O que é método intuitivo na filosofia?

Perguntado por: Anna Victória Lourenço de Neves  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (54 avaliações)

Método discursivo e método intuitivo
A intuição consiste num único ato do espírito, ou seja, por meio dessa obtém-se um conhecimento imediato que vai diretamente ao objeto, tratando-se, portanto, de um método direto.

Como era conhecido o método intuitivo?

O método intuitivo surgiu na Alemanha no final do século XVIII pela iniciativa de Basedow, Campe e, sobretudo de Pestalozzi. Consistia na valorização da intuição como fundamento de todo o conhecimento, isto é, a compreensão de que a aquisição dos conhecimentos decorria dos sentidos e da observação.

Quais são os tipos de intuição?

“A intuição não é uma opinião, é a própria coisa”.
...
Os quatro tipos de pensamento intuitivo
  • Pensamento intuitivo emocional. ...
  • Pensamento intuitivo mental. ...
  • Pensamento intuitivo psíquico. ...
  • Pensamento intuitivo espiritual.

Quais são os métodos filosóficos?

Quais são os métodos filosóficos?
  • Dialético – conflito de ideias e argumentos para se chegar a um consenso;
  • Hermenêutico – interpretação e análise do contexto histórico, social e da linguagem;
  • Analítico – analisa internamente as estruturas da linguagem.

Quais são as principais características do conhecimento intuitivo?

O conhecimento intuitivo tem como principais características em ser um conhecimento Imediato; individual; o fator predominante é o "instinto"; percepções de acordo com a sabedoria individual.

1º Ano Filosofia Método Discursivo e Intuitivo

25 questões relacionadas encontradas

O que é um conhecimento intuitivo?

Que se obtém por intuição: conhecimento intuitivo. Provido de intuição: natureza intuitiva. Que age por intuição: comportamento intuitivo. [Filosofia] Que estabelece uma compreensão (conhecimento), de modo direto e instantâneo, sem a utilização de deduções ou classificações caracterizadas por conceitos.

Quais são as principais características do conhecimento discursivo e do conhecimento intuitivo?

Chamamos conhecimento discursivo o conhecimento mediato, isto é, aquele que se da por meio de conceitos. Esse tipo de pensamento opera por etapas, por encadeamento de ideias, juízos e raciocínios que levam a determinda conclusão.

Qual é o método da filosofia?

Chamamos de Método na Filosofia o procedimento racional que a partir de um processo lógico e ordenado consegue produzir algo. Ora, dentro da Filosofia isso acontece a partir de uma sequência de operações lógicas que busca atingir um resultado.

Quais são as características do método filosófico?

O conhecimento filosófico, desde a sua origem, é marcado por várias características, como a racionalidade, o questionamento, o uso de conceitos, a transmissão pelo diálogo, o desenvolvimento da reflexão crítica, entre outras.

Qual é o método da filosofia da educação?

Os métodos da filosofia da educação. ... Consiste em interrogar os grandes filósofos do passado sobre os grandes problemas da educação, como o papel da autoridade, a motivação, a selecção, a formação dos sentimentos, a cultura . Nesta prespectiva, a história das ideias não tem como fim aclarar a passado mas o presente .

Como saber se é intuitiva?

O que diferencia as pessoas intuitivas?
  1. 1 – Elas ouvem sua voz interior. ...
  2. 2 – Elas passam tempo na solidão. ...
  3. 3 – Elas escutam seu corpo. ...
  4. 4 – Elas são excelentes observadoras. ...
  5. 5 – Elas prestam atenção aos seus sonhos. ...
  6. 6 – Elas se conectam emocionalmente com o outro. ...
  7. 7 – Elas deixam de lado as emoções “negativas”.

O que é intuição de um exemplo?

Ainda que tida como uma expressão inconsciente, a intuição é desenvolvida com base em experiências. Por exemplo: uma pessoa pode ter a intuição de que ir por aquele caminho seja perigoso, sendo esse um caminho escuro, por onde poucos passam e onde já houve, há algum tempo, um ato criminoso.

Como saber se sua intuição está certa?

8 sinais de que sua intuição está afiada e você deveria confiar mais nela
  1. Você consegue prever a reação das pessoas. ...
  2. Você escolhe as pessoas certas para a sua equipe. ...
  3. Você não precisa seguir instruções ao fazer coisas novas. ...
  4. Você nunca se engana em relação às pessoas. ...
  5. Você pensa em alguém e essa pessoa te manda uma mensagem.

Quais as principais características do método pedagógico de Lancaster?

Também conhecido como ensino mútuo ou sistema monitoral, esse método pregava, dentre outros princípios, que um aluno treinado ou mais adiantado (decurião) deveria ensinar um grupo de dez alunos (decúria), sob a orientação e supervisão de um inspetor.

O que é a pedagogia tecnicista?

A Pedagogia Tecnicista se preocupa exclusivamente em preparar um futuro trabalhador, não torna o estudante um sujeito crítico. Trata-se de uma aprendizagem controladora, que impede o crescimento pessoal do aluno. A Pedagogia Tecnicista mostra-se como um modelo educacional inovador quando lançado no país.

O que é o ensino simultâneo?

Sobre o ensino simultâneo, Lesage (1999, p. 10) explica: É coletivo e apresentado a grupos de alunos reunidos em função da matéria a ser estudada. O ensino dado pelo professor não se dirige mais a um único aluno, como no modo individual, mas pode atender a cinqüenta ou sessenta alunos ao mesmo tempo.

O que caracteriza o conhecimento filosófico?

O conhecimento filosófico é um conhecimento fundamentado na lógica e na construção ou definição de conceitos. É um conhecimento metódico que tem como objetivo encontrar explicações válidas para os diversos problemas propostos.

Quais as três principais características da reflexão filosófica?

Dermeval Saviani, em seu livro Do senso comum à consciência filosófica define a filosofia como uma reflexão que possui três características que se complementam. clareza, objetividade e sistemática.

São características do conhecimento filosófico exceto?

Conhecimento filosófico. Conhecimento artístico. Gabarito Comentado 3. São características do conhecimento mítico, exceto: Sua função é resolver, num plano imaginativo, tensões, conflitos e antagonismos sociais que não tem como ser resolvidos no plano da realidade.

Qual é o principal objetivo da filosofia?

Portanto, a filosofia tem por objetivo formular conceituamente problemas que interessam ao pensar de hoje e investigar as diferentes formas de conceitos envolvidas, desenvolvendo uma maneira peculiar e Page 2 geral de interrogar-se sobre a verdade das palavras, das coisas e do ser.

Qual é a função da filosofia?

A Filosofia é a busca constante do conhecimento, da verdade, é um olhar para dentro de nós mesmos, está sempre à procura de respostas, é um ato filosófico para o homem refletir, criticar e argumentar o pouco conhecimento que possui diante desde mundo imperfeito e maravilhoso que vivemos.

Qual é a principal tarefa da Filosofia?

A filosofia se preocupa com a construção de conceitos que irão servir de base para diversas áreas do conhecimento. Assim, é tarefa da filosofia criar e desenvolver conceitos, sendo um campo do conhecimento que tem como objetivo a produção de conhecimento.

Qual a diferença entre intuição e o conhecimento discursivo?

Portanto, o conhecimento discursivo, ao contrário da intuição, precisa da palavra, da linguagem. Por ser mediado pelo conceito, o conhecimento discursivo é abstrato. Abstrair significa "isolar", "separar de".

Quais são os principais características do conhecimento?

Entre outras características inerentes ao conhecimento científico, destaca-se o fato de ser: racional, objetivo, factual, analítico, comunicável, acumulativo, explicativo, entre outros fatores relacionados a investigação metódica.

Qual a importância do conhecimento intuitivo?

A Partir da intuição a mente tem o primeiro contato com a realidade, mas a percepção, a representação, da coisa intuída só se dá pelo entendimento. O conhecimento intuitivo é apreendido pelo entendimento, onde se encontra as categorias de espaço e tempo [2].

Artigo anterior
Como ativar o Globo Play na TV?
Artigo seguinte
O que o açúcar faz no cérebro?