O que é modo indicativo modo subjuntivo e modo imperativo?

Perguntado por: Gustavo Faria Costa  |  Última atualização: 6. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (64 avaliações)

Os Modos Verbais (indicativo, subjuntivo e imperativo) indicam as maneiras como os verbos se expressam: Indicativo - exprime fatos, certezas. Exemplo: Discursa muito bem. Subjuntivo - exprime desejos, possibilidades, dúvidas.

O que é o modo indicativo?

O indicativo é um modo verbal que expressa certeza do enunciador.

O que é o modo imperativo?

Modo usado para dar uma ordem ou advertência

Empregado quando se deseja fazer um pedido ou dar uma ordem a alguém, o modo imperativo é o modo verbal com menos tempos verbais, em comparação com os outros modos usados na Língua Portuguesa (modo indicativo e o modo subjuntivo).

O que é o modo subjuntivo?

O modo subjuntivo mostra o tempo verbal como provável, duvidoso, desejoso ou possível. Aparece nas orações principais e independentes, mas prioritariamente é empregado nas orações subordinadas que apresentam incerteza, probabilidade e hipótese.

Como saber se é modo subjuntivo?

O modo subjuntivo é aquele que apresenta o fato, a ação, mas de maneira incerta, imprecisa, duvidosa ou eventual. Este é o modo verbal exigido nas orações que dependem de outros verbos. Exemplos: Talvez ele chegue mais tarde.

FLEXÃO DOS VERBOS: INDICATIVO, SUBJUNTIVO E IMPERATIVO | Resumo de Gramática para o Enem

38 questões relacionadas encontradas

Quando é usado o modo subjuntivo?

Modo subjuntivo é um tipo de flexão verbal. Ele é utilizado para apontar um acontecimento incerto, um fato futuro, expressar uma vontade ou mesmo assinalar uma condição. Os tempos do modo subjuntivo são: presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito, pretérito mais-que-perfeito, futuro simples e futuro composto.

Como usar o subjuntivo?

O modo subjuntivo é utilizado para indicar um fato incerto, exprime condição, incerteza e dúvida. Uma característica particular desse modo verbal é sua dependência em relação a outro verbo. Logo, é muito comum ver o modo subjuntivo em orações subordinadas.

Como conjugar o verbo estar no modo subjuntivo?

Subjuntivo
  1. Presente. que eu o esteja. que tu o estejas. que ele o esteja. que nós o estejamos. que vós o estejais. ...
  2. Pretérito Imperfeito. se eu o estivesse. se tu o estivesses. se ele o estivesse. se nós o estivéssemos. ...
  3. Futuro. quando eu o estiver. quando tu o estiveres. quando ele o estiver. quando nós o estivermos.

O que são os modos verbais?

Os modos verbais são definidos como indicadores de como os verbos serão expressados, podendo ser classificados em: indicativo, subjuntivo e imperativo. Cada um desses tipos tem as suas características e particularidades, e você vai conhecê-las agora.

O que é verbo no modo imperativo exemplos?

Deter-nos-emos aqui em estudar o modo verbal chamado IMPERATIVO, que expressa uma ordem, pedido, recomendação, alerta, convite, conselho, súplica, etc. Exemplos: Vamos, corram! Perdoe-me, eu lhe imploro.

O que é verbo indicativo exemplos?

O modo indicativo apresenta seis tempos verbais. Esses tempos verbais se referem a ações que podem ocorrer no momento da fala (presente), antes do momento da fala (pretérito perfeito, imperfeito ou mais-que-perfeito) ou que ainda não ocorreram (futuro do presente e do pretérito).

Quais os verbos indicativos?

No modo indicativo, as ações verbais são tidas como reais, verossímeis ou certas de terem ocorrido ou de ocorrer em momento presente ou futuro. O modo indicativo apresente seis tempos verbais: presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito, pretérito mais-que-perfeito, futuro do presente e futuro do pretérito.

O que é presente do indicativo exemplos?

O presente é um tempo verbal que também é conjugado no modo subjuntivo. Contudo, no modo indicativo ele é usado para indicar uma ação habitual que ocorre no momento da fala: Exemplo: Eu abro a janela. ... Exemplo: Esperemos que ele abra a janela.

Quais são as três formas verbais?

Rigorosamente, são três os modos verbais: INDICATIVO, SUBJUNTIVO e IMPERATIVO. Porém, alguns gramáticos incluem, também como modos verbais, o PARTICÍPIO, o GERÚNDIO e o INFINITIVO. Alguns autores, no entanto, as denominam FORMAS NOMINAIS DO VERBO.

O que é modo exemplo?

O modo é uma categoria gramatical associada ao verbo que se exprime através de sufixos de flexão. Por exemplo, na forma verbal <cantassem>, -sse- é o sufixo de flexão que dá a informação de modo conjuntivo e de tempo pretérito imperfeito.

Quais são as formas nominais?

As formas nominais do verbo são:
  • Infinitivo: forma que expressa a ação em si.
  • Gerúndio: forma queexpressa o processo da ação.
  • Particípio: forma que expressa o resultado da ação.
  • Infinitivo impessoal:essa forma manifesta a ação. ...
  • Ajudar é a melhor forma de gratidão.
  • Rir é o melhor remédio.

Como conjugar verbo estar?

Conjugação do verbo: estar
  • Presente. eu. estou. tu. estás. ele/ ela/ você ...
  • Pretérito Imperfeito. eu. estava. tu. estavas. ele/ ela/ você ...
  • Futuro. eu. estarei. tu. estarás. ele/ ela/ você ...
  • Presente. que eu. esteja. que tu. estejas. ...
  • Futuro. se eu. estiver. se tu. estiveres. ...
  • Pessoal. eu. estar. tu. estares. ...
  • eu. estaria. tu. estarias. ele/ ela/ você

Como conjugar o verbo estar em espanhol?

estén ellos/ellas/Uds.
  1. yo esté
  2. tú estés.
  3. esté
  4. nosotros estemos.
  5. vosotros estéis.
  6. estén.

Como usar o verbo estar ou está?

Estar: significado

Deve ser utilizado, principalmente, nas locuções verbais, quando o mesmo tiver regência de uma preposição e quando não houver sujeito definido. Ainda pode ser usada em alguns outros casos. Geralmente, a dúvida está na utilização do verbo nas locuções ou em frases com preposições.

É necessário que subjuntivo?

o É necessário que (it's necessary): É necessário que se dedique muito para aprender bem uma língua estrangeira. o É importante que (it's important): É importante que se estude muito para ser bom profissional.

Para que serve o presente do subjuntivo?

O presente do subjuntivo é formado a partir do radical da primeira pessoa do singular do presente do indicativo, acrescentando-se a terminação apropriada. O presente do subjuntivo é usado: Para indicar dúvidas, desejos, incertezas, probabilidades e sentimentos.

Para que serve o futuro do subjuntivo?

O futuro do subjuntivo indica uma ação que ainda não aconteceu no futuro, mas que poderá acontecer, expressando eventualidade e possibilidade.

Como saber se a frase está no indicativo?

No presente do modo indicativo, o verbo é empregado das seguintes formas: a) Exprime fato atual ou simultâneo ao momento da enunciação, podendo exprimir, também, fato recorrente: Eu gosto de ler os livros de Shakespeare. Eu almoço no restaurante da esquina todos os dias.

Artigo anterior
Como saber se o meu licenciamento foi pago?
Artigo seguinte
O que é filtro harmônico?