O que é césio na química?

Perguntado por: Kevin Diego Machado de Silva  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (36 avaliações)

O metal alcalino césio esta localizado na família 1A da classificação periódica dos elementos, possui símbolo Cs, ponto de fusão de 28°C, ponto de ebulição de 670°C, número atômico 55, massa atômica 132,9 u.

O que é césio e para que serve?

O Césio 137 é um isótopo radioativo resultante da fissão de urânio ou plutônio, é usado em equipamentos de radiografia, até aí tudo bem, o problema ocorre quando este isótopo é desintegrado e dá origem ao Bário 137m que passa a emitir radiações gama.

O que o césio pode causar?

O césio-137 é bastante perigoso para o ser humano porque emite partículas ionizantes e radiações eletromagnéticas capazes de atravessar vários materiais, incluindo a pele e os tecidos do corpo humano, interagindo com as moléculas do organismo e gerando efeitos devastadores.

Quais são as características do césio?

O césio (Cs) é um elemento químico metálico pertencente ao grupo dos metais alcalinos, monovalente, de cor prateada, muito mole, macio, brilhante, reage com o oxigénio e de forma explosiva com a água e localiza-se no grupo 1 e período 6 da Tabela Periódica. Este possui número atómico 55 e massa atómica 132,905 45.

Quais os tipos de césio?

No caso do Césio existem vários isótopos (número de massa variando de 129 a 137), veja alguns deles:
  • Césio 133: utilizado na construção de relógios atômicos. ...
  • Césio 134 e 135: utilizados para determinar a quantidade de Césio produzida em uma indústria nuclear.
  • Césio 137: utilizado em equipamentos de radioterapia.

A Química do Césio 137 - 30 anos do Acidente

29 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre o césio 133 para o Césio 137?

A diferença está em que o Césio 137 possui 82 nêutrons e o Césio 133 possui 78 nêutrons. Ambos são Isoelectrónicos, então támbem tem 55 elétrons para ficarem com carga nula.

O que o Césio 137 causa no corpo humano?

Tais exposições podem gerar problemas como náuseas, vômitos, diarreia, tonturas, queimaduras e até mesmo a morte. Na ausência de tratamento médico, o césio-137 tem meia-vida de 70 dias no corpo humano.

Porque o nome césio?

Sua descoberta ocorreu no ano de 1860, pelos cientistas Kirchoff e Bunsen, sendo o primeiro elemento a ser descoberto por espectroscopia, através da análise do espectro de água mineral, seu nome tem origem do latim “caesius”, que significa céu azul, em função tanto do metal quanto de seus compostos emitirem uma ...

Qual o número atômico do Césio 137?

Descoberto em 1860, por Kirchhoff e Bunsen, o elemento químico césio tem número atômico 55 e seus isótopos mais relevantes são o 133 e o radiativo 137. Assim, o césio-137 é um radioisótopo do césio que tem em seu núcleo 55 prótons e 82 nêutrons.

Como limpar o organismo da radiação?

Se a contaminação não for alta, é realizado um processo de lavagem do corpo da pessoa com a utilização de água, sabão e vinagre. É importante levar em conta que os níveis de radiação presentes na água utilizada precisam ser controlados, uma vez que, após o processo, ela conterá radiação.

Quais são os sintomas comuns em pessoas contaminadas por radiação?

Exposição a níveis moderados de radiação - acima de um gray (a medida padrão da dose absorvida pelo corpo) - podem resultar em náusea e vômitos, seguidos de diarreia, dores de cabeça e febre.

Quais foram as doenças causadas pelo Césio-137?

O trabalhador exposto à radiação explica ainda que muita gente que esteve no local do acidente hoje tem problemas cardíacos, câncer e distúrbio mental, além de sofrer com preconceito. O Revista Brasil fala até o dia 13 de setembro sobre esse acidente radioativo.

Onde é encontrado césio no dia a dia?

O césio encontra-se distribuído em pequenas quantidades por toda a crosta terrestre em rochas sedimentares, em granitos, na água do mar e em águas minerais. Foi o primeiro elemento descoberto por meio da espectrometria em uma amostra de água mineral encontrada na Alemanha.

Para que serve o cloreto de césio?

O cloreto de césio é usado na preparação de vidros eletricamente condutores e telas de tubos de raios catódicos. Em conjunção com gases raros CsCl é usado como em lâmpadas excimer: uma fonte de descarga de gás de luz ultravioleta que usa, por exemplo, eletricamente excitado XeCl moléculas excimer.

Quantas pessoas foram vítimas do Césio 137?

A descoberta do acidente foi feita pelo físico Walter Mendes, e o trabalho de contenção retirou seis mil toneladas de lixo nuclear de Goiânia. Mais de 110 mil pessoas foram examinadas, e quatro morreram pelo contato com a radiação.

Quando se diz que o elemento Césio 137 tem meia vida de cerca de 30 anos o que esse valor significa?

No caso do césio-137, a meia-vida é de 30 anos. Assim, se temos 20 gramas dele e, a cada 30 anos, a massa reduz-se pela metade, logo: No esquema, podemos perceber que demorará 210 anos para que 20 gramas de césio reduzam-se a 0,15625 gramas.

Qual os efeitos da radiação no corpo humano?

A radiação pode provocar basicamente dois tipos de danos ao corpo, um deles é a destruição das células com o calor, e o outro consiste numa ionização e fragmentação(divisão) das células. O calor emitido pela radiação é tão forte que pode queimar bem mais do que a exposição prolongada ao sol.

O que a radiação de Chernobyl causou nas pessoas?

Também há sintomas clássicos ligados à região do organismo que sofreu dano, como mucosite oral, pneumonite e pericardite, por exemplo. "A maioria dos expostos em Chernobyl apresentou mucosites e efeitos cutâneos.

Quais os efeitos iniciais da radiação nas pessoas?

Pele: ocorrem vermelhidão e queimaduras, mas a pessoa não sente calor ou um aumento repentino da temperatura. Medula óssea: há o rico de aniquilar a fábrica de células do sangue e de defesa. Isso abre alas para infecções oportunistas.

Quais as semelhanças e diferença entre os isótopos?

Isótonos: átomos com número de nêutrons (n) iguais que se diferem pelo número atômico (Z) e de massa (A). Exemplo: Mercúrio (Hg) e Chumbo (Pb). Isótopos: se definem como átomos pertencentes a um mesmo elemento químico, possuem números atômicos iguais, mas se diferem no número de massa.

Quais as semelhanças e diferenças entre os isótopos?

Assim, os isótopos são elementos que apresentam mesmo número de prótons, os isóbaros possuem mesmo número de massa, enquanto que os isótonos possuem mesmo número de nêutrons.

Quais são as semelhanças e diferenças entre os isótopos?

Átomos isótopos possuem o mesmo número de prótons e diferente número de nêutrons. ... Por outro lado, átomos de elementos químicos diferentes podem ter semelhanças entre si. Essas semelhanças e diferenças nas propriedades dos átomos devem-se principalmente à quantidade de partículas atômicas (prótons, nêutrons e elétrons).

Artigo anterior
O que é contudo sinônimo?
Artigo seguinte
Porque Ozempic emagrece?