Quais os tipos de devolução?

Perguntado por: Luna Mónica Pinto de Ferreira  |  Última atualização: 12. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (30 avaliações)

Basicamente existe dois tipos de devoluções, que são, devoluções em vendas directas ao consumidor final e devoluções por erro de expedição.

Quais os tipos de nota de devolução?

Há dois tipos para notas de devolução:
  • Devolução de venda: devolve produtos de uma nota fiscal de venda. Por exemplo: quando uma venda é enviada para o destinatário pessoa física e o produto não é aceito.
  • Devolução de compra: devolve produtos de uma nota fiscal de compra.

Qual a diferença do CFOP 5202 e 6202?

Natureza de operação: Devolução de mercadoria CFOP: 5202 (interna) / 6202 (interestadual) CSOSN: 900 (Outras operações) Dados Adicionais: Devolução total/parcial (conforme o caso) das mercadorias adquiridas no dia 01/11/2016 do fornecedor XYZ Ltda.

Quais são os procedimentos de devolução?

Conforme já visto anteriormente, o Código de Defesa do Consumidor prevê duas situações em que a devolução de uma mercadoria deve ser aceita obrigatoriamente: Em caso de defeito, respeitados os prazos máximos de 30 dias após a compra, para produtos não duráveis, e 90 dias após a compra, para produtos duráveis.

Como classificar devolução de compra?

A nota de devolução deve ser contabilizada em conta redutora que compõe o grupo de Custo: (-) Devolução de Compras. O lançamento do ICMS está correto.

O QUE É NOTA FISCAL ELETRONICA DE DEVOLUÇÃO

31 questões relacionadas encontradas

Quando usar CFOP 6202?

6202 - Devolução de compra para comercialização Classificam-se neste código as devoluções de mercadorias adquiridas para serem comercializadas, cujas entradas tenham sido classificadas como Compra para comercialização.

Como contabilizar uma devolução de mercadoria?

Contabilmente, as mercadorias recebidas em devolução deverão dar entrada no estoque do fornecedor mediante lançamento no Livro Diário (a débito da conta "Estoques (AC)").

Como lançar devolução de cliente?

O lançamento do pagamento deve ser feito em conta de adiantamento de cliente e depois com a emissão da nota fiscal de devolução feito a baixa desta conta.

Qual CFOP devolução de mercadoria?

CFOP 1202 - Devolução de venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros.

Quando devo usar o CFOP 5202?

CFOP 5202: deve ser usado para devolução de compra para comercialização de mercadorias, cujas entradas tenham sido identificadas como compra para comercialização (isto é, o 1102);

Quando usar CFOP 5202?

5202 - Devolução de compra para comercialização Classificam-se neste código as devoluções de mercadorias adquiridas para serem comercializadas, cujas entradas tenham sido classificadas como Compra para comercialização.

Qual CEST usar para CFOP 5202?

Se sim o CFOP de devolução é: 5.556 CST 101. Caso seja para comercialização CFOP: 5.202 como informado acima e CST 101.

O que é uma nota de devolução?

A nota fiscal de devolução nada mais é do que um documento no qual constam dados de mercadorias recusadas pelo comprador. Ela deve conter informações iguais às da nota fiscal eletrônica de vendas, mas o CFOP (Código Fiscal de Operações e Prestações das entradas e saídas de mercadorias) deve ser diferente.

Quantas notas posso referenciar em uma devolução?

Ao realizar a emissão de uma NFe de devolução, deve-se referenciar a NFe da venda realizada. Porém segundo o Manual da NFe disponibilizado pela SEFAZ é possível realizar a referencia a somente uma NFe por nota de Devolução.

Qual a diferença de retorno e remessa?

A principal diferença entre as duas é que, enquanto a Nota Fiscal de Retorno é utilizada após a emissão de uma Nota de Remessa, a Nota Fiscal de Devolução é utilizada após a emissão de uma NF-e de venda de uma mercadoria, mas o processo de venda não foi concluído.

Qual é o CFOP de devolução do CFOP 5405?

Para nota de devolução do 5.405, use o 1.411.

Como fazer a contabilidade do PIS e Cofins devolução de vendas e de compras?

CRÉDITO RELATIVO Á DEVOLUÇÃO DE VENDAS

Nota: na prática, o crédito do PIS de devoluções de vendas é um estorno da despesa do PIS contabilizada anteriormente, por isso, o crédito do mesmo recai sobre a própria conta de resultado onde foi contabilizado o PIS sobre as vendas.

Como fazer devolução de mercadoria com CFOP 5949?

O caso do CFOP 5949 (Outra saída de mercadoria ou prestação de serviços não especificada) é aplicado também nas operações de remessa ou retorno e locação de bens, mais especificamente uma emissão distinta das demais, já que em sua configuração não é necessário colocar nenhum tipo de tributação.

Qual CFOP devolucao 6101?

Nessa situação, tendo a operação de venda se efetuado sob o CFOP 6.101, o comerciante vendedor deverá informar, no campo CFOP da Nota Fiscal referente à entrada da mercadoria devolvida, o CFOP 2.201 ("Devolução de venda de produção do estabelecimento").

Qual a diferença entre CFOP 1102 e 2102?

1102 é o CFOP usado para nota de compras de mercadoria DENTRO do seu estado. 2102 é o CFOP usado para nota de compras de mercadoria FORA do seu estado. 5102 é o CFOP usado para nota de vendas de mercadoria DENTRO do seu estado. 6102 é o CFOP usado para nota de vendas de mercadoria FORA do seu estado.

O que é o CFOP 2202?

O CFOP será um CFOP especifico para devolução de mercadoria vendida ao cliente, nesse caso o CFOP 1202 (dentro do estado) ou 2202 (fora do estado) com a Natureza da Operação "Devolução de venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros".

Qual o CFOP de devolução para 6403?

Classificam-se neste código as devoluções de mercadorias adquiridas para uso ou consumo do estabelecimento, cuja entrada tenha sido classificada no código "2.407 – Compra de mercadoria para uso ou consumo cuja mercadoria está sujeita ao regime de substituição tributária".

Artigo anterior
Quais smartwatch tem é sim?
Artigo seguinte
Qual a sequência de números quadrados?