Como ocorre a ativação do sistema complemento pela via alternativa?

Perguntado por: Yasmin Andreia Nunes  |  Última atualização: 23. April 2025
Pontuação: 4.3/5 (41 avaliações)

A via alternativa é ativada continuamente na fase fluída em pouca intensidade; na presença de um ativador exógeno, esta é amplificada. Isso inicia uma cascata de eventos proteolíticos, resultando na formação de C5 convertase da via clássica e alternativa, que cliva a molécula de C5 em C5b e C5a.

Quais são as vias de ativação do sistema complemento?

O complemento é formado por proteínas solúveis no plasma como expressas na membrana celular, e é ativado por diversos mecanismos por três vias: via clássica, via alternativa e via da lectina.

Como ocorre a ativação das 3 vias do sistema complemento?

Existem três vias de ativação do sistema complemento: Via clássica - ativada diretamente pelo patógeno ou indiretamente por anticorpos que se ligam na superfície do patógeno; Via da lectina ligadora de manose; Via alternativa - fornece uma amplificação para as outras duas vias.

Como a via da lectina é ativada?

A ativação da via das lectinas é independente dos anticorpos; ocorre quando a MBL, uma proteína sérica, se liga a grupos de manose, frutose ou N-acetilglicosamina na parede celular bacteriana, na parede de leveduras ou nos vírus. Essa via, por outro lado, lembra estrutural e funcionalmente a via clássica.

Em qual via tem envolvimento de manose?

VIA DA LECTINA

Ela é iniciada pela ligação da lectina ligadora a manose (MBL) a superfícies bacterianas com polissacarídeos (mananas) contendo manose.

#02 Via Alternativa - Sistema Complemento - Imunologia

45 questões relacionadas encontradas

O que ativa a via alternativa?

VIA ALTERNATIVA

Pode ser ativada pelas C3b ou C3. H2O, ou por alguns tipos de parede celular.

Como o IgM ativa o sistema complemento?

molécula de IgM é suficiente para ativar o complemento, graças a sua formação pentamérica. necessárias múltiplas moléculas de IgG para ativar o complemento. Dos subtipos de IgG, a IgG4 não ativa o complemento; as demais ativam, sendo que a IgG3 é a que é mais eficaz e a IgG2 é a mais fraca na ativação (Tabela 1).

Quais vias estão relacionadas ao sistema imune inato?

As vias mieloides produzem eritrócitos, plaquetas e células da resposta imune inata. As vias linfoides produzem as células de resposta adaptativa e as células natural killer.

Quais os efeitos biológicos da ativação do sistema complemento?

As consequências biológicas da ativação do complemento são principalmente a defesa contra infecções piogênicas, a interação entre imunidade inata e adaptativa e a remoção de complexos-imunes e produtos da injúria tecidual.

O que é Mac no sistema complemento?

O complexo de ataque à membrana (MAC) ou complexo terminal do complemento (TCC) é uma estrutura tipicamente formada na superfície de bactérias como resultado da ativação das vias clássica, das lectinas ou alternativa do complemento pelo hospedeiro e é uma das proteínas efetoras do sistema imune.

O que é via lítica?

VIA DA LECTINA

Ela é iniciada pela ligação da lectina ligadora a manose (MBL) a superfícies bacterianas com polissacarídeos (mananas) contendo manose. A ligação de MBL a um patógeno resulta na associação de duas proteases de serina, MASP-1 e MASP-2 (MBL-proteases associadas a serina).

O que compõe o sistema complemento?

O Sistema Complemento é composto por proteínas plasmáticas / séricas pertencentes às frações gama, beta e alfa globulinas por causa do seu comportamento de migração na eletroforese de proteínas do soro.

O que são citocinas e qual sua função?

Citocinas são proteínas que têm a função de sinalização, mediando funções celulares. São produzidas pela imunidade inata e adaptativa de modo breve e autolimitado, que só ocorre em resposta a antígenos. São agentes secretados por um tipo de célula imunológica que estimula um outro tipo de célula.

O que a deficiência de C3 pode causar?

A deficiência de C3 compromete as atividades relacionadas com a opsonização e fagocitose, causando uma susceptibilidade maior às infecções por bactérias piogênicas, tais como Haemophilus influenzae e Streptococcus pneumoniae.

O que é MHC em imunologia?

O MHC é por definição conhecido como um locus gênico responsável pela codificação de estruturas proteicas que fazem a apresentação de antígenos aos linfócitos T, promovendo a proliferação dessas células e consequente resposta imunológica própria.

Como é realizada a resposta antiviral pelo sistema imune inato?

A resposta imune antiviral se baseia primeiramente em uma resposta com células T auxiliares (TCD4+), que segue principalmente dois caminhos: Th1 (que leva à ativação de TCD8+) e Th2 (que leva à ativação de célula B e produção de anticorpos).

O que pode acontecer se o sistema complemento for desregulado?

Mutações genéticas ou aumento do consumo do complemento levam à ativação imprópria ou excessiva do complemento, podendo conduzir a consequências lesivas e ao desenvolvimento de diversas doenças, como, lúpus eritematoso sistêmico, síndrome urêmica hemolítica atípica, glomerulopatia C3, hemoglobinúria paroxística noturna ...

Qual a diferença entre resposta imune celular e humoral?

Essa imunidade pode ser classificada em humoral e celular. A imunidade humoral envolve a produção de anticorpos, proteínas sintetizadas pelos plasmócitos, os quais são formados pela diferenciação dos linfócitos B. A imunidade celular, por sua vez, é aquela que acontece devido à ação dos linfócitos T.

Quais são as 4 fases da resposta imunológica?

Fagocitose, liberação de mediadores inflamatórios, ativação de proteínas do sistema complemento, bem como síntese de proteínas de fase aguda, citocinas e quimiocinas são os principais mecanismos na imunidade inata.

Como o sistema imunológico é ativado?

O sistema imunológico responde à presença dos antígenos produzindo células que atacam diretamente o patógeno ou produzindo proteínas específicas chamadas de anticorpo. Os anticorpos se ligam ao antígeno e levam o patógeno até os locais onde serão destruídos.

O que são os Pamps e Damps?

Estruturas denominadas “Padrão Molecular Associado ao Patógeno” (PAMP) e “Padrão Molecular Associado ao Dano” (DAMP) são reconhecidos por esses receptores, induzem respostas imunes inatas e podem modular a imunidade adquirida.

O que é IgG IgM e IgA?

São proteínas (imunoglobulinas) que protegem as pessoas contra invasores microscópicos como vírus, bactérias, substâncias químicas e toxinas. Existem cinco classes diferentes de imunoglobulinas (IgM, IgG, IgE, IgA e IgD). As três imunoglobulinas investigadas com maior frequência em exames são IgM, IgG e IgE.

Quais são as funções dos anticorpos IgA IgG IgM IgE e IgD?

O que é IgA, IgD, IgE, IgG e IgM? É a segunda imunoglobulina em maior quantidade no organismo. Uma de suas funções é fazer a proteção dos tecidos das mucosas contra a invasão de microrganismos. Segundo o UpToDate, ela pode ser encontrada nas lágrimas, leite materno, saliva, secreções do trato respiratório etc.

Quais doenças ocorrem em decorrência de falhas no sistema complemento?

Doenças imunologicamente mediadas estão associadas às variantes alotípicas do complemento, em particular lúpus eritematoso sistêmico, artrite reumatóide, esclerose múltipla, doença celíaca, deficiência de IgA e IgG4, entre outras.

Como a imunoglobulina age no organismo?

As imunoglobulinas (anticorpos) são proteínas de importância vital que circulam no sangue e realizam uma grande variedade de tarefas. Eles influenciam significativamente o equilíbrio do nosso sistema imunológico. O tipo de anticorpo predominante no sangue humano é a imunoglobulina G (IgG).

Artigo anterior
O que os portugueses vieram fazer aqui no Brasil?
Artigo seguinte
Quanto custa um big mac no brasil?