O que é melhor caução ou fiança?
Perguntado por: Núria Liliana Abreu de Batista | Última atualização: 16. Dezember 2024Pontuação: 4.2/5 (16 avaliações)
Para o proprietário, o seguro fiança é a melhor opção porque ela oferece mais benefícios e garantias do que o caução. Por exemplo, se o inquilino ficar inadimplente, o proprietário só possui a garantia de três meses de caução.
O que é melhor fiador ou caução?
Fiador: Útil para inquilinos com recursos financeiros limitados, mas pode ser desafiador encontrar alguém disposto a assumir tal responsabilidade. Caução: Forma direta de fornecer garantia, demandando que o inquilino possua recursos financeiros para o depósito.
Quais as desvantagens do seguro fiança?
Uma das desvantagens do seguro fiança é que o investimento feito não é devolvido ao locatário, mesmo que não seja utilizado. Além disso, em alguns casos, o serviço pode sair com um valor bastante alto e é um gasto mensal a mais.
Qual a diferença entre cheque caução é seguro fiança?
Enquanto a fiança é garantia pessoal, a caução é garantia de bens ou dinheiro. “Afinal, na fiança, um terceiro – o fiador – se compromete a cumprir as obrigações do locatário. Já na caução é o próprio locatário que oferece bens ou dinheiro, para garantir as obrigações contratuais”, explica Daniel Fuhro Souto.
Qual é a melhor garantia para o locador?
Ao alugar um imóvel, o inquilino precisa apresentar ao locador (proprietário) uma garantia locatícia que proporcione segurança de que serão cumpridos os pagamentos. E o seguro fiança cada vez mais ganha destaque nos contratos de aluguel já que é uma excelente alternativa para aqueles que não têm um fiador.
CAUÇÃO DE ALUGUEL, como FUNCIONA e quais os RISCOS?
O que é mais seguro fiador ou fiança?
O fiador pode ser uma opção viável se você conhece alguém disposto a assumir essa responsabilidade e possui um imóvel próprio. Por outro lado, o seguro-fiança oferece conveniência e tranquilidade ao não depender de terceiros, mas é necessário avaliar os custos envolvidos.
Porque o seguro fiança e reprovado?
Renda insuficiente
A capacidade financeira do locatário é avaliada para determinar se ele poderá cumprir com o compromisso de pagamento do aluguel. Se a renda declarada for insuficiente para cobrir o valor do aluguel e outras despesas básicas, o seguro-fiança pode ser recusado.
Quando o caução é devolvido?
Devolução da caução
A Lei do Inquilinato estabelece que a caução deve ser devolvida ao locatário no prazo de até 30 dias após o término do contrato, desde que não haja pendências ou danos ao imóvel. O não cumprimento desse prazo pode levar o locador a pagar uma multa.
Quem fica com a caução de aluguel?
A caução será paga no ato da assinatura deste contrato e deverá ser depositada em uma conta bancária designada pelo(a) Locador(a). A caução será utilizada pelo(a) Locador(a) para cobrir eventuais danos causados ao imóvel ou para compensar qualquer inadimplência do(a) Locatário(a) durante a vigência deste contrato.
Porque pedir caução de aluguel?
Ela funciona como uma espécie de seguro, para, em casos do inquilino se tornar inadimplente, o proprietário continue recebendo o valor referente ao aluguel. Além disso, quaisquer danos no imóvel também podem ser cobertos pela caução.
Quantos aluguel o seguro fiança cobre?
Geralmente, o seguro cobre apenas o valor do aluguel, mas também pode cobrir outros custos do imóvel como IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e taxa de condomínio. “A cobertura de falta de pagamento de aluguéis é a cobertura básica do plano de seguro fiança locatícia, sendo de contratação obrigatória.
Qual a vantagem do seguro fiança para o proprietário?
Outra vantagem do seguro-fiança é que o proprietário do imóvel não precisa depender do desfecho de processos judiciais, se o inquilino deixar de cumprir com as suas obrigações", esclarece Freitas, diretor adjunto de relações com o judiciário da Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis (ABADI).
O que acontece se o inquilino não pagar o aluguel com seguro fiança?
Além disso, será emitida uma ordem de despejo, caso o inquilino continue sem pagar as dívidas. Ou seja, o seguro fiança acaba sendo uma segurança de recebimento do dinheiro, afinal, a seguradora irá pagar o débito, mesmo se o inquilino não o fizer.
Pode ter fiador e caução ao mesmo tempo?
Compartilhar: Não, não pode pedir fiador mais caução em dinheiro, por exemplo.
Como funciona o contrato de aluguel com caução?
O depósito caução exige um valor do inquilino já na assinatura do contrato. O futuro morador do imóvel precisa depositar em uma poupança geralmente o correspondente a três aluguéis. Esse dinheiro é uma segurança para o proprietário se acontecer problemas de pagamento, por exemplo.
Como funciona cheque caução para alugar uma casa?
O valor do caução de aluguel deve estar de acordo com a Lei do Inquilinato, na qual afirma-se que o total adiantado deve ser de no máximo três meses de aluguel. Esse valor deve ser devolvido após o término do contrato, corrigido com os juros, caso o locatário tenha cumprido com seus compromissos de pagamento.
Quando o caução não é devolvido?
O depósito da caução deve ser devolvido ao locatário em até 30 dias após a entrega das chaves do imóvel, salvo disposição contrária no contrato. Se o locador não devolver o depósito da caução no prazo estipulado, o locatário pode recorrer à Justiça para exigir a restituição do valor, acrescido de juros e multa.
O que pode ser descontado do caução?
Pode descontar o aluguel da caução? Uma das formas de recuperar o dinheiro pago para a caução de aluguel é justamente o desconto do aluguel. Nesse caso, o inquilino pode obter o valor descontado nos três últimos pagamentos de aluguel, por exemplo.
Pode descontar o aluguel do caução?
Pode descontar o aluguel da caução? Sim, mas só se já estiver no fim do contrato ou se o locatário estiver devendo por muitos meses. Geralmente há uma cláusula no contrato que determina o período de inadimplência que permite o uso da caução.
Sou obrigado a pagar caução de aluguel?
Sim. Embora oneroso para o inquilino, que deve fazer o depósito de uma só vez, é uma forma de garantia permitida. A vantagem para o inquilino é que ele pode reaver o dinheiro, com juros e correção monetária, ao devolver o imóvel.
Quando o dono da casa não quer devolver o dinheiro do caução?
A primeira solução é notificar o proprietário ou a imobiliária quanto à devolução do valor dado como caução. Caso haja negativa da imobiliária, vamos para a próxima solução. A segunda solução é a Ação de Restituição de Quantia Paga que terá por objeto a devolução da garantia locatícia, nesse caso em dinheiro.
Quanto tempo demora para estornar o caução de aluguel?
Ao iniciarem o processo do estorno, dependendo do banco pode demorar até 30 dias para finalização (Prazo máximo 09/01/2024).
É obrigatório pagar seguro fiança?
É obrigatório pagar seguro fiança? Não é obrigatório. Como visto anteriormente, o seguro fiança é apenas uma, dentre algumas modalidades de garantia locatícia.
Quanto de score precisa para alugar um imóvel?
Além do histórico de crédito, documentos e outras referências antreiores também desempenham um papel fundamental no processo de análise. Porém, para garantir um resultado favorável, o recomendado é ser dono de um score acima de 701. Além de ótima, a pontuação pode facilitar liberação do imóvel dos sonhos!
Quanto tempo dura o seguro-fiança?
A duração do seguro fiança locatícia geralmente se alinha com o período do contrato de locação. Na maioria dos casos, a apólice do seguro tem validade de um ano, podendo ser renovada ao término desse período.
Como exercer uma opção de compra call?
O que quer dizer dureza de coração?