Quais são os fundamentos jurídicos e sociais que justificam a existência do Instituto usucapião?

Perguntado por: Filipe Isaac Matias Matos Moreira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (41 avaliações)

Portanto, para que se possa exercer qualquer espécie de usucapião, é preciso que o possuidor detenha ao menos três requisitos essenciais: a continuidade da posse, a ausência de oposição e a intenção de se tornar dono (animus domini). Não havendo pelo menos um desses elementos, não há que se falar em usucapião.

Quais os principais elementos que fundamentam o instituto da usucapião e quais os princípios constitucionais o respaldam?

Para reconhecimento da usucapião, em sua modalidade ordinária, são exigidos os requisitos genéricos da usucapião – animus domini, posse mansa e pacífica, de boa-fé e ininterrupta -, mais o justo título, constituído por documento suficiente para o ato translativo ou constitutivo da propriedade, emitido por quem tem o ...

Qual é a natureza jurídica da ação de usucapião?

Natureza jurídica da ação de usucapião. Trata-se de ação declaratória visando ao reconhecimento da relação jurídica dominial sobre determinados bens.

Quais são os 5 requisitos que devem estar presentes em todas as espécies de usucapião?

e) Usucapião especial urbano coletivo (arts. 10 a 12 do Estatuto da Cidade[3]): os requisitos são os seguintes: (a) Prazo de 5 anos; (b) requisitos obrigatórios; (c) imóvel urbano superior a 250m²; (c) posse coletiva de população de baixa renda; (d) finalidade de moradia.

Quais os tipos de usucapião previstos no ordenamento jurídico e quais os requisitos de cada um?

Os pressupostos da usucapião, basicamente são cinco: coisa hábil ou suscetível de usucapião, posse, decurso do tempo, justo título e boa-fé. Ressalva-se que os dois últimos são exigidos apenas na usucapião ordinária, enquanto os outros três são necessários em todos os outros tipos.

Usucapião - Especialista em Usucapião - Aula Completa - Prof. Júlio César Sanchez

38 questões relacionadas encontradas

Quais os tipos de usucapião existentes no ordenamento jurídico brasileiro?

Existem três espécies de usucapião sobre bens imóveis: a extraordinária, a ordinária e a especial (rural ou pro labore e urbana pro moradia ou pro misero). Já sobre bens móveis existem apenas dois: a extraordinária e a ordinária.

Quais são os tipos de usucapião?

Artigo: Conheça as espécies de usucapião de bens imóveis – Por Erika da Silva Vieira
  • – USUCAPIÃO EXTRAORDINÁRIA: ...
  • – USUCAPIÃO ORDINÁRIA. ...
  • – USUCAPIÃO CONSTITUCIONAL OU ESPECIAL URBANA. ...
  • – USUCAPIÃO CONSTITUCIONAL OU ESPECIAL RURAL. ...
  • – USUCAPIÃO POR ABANDONO DE LAR. ...
  • – USUCAPIÃO COLETIVA.

Quais os requisitos da ação de usucapião?

Quais são os requisitos principais da usucapião?
  • Posse com intenção de dono.
  • Posse mansa e pacífica.
  • Posse contínua e duradoura.
  • Posse de boa-fé e com justo título.

Quais os requisitos específicos da usucapião?

Seus requisitos são:
  • Existência do animus domini, o comportamento de proprietário;
  • Inexistência de oposição à posse;
  • Posse ininterrupta por 02 (dois) anos;
  • Utilização do imóvel para moradia sua ou de sua família;
  • Imóvel de até 250m²;
  • Não ser proprietário de outro imóvel, urbano ou rural;

Quais os requisitos da usucapião agrária?

a) não ser o usucapiente proprietário de imóvel rural ou urbano; b) que a área seja exclusivamente rural; c) que a área a usucapir não seja superior a 50 hectares; d) que o usucapiente investido na posse esteja tornando a terra produtiva por seu trabalho ou de sua família; e) que o usucapiente tenha na terra a sua ...

Qual a natureza da sentença que reconhece a usucapião e quais seus efeitos?

A sentença que reconhece a usucapião possui natureza DECLARATÓRIA, tendo em vista que reconhece judicialmente a aquisição do direito à propriedade do imóvel desde a ocorrência dos requisitos objetivos (temporais etc.) e subjetivos (boa-fé etc.) exigidos pela norma jurídica.

Qual a origem do usucapião?

De forma bem sucinta, a ideia de usucapião surgiu no direito romano, na Roma Antiga, com a Lei das XII Tábuas, que semeou esse instituto quando criou a prescrição do direito de propriedade na possibilidade do proprietário não exercer a posse daquele bem, móvel ou imóvel.

O que é usucapião direito Civil?

A legislação brasileira permite que uma pessoa possa adquirir a propriedade de um bem, seja móvel ou imóvel, pelo uso por um determinado tempo, sem interrupção, e desde que cumpra os requisitos exigidos pela lei.

Qual a principal diferença entre o usucapião constitucional urbano e o usucapião constitucional rural?

A usucapião especial urbana está previsto no artigo 183 da Constituição Federal. ... A diferença dessa forma de usucapião para a especial rural é que nessa última, prevista no artigo 1º da Lei 6969/81, a área rural não pode ser maior do que 25 hectares.

Quais são os requisitos necessários para a caracterização de uma usucapião constitucional urbana?

Já a usucapião urbana, também denominado de pro misero ou pró-moradia, tem como requisitos a posse sem oposição de área urbana de até duzentos e cinquenta metros quadrados por 5 (cinco) anos ininterruptos, utilizando-a como moradia sua ou de sua família, sendo vedada a posse de qualquer outro imóvel.

Quais são os elementos constitutivos da propriedade imóvel?

Os elementos constitutivos da propriedade correspondem aos direitos essenciais que integram a relação jurídica que se estabelece entre o proprietário e a coisa, quais sejam usar, gozar, dispor e reivindicar, conforme dispõe o art. 1.228, caput, do Código Civil de 2002.

O que é preciso para comprovar usucapião?

Ação Usucapião
  1. RG e CPF da parte;
  2. Certidão de casamento;
  3. Planta e/ou croqui do imóvel;
  4. Comprovantes de residência;
  5. Matrícula atualizada do imóvel;
  6. Comprovantes de pagamento de IPTU;
  7. Fotos de todos os cômodos do imóvel;
  8. Contratos, declarações, escrituras ou outros documentos que esclareçam a origem da posse;

Quais são os requisitos legal para proceder a usucapião extrajudicial?

Usucapião Extrajudicial
  1. Planta e Memorial descritivo assinado por profissional legalmente habilitado.
  2. Certidões negativas dos distribuidores da comarca da situação do imóvel e do domicílio do requerente.
  3. Justo título que demonstre a origem, a continuidade, a natureza e o tempo da posse.
  4. Qualificação completa do requerente.

Quais as duas fases do usucapião?

A Constituição Federal de 1988 trouxe outras duas espécies de usucapião, quais sejam, a constitucional urbana e a constitucional rural.
  • 4.1. Usucapião especial urbana. A usucapião especial urbana encontra-se disposta no art. ...
  • 4.2. Usucapião especial rural.

Quando a pessoa tem direito a usucapião?

Tem direito à Usucapião o indivíduo que exercer a posse com ânimo de dono por um determinado período. Ou seja, vizinhos e comerciantes locais devem o reconhecer como dono/morador do imóvel.

O que impede o usucapião?

Além disso, bens irregulares, sem registro, sem demarcação ou sem matrícula pública podem ser objetos de usucapião. Por outro lado, se o dono do bem cuida corretamente dele, paga os tributos e contas necessárias e o administra de acordo com o que estabelece a lei, o bem dificilmente será usucapido.

Quando se pode pedir usucapião?

Os prazos são: Usucapião Ordinária posse ininterrupta por 10 anos. O qual é reduzido para 5 anos quando existe um justo título, residência no local ou atividade de interesse social; Usucapião Extraordinária posse ininterrupta por 15 anos.

Qual a diferença de usucapião ordinário e extraordinário?

ORDINÁRIO E EXTRAORDINÁRIO

O usucapião ordinário, sempre irá ter como requisito, tempo de posse mínima no bem inferior ao extraordinário, devendo para se propor este tipo de usucapião que a parte comprove a posse mansa e pacifica no bem por pelo menos 10 anos de maneira ininterrupta, boa fé e justo título.

O que é o usucapião ordinário?

A usucapião ordinária é aquela prevista no artigo 1.242, do Código Civil, segundo o qual, "adquire também a propriedade do imóvel aquele que, contínua e incontestadamente, com justo título e boa-fé, o possuir por dez anos".

Qual a diferença de aluvião e avulsão?

AVULSÃO é o deslocamento, por força natural, súbita e com violência, de uma porção de terra que se desloca de um imóvel e se junta a outro. ALUVIÃO é o processo de aumento paulatino de um terreno pelo depósito sedimentar que um rio ou mar fazem, ou por aterros naturais, ou pelo desvio de um curso de água.

Artigo anterior
O que significa planta no BBB 22?
Artigo seguinte
O que carrega mais rápido 110 ou 220?