Qual é o papel do professor para inclusão de alunos surdos?

Perguntado por: Leticia Beatriz Reis de Sousa  |  Última atualização: 2. April 2025
Pontuação: 4.3/5 (7 avaliações)

O docente perante a educação inclusiva contemporânea, necessita refletir sobre sua prática inclusiva, ou seja, com o aumento da matrícula de discentes surdos nas escolas, faz-se imprescindível de um preparo do docente e da escola para a comunicação em Libras, com intuito de interagir com alunos e famílias surdas.

Como o professor pode ajudar o aluno surdo?

São elas: aprender e usar Libras; atentar para a presença de alunos surdos a partir do planejamento das aulas, programando ações que contemplem as especificidades desses discentes; pesquisar sobre os surdos e o ensino (de História) para tais sujeitos; utilizar estratégias e recursos pedagógicos diferenciados; promover ...

Qual o papel do professor surdo?

Assim, é esse profissional quem possibilita que alunos surdos, filhos de ouvintes, olhem a si próprios como surdos, apropriando-se de formas de se relacionar com o(s) outro(s) e com o mundo que difere daquela realizada por seus pais, professores e colegas ouvintes.

Qual o papel do professor frente a inclusão do aluno surdo no ensino e aprendizagem de anatomia humana?

Sendo assim, às instituições de ensino comum, ao receberem um aluno surdo, cabe a preparação para a escolarização desse aluno, conhecendo os recursos que podem auxiliar sua vida acadêmica e lhe oportunizando a participação em todas as atividades.

O que fazer para incluir um aluno surdo em sala de aula?

Nas escolas brasileiras, a inclusão dos alunos surdos ocorre com o auxilio de um profissional intérprete, que traduz para a LIBRAS e a Língua portuguesa tudo o que é dito durante as aulas. O profissional intérprete deve dominar a língua de sinais e a língua portuguesa.

Como funciona a inclusão do aluno surdo nas escolas?

20 questões relacionadas encontradas

Como devemos trabalhar em sala de aula com alunos com deficiência auditiva?

Algumas dicas para utilizar na sala de aula são:
  • Se utilizar vídeos, ofereça legenda simultânea.
  • Durante a explanação da disciplina ou uma simples conversa, posicione-se à frente da pessoa.
  • Evite falar enquanto estiver de costas para a pessoa com deficiência auditiva.
  • Se usar música, providenciar a letra para a pessoa.

Qual é a melhor forma de ensinar alunos surdos?

as metodologias a serem utilizadas para ensinar alunos surdos, devem levar em conta uma variedade de formas de comunicação, devendo ainda incluir métodos visuais de comunicação, como pôsteres, vídeos legendados, comunicação por meio da linguagem de sinais.

Como garantir a inclusão de alunos surdos ou com deficiência auditiva?

Para promover a inclusão na escola, no caso da deficiência auditiva, a primeira atitude é solicitar um intérprete de LIBRAS, e materiais necessários para que o surdo possa desenvolver habilidades de leitura e escrita, pois qualquer escola que tiver alunos com deficiência auditiva nas classes regulares tem o direito a ...

Qual o papel do professor diante de um aluno com deficiência?

Assim respondendo a primeira questão, o papel do professor na educação inclusiva é de ser, facilitador no processo de aprendizagem e contribuir na evolução de seus alunos através do planejamento contínuo e o respeito mútuo entre eles.

Qual o papel da escola na educação do surdo?

A escola precisa permitir que o aluno surdo vivencie situações significativas e palpáveis à sua realidade. Para tanto, a própria instituição “família” tem a responsabilidade em prover aos seus filhos independente de suas limitações físicas e cognitivas diferentes percepções de relações do mundo.

Qual é o papel do professor em uma escola bilíngue para crianças surdas?

Devido a diferença da língua de sinais e a língua oral os alunos surdos tem dificuldade no aprendizado da língua oral em sua modalidade escrita, então cabe ao professor orientar o aprendizado da escrita como L2 e o professor deve ser capacitado quanto ao ensino de uma segunda língua.

O que garante o sucesso escolar de um aluno surdo?

Assim, para o aluno surdo, que deve cursar o ensino fundamental, será efetivamente melhor uma escola na qual os conteúdos sejam ministrados em sua língua de domínio, que ele tenha professores e companheiros que partilhem com ele a língua de sinais, de modo a poder se desenvolver o mais plenamente possível, como é ...

Por que o professor surdo é uma referência importante na educação de surdos?

A inserção do professor surdo na sala de aula contribui para que os alunos não somente encontrem possibilidades de construção da narrativa em língua de sinais, mas também se percebam como surdos, construindo sua identidade já na idade de 5-7 anos, assumindo e diferenciando papéis na interação, principalmente em relação ...

Como é a inclusão de surdos na educação escolar?

A inclusão de surdos no ensino regular significa mais do que apenas criar vagas e proporcionar recursos materiais, requer uma escola e uma sociedade inclusivas, que assegurem igualdade de oportunidades a todos os alunos, contando com professores capacitados e compromissados com a educação de todos.

O que podemos fazer para que a inclusão das pessoas surdas aconteça efetivamente?

Intérprete de Libras é uma solução fundamental para garantir a acessibilidade das pessoas surdas e com deficiência auditiva, principalmente das sinalizantes. Estes são profissionais habilitados para fazer a tradução das mensagens que estão sendo transmitidas por voz, para a Língua Brasileira de Sinais.

Quais as 03 principais metodologias utilizadas para ensinar o aluno surdo explique cada uma delas?

O oralismo, a comunicação total e o bilinguismo sem dúvidas são as principais abordagens educacionais no ensino do surdo utilizado em grande parte do mundo. Com características próprias quanto à concepção do sujeito surdo, a surdez, a língua de sinais, a cultura, entre outros.

Quais estratégias o professor deve adotar para promover a inclusão?

O que podemos fazer para promover a educação inclusiva?
  • respeito entre as pessoas;
  • adequação das instalações;
  • reciclagem e atualização dos profissionais;
  • ações de acolhimento aos alunos;
  • atividades que promovam o convívio social na comunidade escolar;
  • diálogo estreito e constante com a família;

Qual o papel do professor de educação inclusiva?

Portanto, o professor tem o papel de auxiliar o estudante com necessidades educacionais especiais para que ele avance tanto intelectualmente quanto socialmente. Dessa forma, esse aluno pode superar as expectativas e barreiras que lhe são criadas, podendo usufruir de seus direitos.

O que os professores devem fazer para ajudar na educação inclusiva?

5 dicas para uma educação inclusiva de sucesso
  1. 1) Seja flexível e adaptável. ...
  2. 2) Construa uma “base” ou “retiro” ...
  3. 3) Não policie o gênero. ...
  4. 4) Certifique-se de que suas atividades fora de sala de aula sejam acessíveis. ...
  5. 5) Desenvolva rotinas e procedimentos para tempos de transição.

O que é inclusão do surdo?

A inclusão dos surdos não é um fato que envolve apenas o sujeito surdo, enquanto pessoa que possui uma diferença, mas também diz respeito àqueles que têm contato direto com essas pessoas como, instituições de trabalho, saúde e educação, familiares e toda a comunidade.

Como lidar com alunos surdos?

Facilite a comunicação na sala de aula

Mantenha o ruído de fundo no mínimo. Durante a aula, tente manter as janelas fechadas, evitar as conversas paralelas, evite ligar ventiladores barulhentos, não arraste cadeiras e mesas no chão. Isso garante conforto auditivo ao aluno que usa aparelhos auditivos e implante coclear.

Quais as maiores dificuldades do professor trabalhar com alunos surdos na sala de aula?

De acordo com a pesquisa os professores relataram que a educação dos surdos é prejudicada pela falta de material visual, docentes desqualificados para ensinar os surdos que são integrados na rede regular de ensino, falta de acesso à internet dentro da escola.

O que trabalhar com aluno surdo?

Intérpretes e tradutores de libras: Disponibilizar intérpretes e tradutores da língua de sinais nas salas de aula é importante para garantir que as crianças surdas possam participar plenamente das atividades. Inclusive na hora de interagir com seus colegas ouvintes.

Quais os três principais métodos usados na educação da pessoa surda?

São elas: Oralismo, Comunicação Total e Bilinguismo. De acordo com Goldfield (1997) o Oralismo ou filosofia oralista visa a integração da criança com surdez na comunidade de ouvintes, dando-lhe condições de desenvolver a língua oral (no caso do Brasil, o português).

O que o surdo aprende primeiro?

Conclui-se que para ocorrer à alfabetização de um aluno surdo, é necessário que este primeiramente aproprie-se da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para facilitar a aprendizagem de sua segunda língua, a Língua Portuguesa.

Artigo anterior
Qual o foi o maior país produtor mundial de borracha entre 1880 e 1912?
Artigo seguinte
Porque o número 146 não está funcionando?