O que é NBR 14725?

Perguntado por: Xavier Rúben Paiva Oliveira Valente  |  Última atualização: 22. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (9 avaliações)

Esta parte da ABNT NBR 14725 define os termos empregados no sistema de classificação de perigo de produtos químicos, na rotulagem de produtos químicos perigosos e na ficha de informações de segurança de produtos químicos (FISPQ).

O que é ABNT NBR 14725?

A ABNT NBR 14725 constitui parte do esforço para a aplicação do Sistema Globalmente Harmonizado (GHS) de informação de segurança de produtos químicos perigosos.

Qual o significado da letra NBR?

NBR é uma sigla usada para representar a expressão Norma Técnica. É um conjunto de normas e regras técnicas relacionadas a documentos, procedimentos ou processos aplicados a empresas ou determinadas situações. Uma NBR é criada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

O que mudou na NBR 14725 2 2019?

Para a classe de Perigo Lesões oculares graves/irritação ocular, as alterações mais significativas na tabela foram a exclusão da primeira linha “Categoria 1 ocular ou cutânea”; a substituição de “Categoria 2/2A ocular” por “Categoria 2 (ocular)”; e a inclusão das notas explicativas a e b no final da tabela.

Quais são as informações para rotulagem de um produto químico perigoso de acordo com a NBR 14725?

a) identificação do produto e telefone de emergência do fornecedor; b) composição química; c) pictograma(s) de perigo (ver Anexos C e D); d) palavra de advertência (ver Anexo D); e) frase(s) de perigo (ver Anexo D e E); f) frase(s) de precaução (ver Anexos D e E); g) outras informações.

NBR 14725 - FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos)

27 questões relacionadas encontradas

Quais informações as Rotulagem de substâncias Perigosas devem conter?

Por isso, a legislação brasileira determina que os rótulos dos produtos químicos devem conter informações específicas, como identificação do produto, telefone de emergência do fornecedor, composição química, frases de precaução, palavras de advertência, entre outras.

Quais informações devem ser encontradas em um rótulo de produto químico?

Deve conter a identificação do produto, lote, validade, data de fabrico, peso, forma de armazenamento, cuidados de utilização, perigos e riscos. Os rótulos podem ser colocados diretamente na embalagem individual, nos tambores cilíndricos de metal, em contentores ou em outras áreas de armazenamento.

Qual a última atualização da ABNT?

No dia 14/11, a ABNT disponibilizou a última atualização da NBR 6023:2018, que estabelece as regras para elaboração de referências em trabalhos acadêmicos. A Biblioteca está atualizando os manuais e templates, a divulgação está prevista para 2019/1.

Quais são essas categorias de toxicidade aguda?

Classificação do produto químico: Perigo por aspiração – categoria 1 Toxicidade aguda – Oral – Categoria 5 Corrosivo/irritante para a pele – categoria 2 Líquido inflamável - categoria 3 Toxicidade sistêmica ao órgão alvo após única exposição – Categoria 1 e 3 Prejuízo sério aos olhos/irritação aos olhos – Categoria 2ª ...

Qual a finalidade do GHS?

O Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos, referido pela sigla GHS (do inglês Globally Harmonized System of Classification and Labeling of Chemicals), é uma abordagem técnica desenvolvida para definir os perigos específicos de cada produto químico, criando critérios de ...

O que significa a sigla ABNT NBR?

A sigla NBR é, na verdade, a abreviação de “Norma brasileira”. Ela também é conhecida como ABNT NBR. As NBR's são normas aprovadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Porque NBR é paga?

“As vendas das normas técnicas da ABNT correspondem a uma importante fonte de arrecadação de recursos, motivo pelo qual elas precisam ser vendidas a um preço necessário e suficiente para sua manutenção, evitando a fase de dificuldades financeiras por que passou.

Qual o significado e a origem das siglas NBR e IEC?

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT

- NBR IEC – DESENVOLVIDA NA INTERNATIONAL ELETROTECHNICAL COMISSION - IEC = COMISSÃO ELETROTÉCNICA INTERNACIONAL – ONDE A ABNT, POR FAZER PARTE DE SUA COMISSÃO DE ESTUDOS, TRADUZ E INCORPORA PARA USO EM TODO O TERRITÓRIO BRASILEIRO.

Como fazer um trabalho de acordo com as normas da ABNT?

Passo a passo para formatar o trabalho seguindo as regras da ABNT
  1. Defina as margens da ABNT e outros pontos. ...
  2. Formate a capa na ABNT (NBR 14724) ...
  3. Faça a paginação dos elementos na ABNT (NBR 14724) ...
  4. Crie o sumário na ABNT (NBR 6027) ...
  5. Organize as citações e referências na ABNT (NBR 6023)

Em quais premissas básicas do sistema GHS a elaboração da norma ABNT NBR 14725 foi embasada?

A elaboração da NBR 14725 foi embasada pelas seguintes premissas básicas do Globally Harmonized System of Classification and Labelling of Chemicals (GHS): a necessidade de fornecer informações sobre substâncias ou misturas perigosas relativas à segurança, à saúde e ao meio ambiente; o direito do público-alvo de ...

Qual é a NR e NBR que norteia a rotulagem e Fichas de Informação de segurança de produtos químicos?

A Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos é um documento que possui informações essenciais sobre os riscos inerentes a misturas e substâncias químicas. As instruções de elaboração e o modelo de FISPQ no Brasil são definidas pela norma NBR 14.725 - Parte 4.

O que é a toxicidade aguda?

Neste estudo, a toxicidade aguda é caracterizada pela administração ou exposição da substância química numa dose única (ou múltipla num espaço de 24 horas), onde os efeitos adversos ocorridos nesse intervalo de tempo são analisados.

Quais as classes três classes de perigo Segundo o GHS?

ESTRUTURA DO GHS

Por exemplo, para os Perigos ao Meio Ambiente existem as três classes: Perigoso ao ambiente aquático - Agudo, Perigoso ao ambiente aquático - Crônico e Perigoso à camada de ozônio.

O que significa carcinogenicidade Categoria 1B?

Classificação de perigo do produto químico: BASE: Toxicidade aguda – Dérmica – Categoria 5 Corrosão/irritação à pele – Categoria 2 Lesões oculares graves/irritação ocular – Categoria 2A Sensibilização à pele – Categoria 1 Carcinogenicidade – Categoria 2 Toxicidade à reprodução – Categoria 1B Perigoso ao ambiente ...

O que mudou na ABNT 2021?

Tamanho padrão da folha: A4 (21 cm x 29,7 cm) Espaçamento entrelinhas de 1,5 ou simples. Fontes Times Roman ou Arial, tamanho 10, 12, 14, 16. A capa é um elemento, pré textual obrigatório, além da folha de aprovação, resumo em português e em língua estrangeira e sumário.

Como formatar nas normas da ABNT 2021?

Quais são as regras de formatação dos textos e margens?
  1. Tamanho da fonte – Salvo algumas exceções o tamanho deverá ser sempre 12;
  2. Fonte – Você poderá escolher entre Arial ou Times New Roman;
  3. Espaçamento – Deverá ser de 1,5;
  4. Margens – Esquerda e superior 3 cm e Direita e Inferior 2 cm.

Como usar et al ABNT 2021?

Et al. é uma palavra que vem do latim “et alii” ou “et alia”, que significa “e outros” ou “e outras”. De acordo com as normas da ABNT, a expressão deve ser usada para indicar que uma obra foi produzida por quatro autores ou mais.

Quais informações encontramos nas rotulagem e Ficha de informações de produtos químicos?

Seção 1: Identificação. Seção 2: Identificação de perigos. Seção 3: Composição e informação sobre os ingredientes. Seção 4: Medidas de primeiros-socorros.

Quais as informações mínimas necessárias num rótulo de solução?

Toda solução química preparada em laboratórios, para seu próprio uso ou de uso de outro Setor, deve conter um rótulo com: nome da solução, produto principal, produto secundário, usuário, procedência, data e o Diagrama de Hommel devidamente preenchido.

Como rotular um produto químico?

Portanto, a rotulagem precisa ter os seguintes elementos:
  1. a) Identificação e composição do produto químico;
  2. b) Pictograma de perigo;
  3. c) Palavra de advertência;
  4. d) Frase de perigo;
  5. e) Frase de precaução;
  6. f) Informações suplementares.
  7. *Por Ingrid Stockler e Tatyanne Werneck – Colaboradoras da Ius Natura.

Artigo anterior
O que faz o fogo?
Artigo seguinte
Como arrastar uma janela sem o mouse?