Qual o foi o maior país produtor mundial de borracha entre 1880 e 1912?

Perguntado por: Lucas Paulo Macedo de Coelho  |  Última atualização: 2. April 2025
Pontuação: 4.5/5 (28 avaliações)

O ciclo da borracha foi um ciclo econômico que existiu no Brasil entre as décadas de 1880 e 1910 na região amazônica envolvendo a produção de borracha por meio do látex. A borracha exportada pelo Brasil era produzida por meio da extração do látex.

Por que a Amazônia foi importante para o crescimento do consumo de borracha no mundo?

A grande demanda do mercado internacional por borracha fez com que sua produção se estabelecesse como atividade econômica na região amazônica, pois lá abundava Hevea brasiliensis, árvore da qual é extraído o látex. O auge da produção na região amazônica se deu entre 1880 e 1910.

Como ficou a situação do Brasil no primeiro ciclo quando a produção da borracha?

Resposta verificada por especialistas

O primeiro ciclo da borracha que ocorreu no cenário brasileiro teve início por volta de 1870, quando tal atividade passou a ser extremamente lucrativa para o governo brasileiro, e por tal razão, passou a ser ampliada e consolidada no norte do Brasil.

Como a questão da extração da borracha da Amazônia Relacionava-se com o contexto da Segunda Revolução Industrial?

Resposta. A extração do látex na Amazônia foi importante para a produção de borracha que serviria para ser utilizada como matéria prima nos centros industriais durante a segunda revolução industrial.

Qual o país de origem da borracha?

Originalmente, a borracha é feita do látex, uma substância espessa, branca retirada de uma grande árvore nativa da Amazônia, chamada de seringueira (Hevea brasiliensis). Quem faz este serviço é o seringueiro, um profissional especializado nesta função, lá na Amazônia.

CICLO DA BORRACHA Avesso da História

29 questões relacionadas encontradas

Qual foi o período marcado pela exploração intensiva da borracha na Amazônia?

O Ciclo da Borracha foi um período da história brasileira, entre o final do século XIX e o início do século XX, em que a extração do látex na Amazônia se tornou lucrativa.

Quais foram as consequências do ciclo da borracha nas regiões Norte e Nordeste do Brasil?

Algumas Consequências

O ciclo da borracha assegurou lucros extraordinários para a região Norte do Brasil e a partir dessa fase, se deu início ao processo de urbanização e modernização, com maior intensidade, nessa região do país.

Por que a borracha se tornou uma mercadoria importante no final do século XIX?

O desenvolvimento tecnológico e a Revolução Industrial na Europa (1760–1840), foram o estopim que fizeram da borracha natural, até então um produto exclusivo da Amazônia, tornar-se muito procurado e valorizado internacionalmente, gerando lucros e dividendos a quem quer que se aventurasse neste comércio.

O que causou o fim do ciclo da borracha?

Resumo sobre o ciclo da borracha

Contribuiu para o crescimento e o enriquecimento de cidades como Manaus e Belém. Teve fim por causa da concorrência com a borracha produzida na Ásia.

Quem roubou a borracha do Brasil?

Sir Henry Alexander Wickham (29 de maio de 1846 – 27 de setembro de 1928), botânico inglês, conhecido por ser o autor do contrabando de cerca de 70.000 sementes de seringueira, Hevea brasiliensis, na região de Santarém no Pará em 1876.

Quem foi que inventou a borracha?

Em 1736 o cientista e explorador francês Charles Marie de la Condamine levou à Europa as primeiras amostras de uma nova substância extraída da seringueira, planta nativa das Américas Central e do Sul.

Que região foi incorporada pelo Brasil no ciclo da borracha?

O fato de ter o ciclo da borracha propiciado maior projeção econômica para a região amazônica, que até pouco depois do começo do século XX ainda era a região com maior quantidade do produto no mundo, impactou bastante a economia da região Norte.

Como era a vida dos trabalhadores da borracha?

Os soldados da borracha já chegavam aos seringais devendo aos donos da terra. Desde o transporte até o alimento era cobrado. O “sistema de aviamento” mantinha o trabalhador preso por meio de uma dívida interminável, que crescia dia após dia. Tudo que se recebia no seringal era cobrado.

Qual a diferença entre a Amazônia Legal e internacional?

De forma simples, os países que englobam a floresta representam essa diferença. Ou seja, a Amazônia Internacional inclui não apenas o Brasil, mas todos os países que a compartilham. Enquanto a Amazônia Legal é uma nomenclatura usada para demarcar os estados brasileiros responsáveis pela parte no Brasil.

Qual foi a importância da borracha para o crescimento econômico?

O ciclo da borracha foi um grande impulsionador para a economia do Brasil, principalmente para a região Norte, a maior produtora de látex do país. Hoje a borracha é um dos principais produtos de exportação do Brasil, sendo uma das matérias-primas utilizadas em diversos segmentos industriais.

Qual foi o período áureo da Amazônia com a borracha?

Assim pode ser resumida a história do período áureo do Ciclo da Borracha na Amazônia, entre 1879 e 1912.

Qual foi o grupo de trabalhadores na extração da borracha?

São os chamados “soldados da borracha”, enviados para trabalhar como seringueiros na floresta e ajudar na produção da borracha necessária no esforço de guerra.

Qual a importância dos nordestino para o segundo ciclo da borracha?

A região Amazônia/Acre, terra que já abundou a seringueira, matéria prima para a fabricação da borracha, foi atrativo para milhares de pessoas que vieram principalmente do Nordeste brasileiro em plena expansão extrativa da borracha. Nestes movimentos estão os do final do sec. XIX e meados do sec.

Quais são os produtos feitos a partir da borracha natural?

A borracha natural é recolhida da seiva da árvore, cuja principal fonte é a seringueira. A borracha é utilizada na fabricação de pneus de automóveis e aviões, borracha de apagar, artigos médicos, bolas, pavimentos, preservativos, entre outras aplicações.

Quem foi que descobriu a Amazônia?

Dois desses exploradores se destacaram: o espanhol Francisco de Orellana (1542) e o português Pedro Teixeira (1637). O primeiro viajante espanhol a chegar na região do rio Amazonas e descobri-lo foi Vicente Pinzón, como vimos anteriormente.

Como os índios chamavam a floresta amazônica?

Por muito tempo, a região amazônica foi chamada de “inferno verde”. Um local que não permitiria o desenvolvimento de civilizações com grandes populações e tecnologias avançadas.

Como era o modo de vida dos seringueiros?

Os seringueiros e suas mulheres caçam, pescam e plantam milho e mandioca para fazer farinha. Também coletam borracha e castanha. As crianças nadam, pescam e carregam uma as outras brincando de serem sacos de castanhas. As famílias moram no meio da floresta, longe umas das outras.

Porque o Acre pertencia à Bolívia?

Em virtude da abundância da seringueira e do ciclo da borracha - que estava se iniciando - colonos brasileiros iniciaram a ocupação do Acre. 1867 - É firmado o tratado internacional de Ayacucho, pelo qual o Brasil considerava o Acre como território boliviano.

Artigo anterior
O que fazer quando o PC demora para iniciar?
Artigo seguinte
Qual é o papel do professor para inclusão de alunos surdos?