice com o surgimento da Enfermagem moderna na Inglaterra no século XIX.

Como era a enfermagem antes e agora?

Usavam sedativos, fortificantes e hemostáticos, faziam ataduras e retiravam corpos estranhos, também tinham casas para tratamento dos doentes. A medicina era exercida pelos sacerdotes-médicos, que interpretavam os sonhos das pessoas. Tratamento: banhos, massagens, sangrias, dietas, sol, ar puro, água pura mineral.

Qual a característica da fase evolutiva da enfermagem?

A fase evolutiva ou Idade de Florence teve início com os trabalhos de Florence Nightingale, uma enfermeira nascida na Itália e filha de ingleses. Ela ficou também conhecida como a Dama da Lâmpada, porque durante a guerra da Criméia percorria as enfermarias com uma lamparina na mão para atender os doentes.

Como está a enfermagem atualmente?

Os enfermeiros constituem, atualmente, uma comunidade profissional e científica da maior relevância no funcionamento do sistema de saúde e na garantia do acesso da população a cuidados de saúde de qualidade, em especial em cuidados de enfermagem.

Artigo anterior
O que é a competência 2?
Artigo seguinte
Como acessar o Classroom da Prefeitura de SP?