O que é NBR 13142?

Perguntado por: Sandro Tomé de Lourenço  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (72 avaliações)

Esta Norma fixa as condições exigíveis para dobramentos de cópias de desenho técnico. As normas relacionadas a seguir contêm disposições que, ao serem citadas neste texto, constituem prescrições para esta Norma.

Qual o objetivo da NBR 13142?

A NBR 13142 de 1999 substitui a de 1994. Elaborada com base na norma DIN 824:1981, esta tem como objetivo fixar diretrizes para o dobramento das folhas de projeto contendo os desenhos técnicos.

O que é NBR 10068?

Esta Norma padroniza as características dimensionais das folhas em branco e pré-impressas a serem aplicadas em todos os desenhos técnicos.

Qual o objetivo principal da norma NBR 10647?

Esta Norma define os termos empregados em desenho técnico. Para os efeitos desta Norma são adotadas as defini- ções de 2.1 a 2.6.

Qual o objetivo principal da norma NBR 8402?

A norma NBR 8402 apresenta ainda uma tabela com as proporções e dimensões dos caracteres. Esta norma fixa tipos e o escalonamento de larguras de linhas para uso em desenhos técnicos e documentos semelhantes.

NBR 13142 - Como fazer o drobramento de folhas A0, A1, A2 e A3

23 questões relacionadas encontradas

Qual é o objetivo das normas técnicas no desenho técnico Ou seja porque o desenho técnico deve seguir normas?

Quando elaboramos um trabalho escrito, os textos precisam seguir padrões e regras que facilitam sua compreensão e proporcionam um maior entendimento: regras de sintaxe, ortografia e concordância ajudam o autor a transmitir suas ideias de forma mais coesa e clara.

Quais são as condições apresentadas na NBR 8402?

Esta Norma fixa as condições exigíveis para a escrita usa- da em desenhos técnicos e documentos semelhantes. 2.1 As principais exigências na escrita em desenhos técni- cos são: a) legibilidade; b) uniformidade; c) adequação à microfilmagem e a outros processos de reprodução.

Quais as principais normas de desenho técnico?

A norma geral do desenho técnico é a ABNT/NBR 10647. Ela determina as nomenclaturas utilizadas nesse trabalho, os tipos de desenhos, o grau de elaboração, o grau de especificação, o material utilizado e as técnicas de execução (à mão livre ou no computador).

Qual a principal função dos desenhos projetivos?

DESENHO PROJETIVO – são os desenhos resultantes de projeções do objeto em um ou mais planos de projeção e correspondem às vistas ortográficas e às perspectivas. DESENHO NÃO-PROJETIVO – na maioria dos casos corresponde a desenhos resultantes dos cálculos algébricos e compreendem os desenhos de gráficos, diagramas etc.

O que significa NBR 10067?

Esta Norma fixa a forma de representação aplicada em desenho técnico. O símbolo deste método é representado na Figura 1. O símbolo deste método é representado na Figura 2. O desenho técnico é representado na cor preta.

Quais normas são necessárias consultar para o emprego da NBR 10068?

malha deve ter mais de 25 mm e no máximo 75 mm, e deve ser executado com traços contínuos de 0,5 mm de largura no mínimo. letras maiúsculas ao longo de uma margem e os numerais ao longo de outra margem. à legenda no sentido da esquerda para direita e devem ser repetidos no lado correspondente (ver Figura 9).

Quando eu uso linha tracejada?

A linha tracejada costuma ser feita em contornos não visíveis, como a aresta traseira de um cubo em perspectiva ou um rebaixo na face oposta mostrada em uma vista. Já a linha traço-ponto é utilizada para mostrar as linhas de simetria de superfícies circulares, como furos ou cilindros.

Como fazer um trabalho de acordo com as normas da ABNT?

Normas ABNT para TCC e Monografia ✍️ [Resumo]
  1. Folha: tamanho A4;
  2. Capa (NBR 14724);
  3. Folha de aprovação;
  4. Margem: 3 cm para as margens superior e esquerda. ...
  5. Fonte: Arial ou Times New Roman ou Arial (tamanho 12) em cor preta;
  6. Itálico: usa-se em palavras e expressões de outros idiomas;

O que é NBR 8403?

A NBR 8403 (ABNT, 1984) fixa tipos e o escalonamento de larguras de linhas para uso em desenhos técnicos e documentos semelhantes (Tabela 05 e Figura 16).

O que é desenho técnico e qual sua importância e objetivo?

O que é um Desenho Técnico

Uma parte muito importante da profissão é o desenho, mais especificamente, o desenho técnico. Desenhos técnicos são feitos por profissionais (chamados desenhistas) capazes de representar as formas, dimensões, posições, material, processos de fabricação e ajustes.

Para que servem as dobras das folhas?

A dobra é o acabamento que muda o formato do papel impresso. Com uma dobra simples, por exemplo, uma folha em tamanho A3 no formato fechado se transforma em uma folha A4. Por essa razão, é fundamental sinalizar a existência dela ao enviar o material para impressão.

Quais são os desenhos projetivos?

São elas:
  • O esboço à mão livre, ou rough de memória ou de observação,
  • o desenho geométrico,
  • as projeções ortogonais do desenho técnico, advindas da Geometria Descritiva,
  • as ilustrações em perspectiva,
  • as normas técnicas, incluindo o dimensionamento (cotagem), que antecedem a fase de execução.

Quais são as vistas ortográficas de um desenho projetivo *?

Vistas ortográficas principais

A projeção no plano vertical (π') corresponde à vista de frente ou frontal. A projeção no plano horizontal (π) corresponde à vista de cima ou superior. A projeção no plano de perfil (π”) corresponde à vista lateral esquerda.

Porque os psicólogos pedem para fazer desenhos?

O desenho, como linguagem artística, proporciona à criança oportunidades que possibilitam com que ela expresse aqui e agora seus sentimentos a respeito de algo. E em alguns casos, até mesmo mostrar suas angústias e seus medos. Pode-se dizer que o desenho é uma das maneiras mais eficientes de comunicação.

Qual a norma específica para desenho técnico mecânico?

Normas ABNT NBR/NM - CEE-237 | DESENHO TÉCNICO. Esta Norma especifica o formato das folhas de desenho e os elementos gráficos, a localização e a disposição do espaço para desenho, espaço para informações complementares e legenda, o dobramento de cópias e o emprego de escalas a serem utilizadas em d...

Qual a principal finalidade do desenho técnico?

A finalidade principal do Desenho Técnico é a representação precisa, no plano, das formas do mundo material e, portanto, tridimensional, de modo a possibilitar a reconstituição espacial das mesmas.

O que diz a NBR 8196?

A NBR 8196 foi elaborada e publicada em 1999, substitui a NBR 8196 de 1992 e teve como base a ISO 5455 de 1979. Esta norma descreve as condições de emprego de escalas e suas designações em desenhos técnicos.

Qual a norma da ABNT que rege a caligrafia técnica e quais são suas principais exigências?

Como regra, ela deve ser fácil de desenhar e legível. As letras se apresentam como algarismos e ficam localizadas em um ângulo de 75° à direita em relação a linha horizontal. Este tipo de escrita deve ser acatada pelos profissionais, e foi normalizada pela ABNT NBR 8402.

O que uma folha padrão para desenho técnico contém?

A folha para o desenho deve conter (ver Figuras 1 e 2): a) espaço para desenho; b) espaço para texto; e, c) espaço para legenda. vertical. à esquerda, no espaço para desenho. em consideração o dobramento das cópias do padrão de desenho, conforme formato A4.

Qual o propósito da caligrafia técnica e qual norma rege este padrão?

Essa padronização se dá pela norma NBR 8402, onde constam especificações que indicam a pontuação e também a escrita em geral por meio da chamada caligrafia técnica. Como já sabemos, essas padronização garante um entendimento de qualquer que seja o responsável pela interpretação técnica.

Artigo anterior
Quais são as principais adaptações das plantas do Cerrado?
Artigo seguinte
O que significa LIQ bloquetos?