Tem como passar a pensão por morte para outra pessoa?

Perguntado por: Lisandro João Carvalho  |  Última atualização: 20. Januar 2022
Pontuação: 4.4/5 (66 avaliações)

Mas no Regime Geral de Previdência Social a pensão é garantida aos dependentes do segurado, e não aos dependentes de seus dependentes. Assim sendo, a pensão por morte não pode ser transferida para nenhuma outra pessoa, não importa o gênero, o estado civil, o grau de dependência econômica, etc.

É possível transferir a pensão por morte para outra pessoa?

Essa é uma dúvida muito comum, mas a resposta para essa pergunta é não, não é possível transferir a pensão de um beneficiário para outro.

Como fazer para transferir a aposentadoria do cônjuge que morreu?

Para receber a pensão por morte do marido falecido, é preciso preencher os requisitos legais:
  1. demonstrar o óbito ou a declaração da morte presumida;
  2. comprovar o vínculo de dependente;
  3. comprovar a qualidade de segurado do falecido.

Quais são as regras atuais de rateio da pensão por morte?

As regras atuais de rateio da pensão por morte determinam que ela será paga igualmente a todos os beneficiários dependentes que tenham direito. Ou seja, se há 4 pessoas dependentes, cada uma receberá 25% do valor total da pensão, por exemplo.

Quem pode pedir pensão por morte?

Quem tem direito à pensão por morte? Se não houver filhos ou cônjuge, os pais do segurado que morreu podem pedir a pensão, desde que comprovem dependência econômica. ... Também é necessário comprovar dependência econômica. Para irmãos, a pensão só será paga até os 21 anos de idade, salvo casos de invalidez ou deficiência.

Transferência de pensão por morte a outro dependente

20 questões relacionadas encontradas

O que é necessário para requerer uma pensão por morte?

Pensão por morte: requisitos para solicitar em 2021
  1. A declaração de óbito ou morte presumida do beneficiário.
  2. A qualidade de segurado do falecido no momento do óbito.
  3. A existência de dependentes que possam ser habilitados como beneficiários no INSS.

Quem tem direito a pensão por morte esposa ou companheira?

Por tradição, o INSS e o Poder Judiciário interpretam a legislação previdenciária no sentido de que o direito à pensão por morte cabe às cônjuges e companheiras que conviviam de fato com o falecido na data do óbito.

Como é dividida a pensão por morte quando há vários dependentes?

Nessa situação o valor da pensão é dividido igualmente entre os dependentes e, quando um deles perder o direito (por exemplo o filho que completa 21 anos) o valor será recalculado. Ou seja, se o falecido deixar esposa e dois filhos, seja fora do casamento ou não, ambos receberão o mesmo valor.

Como fica a pensão por morte em 2020?

Por exemplo, se o segurado faleceu em 20 de dezembro 2020, e sua esposa contava com 44 anos de idade, o pagamento da pensão será vitalício. Se o segurado falecer em 10 de janeiro 2021, e sua esposa contar com 44 anos de idade, a pensão será paga por 20 anos.

Quais os motivos que leva uma viúva perder a pensão do INSS?

Quando o cônjuge ou companheiro(a) completa uma idade determinada
  • O segurado tenha feito menos de 18 contribuições mensais ao INSS.
  • Se o casamento ou união estável tiver menos de 2 anos de duração no momento da morte do segurado.

Quando o aposentado morre posso receber até quando?

Você pode ter direito de receber a pensão por morte da pessoa que veio a óbito, essa é uma maneira legal de continuar recebendo um benefício daquele que veio a falecer. Isso ocorre, porque após o falecimento do segurado, seus dependentes podem ter direito a dar entrada na pensão por morte.

Sou aposentada posso receber pensão por morte do meu marido?

Em relação ao benefício maior (pensão por morte), ela vai receber o valor integral. ... Portanto, um aposentado pode receber pensão por morte.

Quando a aposentadoria passa para o cônjuge?

Cônjuge: para ter direito é necessário comprovar o casamento ou união estável no momento do falecimento do contribuinte. Também tem direito a pensão por morte do cônjuge o divorciado ou separado judicialmente que recebia pensão alimentícia. Filhos e equiparados: devem possuir menos de 21 anos, em regra geral.

Como transferir o benefício do INSS para outra pessoa?

Para isso, basta comparecer na agência bancária que deseja receber e solicitar a portabilidade do benefício. Nesse caso, o saque do benefício ocorrerá por meio do cartão do banco. Caso o beneficiário deseje receber utilizando o cartão do benefício, seja preciso fazer a alteração no aplicativo do Meu INSS.

Quando o filho completa 21 anos a pensão volta para o marido?

Desse modo, a regra mais geral que podemos apontar é que quando o filho completa 21 anos de idade a pensão “volta para esposa” somente se o óbito aconteceu ANTES de 12 de novembro de 2019. E se acaso o óbito ocorreu depois dessa data, quando o filho completa 21 anos, esse dinheiro não reverte para mais ninguém.

O que acontece com a ordem de recebimento de benefício dos dependentes?

77, caput, da Lei 8.213/91, traz a possibilidade de havendo mais de um dependente da mesma classe, o benefício será distribuído de forma idêntica entre eles, ou seja, todos concorrerão da mesma forma no montante do benefício dividindo-se em cotas iguais.

Quem tem direito a herdar a aposentadoria?

Quem tem direito à pensão por morte

– Para filhos e equiparados inválidos: com invalidez confirmada por perícia; – Para os pais: comprovar dependência econômica; – Para os irmãos: comprovar dependência econômica e idade inferior a 21 anos, a não ser que tenham alguma deficiência.

É possível receber pensão por morte e aposentadoria?

É possível receber 100% do valor do maior benefício

Ainda é possível acumular aposentadoria e pensão por morte, porém, há limites. Nos casos em que a lei permitir acúmulo de benefício, serão pagos 100% do benefício de maior valor a que a pessoa tem direito, mais um percentual da soma dos demais.

Como comprovar união estável para receber pensão por morte?

A solicitação da escritura pública, documento que prova a união estável, deve ser feita em tabelião de notas e também é necessário apresentar provas documentais e testemunhas. "É possível apresentar todos os documentos que provem aquela união, como comprovantes de endereço das duas pessoas no mesmo endereço.

Sou aposentada tenho direito a pensão por morte do marido 2021?

De acordo com a nova Previdência, promulgada em novembro de 2019, se o falecido era aposentado, então o valor do benefício aos dependentes será de 50% da aposentadoria. Acrescenta-se, ainda, 10% por dependente (cônjuge, companheiro (a), filhos etc.) até que chegue a 100%.

Como dar entrada em pensão por morte INSS 2021?

Veja o passo a passo
  1. Acesse o aplicativo ou portal Meu INSS (meu.inss.gov.br)
  2. Informe CPF e senha e vá em “Avançar”
  3. Escolha a opção “Agendamentos/Requerimentos”
  4. Clique em “Novo requerimento” e, depois, em “Atualizar.
  5. Digite, no campo “Pesquisar”, a palavra “pensão” e selecione a opção desejada.

Quando a pessoa morre o INSS fica sabendo?

Nesse passo, é evidente que os sucessores da pessoa falecida têm direito a receber o saldo do salário/benefício até a data do óbito. ... Assim que a informação sobre o óbito é recebida pelo INSS ou pelo órgão público, o que acontece em seguida é o bloqueio e o estorno do valor, caso ele já tenha sido depositado.

Quem informa o óbito ao INSS?

A responsabilidade de comunicar o óbito ao INSS é do cartório. "Não queremos que permaneçam como vivas pessoas falecidas e, muito menos, que pessoas mortas sejam consideradas vivas”, explica José Cechino, secretário executivo do Ministério da Previdência Social.

Como conseguir alvará judicial para sacar dinheiro de falecido?

Por fim, os documentos necessários para abertura do alvará judicial são:
  1. RG e CPF;
  2. Comprovante de endereço;
  3. Certidão de nascimento/casamento;
  4. Cópia dos documentos pessoais do falecido;
  5. Certidão de Óbito;
  6. Certidão de Existência ou Inexistência de Dependentes Previdenciários do INSS;
  7. Declaração de herdeiros.

Sou viúvo se casar de novo perco a pensão?

Portanto, quem recebe o benefício de pensão por morte do INSS não deixará de receber se casar novamente. ... Assim, a mesma pessoa poderia receber diversas pensões conforme o número de vezes em que ficou viúvo ou viúva. A partir dessa lei foi proibida a possibilidade de receber mais de um benefício de pensão por morte.

Artigo anterior
Quantos GB tem o FIFA 20?
Artigo seguinte
Como colocar espaçamento de 1 5 no Word 2010?