O que é meritocracia dentro de uma empresa?

Perguntado por: Gabriela Marta Ferreira de Sá  |  Última atualização: 12. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (47 avaliações)

O objetivo da meritocracia nas empresas é valorizar, bonificar e promover os colaboradores que têm os melhores desempenhos e resultados dentro da empresa. Ou seja, é um sistema de gestão que consiste em considerar o merecimento como forma de avaliação para reconhecer o profissional.

O que é meritocracia nas empresas?

Do latim meritu (mérito) e cracia (poder), podemos defini-la como um modelo organizacional que considera o mérito como principal meio para o crescimento profissional ou pessoal. No caso da meritocracia empresarial, o mérito é o que você necessita ter para conseguir subir na carreira dentro da empresa.

Qual é o conceito de meritocracia?

Meritocracia é uma palavra formada por “mereo” (ser digno, ser merecedor) e o sufixo grego “kratos” (poder, força). Ou seja, trata-se do alcance do poder através do merecimento. Segundo essa linha de pensamento, os objetivos são atingidos por aqueles que se dedicam e se esforçam em medida suficiente.

Qual a importância da meritocracia nas empresas?

Com a meritocracia dentro das empresas os gestores conseguem identificar o desempenho e desenvolvimento de cada colaborador, podendo assim reconhecer aqueles que agregam mais valor para a empresa e também dar feedbacks imediatos de acordo com as oportunidades ajudando as equipes e colaboradores que precisam melhorar ...

Qual a importância da meritocracia?

Com a meritocracia dentro das empresas os gestores conseguem identificar o desempenho e desenvolvimento de cada colaborador, podendo assim reconhecer aqueles que agregam mais valor para a empresa e também dar feedbacks imediatos de acordo com as oportunidades ajudando as equipes e colaboradores que precisam melhorar ...

Meritocracia nas empresas, funciona? | Renato Moura

33 questões relacionadas encontradas

O que é meritocracia é como ela ocorre no ambiente de trabalho?

A meritocracia se faz importante no meio empresarial por ser um bom método para identificar onde estão os bons funcionários e recompensá-los pelo trabalho bem feito. Além disso, é uma maneira de saber onde estão os “motores” da empresa, com ideias e posturas inovadoras que irão levá-la ao sucesso.

Por que a meritocracia é uma ilusão?

“Meritocracia é só uma cortina para encobrir o remorso de quem fecha as portas para os outros. Você fecha as portas e essa pessoa não consegue nada. Então você diz: 'Não conseguiu porque não tinha mérito'”, diz. Antônia define a meritocracia como uma ilusão, uma figura de retórica que não se sustenta.

Quando surgiu o conceito de meritocracia?

O significado do termo meritocracia é complexo, mas sua origem semântica é atribuída ao sociólogo inglês Michael Young, em seu ensaio distópico The Rise of the Meritocracy, publicado em 1958.

Por que a meritocracia é um mito?

“A meritocracia é um mito. Ela só faria sentido se a sociedade promovesse igualdade de oportunidades educacionais, econômicas e sociais. Não sendo esse o caso, é um jogo de cartas marcadas. ... A questão é que, mesmo controversa, a meritocracia caiu nas graças dos líderes.

Como aplicar a meritocracia nas empresas?

Como aplicar a meritocracia nas empresas?
  1. Estabeleça os critérios de mérito com clareza. ...
  2. Crie metas bem estruturadas e alcançáveis. ...
  3. Identifique os benefícios que a empresa pode oferecer. ...
  4. Defina como será mensurado o desempenho da equipe. ...
  5. Utilize avaliação de desempenho como ferramenta. ...
  6. Estimule a coletividade.

Como avaliar o funcionário por meritocracia?

Para avaliar, sem erros, é necessário que você tenha uma boa comunicação com o líder de cada área, pois eles lhe passarão a real produtividade de cada funcionário. São os líderes, também, que fazem do ambiente de trabalho um lugar melhor para as contribuições de cada um e o trabalho em equipe.

Quem defende a meritocracia?

Origens e História. Os primeiros indícios de um mecanismo semelhante à meritocracia remontam à Antiguidade, na China. Confúcio e Han Fei são dois pensadores que propuseram um sistema próximo ao meritocrático.

É errado afirmar que na meritocracia?

Pergunta 1 /1 É errado afirmar que na meritocracia: Ocultar opções de resposta 1. ... A meritocracia é um modelo que remunera de acordo com a performance do profissional. E, nesse caso, o profissional, independentemente do quanto trabalha, tem o direito de receber igual ao colega. Resposta correta 4.

Por que segundo a autora a meritocracia não é possível no Brasil?

“A meritocracia como valor universal, fora das condições sociais e históricas que marcam a sociedade brasileira, é um mito que serve à reprodução eterna das desigualdades sociais e raciais que caracterizam a nossa sociedade. Portanto, a meritocracia é um mito que precisa ser combatido tanto na teoria quanto na prática.

O que é meritocracia ela é possível numa sociedade desigual?

A meritocracia é um modelo de distribuição de recursos, prêmios ou vantagens, cujo critério único a ser considerado é o desempenho e as aptidões individuais de cada pessoa. Como uma das ideias que fundamenta moralmente o liberalismo, a meritocracia é um princípio essencial de justiça nas sociedades ocidentais modernas.

Como nasceu a meritocracia?

A palavra “meritocracia” foi cunhada pelo escritor, sociólogo e político inglês Michael Young (1915-2002) quando lançou seu livro “The Rise of Meritocracy”. No romance, Young cria uma sociedade futurística onde todas as pessoas seriam avaliadas somente por seus méritos.

Como surgiu a meritocracia no Brasil?

A meritocracia começou com a chegada de Vargas ao Poder, sendo que, entre 1935 e 1936, foi criada a “Comissão Mista da Reforma Econômico-Financeira” e a “Comissão de Reajustamento”. ... Em 1945, após a queda de Getúlio, o DASP ficou responsável somente pelos concursos públicos.

O que é o conceito de meritocracia?

Por meritocracia podemos entender, em linhas gerais, uma organização social cujas posições são alcançadas com base no mérito. Na escola, remete à adoção do merecimento como o parâmetro de todo tipo de processo seletivo (programa de intercâmbio ou de bolsa de estudo, vestibular, etc).

Como a meritocracia justifica a desigualdade social?

“A ideia de meritocracia é utilizada para que um sistema social profundamente desigual pareça justo quando não o é”, diz a socióloga da Universidade de Londres Jo Littler, autora de Against Meritocracy: Culture, Power and Myths of Mobility (Contra a meritocracia: cultura, poder e mitos da mobilidade).

O que você considera sobre o mito da meritocracia em que a pobreza é sempre culpa da própria pessoa?

A meritocracia naturaliza a pobreza, encara como comum e aceitável a desigualdade social, e produz indivíduos incapazes de reivindicar, porque a estes foi atribuído culpa.

Quais são as influências da meritocracia?

Quanto menor a influência dos traços culturais sobre a avaliação de desempenho, maior a possibilidade de essa cumprir a sua função de determinar o mérito. Quanto maior a relação da avaliação de desempenho com o mérito, maior a legitimação da meritocracia.

Quais as desvantagens da meritocracia?

Assim como em qualquer outra estratégia a ser implementada, a meritocracia também tem suas desvantagens, como citamos. Caso o sistema não seja desenvolvido de forma eficiente ou as equipes não tenham as informações claras, pode haver problemas entre times e colaboradores, como a competição negativa e o individualismo.

Qual o sinônimo de meritocracia?

1 liderança dos mais capazes, liderança dos mais competentes, liderança dos mais dotados, liderança dos mais meritórios, liderança dos mais trabalhadores.

Quais as vantagens e desvantagens da meritocracia?

Vantagens da meritocracia
  • Estímulo à boa performance.
  • Constrói uma boa imagem da empresa.
  • Todos podem alcançar boas posições.
  • Fomenta individualismo entre os colaboradores.
  • Promove a desigualdade.
  • Pode bloquear a criatividade.

Por que a meritocracia contribuiu para a desigualdade?

Como o discurso da meritocracia ajuda a ampliar a desigualdade social. ... Ainda de acordo com Piketty, o discurso meritocrático vai ganhando força à medida que as elites não conseguem mais justificar seu poder econômico baseando-se apenas em renda ou origem do patrimônio familiar.

Artigo anterior
Qual a importância da sociabilidade?
Artigo seguinte
Que dia o Roblox foi hackeado?