Como pode ocorrer o controle de populações de plantas?

Perguntado por: William Ivo Jesus Nascimento  |  Última atualização: 25. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (3 avaliações)

Portanto, um dos fatores mais importantes para o manejo é a manutenção da população de plantas daninhas em baixos níveis de infestação. Para isso, podem ser adotadas algumas técnicas como rotação de culturas e semeadura de plantas de cobertura e de adubação verde.

O que é controle de plantas?

Controle Preventivo

São medidas que estão ao alcance do produtor, como a limpeza rigorosa de implementos e maquinário e uso de sementes certificadas. Essas práticas previnem a entrada de sementes de plantas daninhas no campo de cultivo e impedem que se proliferem.

Como é feito o controle preventivo das plantas daninhas?

Alguns manejos que são considerados controles preventivos são:
  1. evitar o uso de esterco, palha ou compostos com propágulos de plantas daninhas;
  2. limpeza completa de equipamentos agrícolas antes e após a entrada em talhões onde existam espécies-problemas;
  3. inspeção de mudas e gramados;

Como ocorre o processo de colonização de uma planta daninha?

A colonização de novas áreas, por meio de Introdução ou Invasão, depende de fatores ambientais (filtros ambientais bióticos e/ou abióticos) e fatores específicos de cada espécie de planta (capacidade de adaptação).

Como fazer o controle de plantas daninhas na entressafra?

Podemos utilizar os métodos mecânico, cultural e químico para fazer o manejo de entressafra. O ideal é que a área não fique em pousio, para isso você pode utilizar plantas de cobertura ou adubos verdes. Quando utilizado, o controle químico deve cobrir o período entre a colheita e a semeadura da próxima safra.

Estágios vegetativos e o controle do psilídeo

17 questões relacionadas encontradas

Qual a relação entre o banco de sementes e o manejo de plantas invasoras no período da entressafra pousio?

Com o pousio, as plantas perenes passavam a dominar o terreno, dificultando assim o desenvolvimento e a produção de sementes das plantas invasoras de cultura. ... Com isso, o banco de sementes de espécies indesejáveis no sistema decrescia ao longo do período de pousio.

Quais são os tipos de propagação das plantas daninhas?

Principalmente por meio de sementes. Hoje, sabe-se que existem muitas espécies de plantas daninhas e que cada uma reage de maneira diferente com relação à cultura afetada. Ademais, cada região, clima, solo, cultivos entre outras coisas, define qual planta daninha germina em uma determinada lavoura.

Como funciona a alelopatia?

A alelopatia caracteriza-se pela produção e liberação de compostos químicos no meio ambiente, no processo de decomposição e lixiviação dos resíduos vegetais. Os aleloquímicos afetam todas as funções vivas das plantas (fotossíntese, respiração, nutrição mineral, transpiração, resistência e crescimento).

Qual a origem das plantas daninhas?

Na realidade, as plantas daninhas surgiram quando o homem ini- ciou suas atividades agrícolas, separando as benéficas (plantas cultivadas) das maléficas (plantas daninhas). De maneira que as plantas daninhas encontram-se onde está o homem, porque é ele que cria o ambiente favo- rável a elas.

Quem pode realizar o controle de constitucionalidade preventivo?

O controle preventivo também é exercido pelos poderes, Legislativo, Executivo e Judiciário. Através das Comissões de Constituição e Justiça (CCJ) o Poder Legislativo irá verificar se o projeto de lei apresentado, que pode vir a ser uma lei, se o mesmo contém algum vício a ensejar a inconstitucionalidade.

Qual é a principal forma de controle do mato e como ocorre?

O controle mecânico é feito por arranquio manual, a forma mais antiga usada pelo ser humano. Consiste no uso de equipamentos que eliminam as plantas daninhas por efeito físico (enxada e cultivadores). E o controle químico consiste em usar herbicidas específicos que eliminam as plantas daninhas.

Qual a diferença entre controle e manejo de plantas daninhas?

A resistência e a mudança na população de plantas daninhas podem ser evitadas pela integração de métodos de manejo (ou controle), como rotação de culturas e uso alternado de herbicidas com diferentes mecanismos de ação.

O que é controle cultural de doenças de plantas?

O controle cultural consiste no uso de boas práticas agrícolas, manipulando as condições de pré-plantio e do desenvolvimento da planta, buscando favorecer o crescimento e desenvolvimento da cultura, em relação ao patógeno e a praga agrícola (Marvulli et al., 2019; Peruch et al., 2018).

O que é o controle químico?

O controle químico consiste na utilização de produtos herbicidas para o controle das plantas daninhas, sendo necessário o registro dos produtos no Ministério da Agricultura. Em algumas situações as Secretarias Estaduais de Agricultura podem proibir o uso de determinado(s) produto(s).

O que é controle físico de doenças de plantas?

Il— Controle físico de doenças e de plantas invasoras

A termoterapia é um processo amplamente conhecido e utilizado para a produção de clones livres de vírus de plan tas de propagação vegetativa na maioria dos países, desde longa data. A variação é quanto à técnica.

O que é uma planta daninha?

Desde o início da agricultura e da pecuária, as plantas que infestavam espontaneamente as áreas de ocupação humana e não eram utilizadas como alimentos, fibras ou forragem eram consideradas indesejáveis.

Quais as principais características das plantas daninhas?

Entre as principais características dessas plantas, estão a capacidade elevada de produção de sementes em diferentes condições ambientais, a fácil disseminação de sementes, mecanismos de dormência, estruturas de reprodução com longevidade no solo e o processo germinativo desuniforme, que dificulta bastante o controle, ...

Quais são as principais plantas daninhas?

4 Conheça agora as principais plantas daninhas do Brasil resistentes ao herbicida glifosato:
  • 4.1 Buva (Conyza spp.)
  • 4.2 Capim-amargoso (Digitaria insularis)
  • 4.3 Azevém (Lolium multiflorum)
  • 4.4 Capim-pé-de-galinha (Eleusine indica)
  • 4.5 Capim-branco (Chloris elata)
  • 4.6 Caruru-palmeri (Amaranthus palmeri)

Como é definido o fenômeno alelopatia?

Rice (1984) definiu alelopatia como: “qualquer efeito direto ou indireto danoso ou benéfico que uma planta (incluindo microrganismos) exerce sobre outra pela produção de compostos químicos liberados no ambiente”.

Quais são os tipos de alelopatia?

De acordo com Miller (1996) o efeito alelopático pode ser classificado em dois tipos: autotoxicidade é um mecanismo intraespecífico de alelopatia que ocorre quando uma espécie de planta libera determinada substância química que inibe ou retarda a germinação e o crescimento de plantas da própria espécie; ...

O que é alelopatia exemplos?

São exemplos de alelopatia favorável (plantas companheiras) o milho com a batatinha, o espinafre com o moranguinho, o alho com a ervilhaca, a beterraba com a couve e a alface, a cenoura com a ervilha, entre outros. São exemplos de alelopatia desfavorável a couve com o tomate, o funcho com o feijão branco e o tomate.

Quais são as formas de propagação vegetativa?

Resumo: A propagação vegetativa consiste em multiplicar assexuadamente partes de plantas (células, tecidos, órgãos ou propágulos), originando indivíduos geralmente idênticos à planta-mãe.

Quais as principais estruturas reprodutivas das plantas daninhas perenes?

A reprodução de plantas daninhas perenes ocorre via sementes, como as plantas daninhas anuais e bianuais, e vegetativamente, por meio de bulbos, tubérculos, rizomas e estolões. O fracionamento destes órgãos multiplica a espécie, pois cada fragmento poderá originar rapidamente nova planta.

Como as plantas daninhas tem suas adaptações em determinados locais?

As plantas daninhas apresentam a capacidade de se adaptar a lugares diversos, sob os mais variados tipos de limitações de crescimento e desenvolvimento. ... Este efeito ocorre pela liberação de toxinas que penetram no solo e impedem o crescimento normal de outras plantas, incluindo a cultura.

O que é um controle cultural?

O controle cultural consiste em usar qualquer condição ambiental ou procedimento que promova o crescimento da cultura, tendendo a diminuir os danos de plantas daninhas.

Artigo anterior
Como limpar maçanetas de metal?
Artigo seguinte
O que é bom para desentupir ânus?