Como funciona a maternidade socioafetiva?

Perguntado por: Daniela Assunção Matias  |  Última atualização: 30. Juni 2025
Pontuação: 4.4/5 (27 avaliações)

A Filiação Socioafetiva está entre os reconhecimentos jurídicos da maternidade ou paternidade através do afeto. Dessa forma, o direito permite que um pai ou mãe reconheça a criança como filho independente do seu vínculo de sangue. Ou seja, sem que haja a necessidade do filho ser biológico neste caso.

Como funciona o reconhecimento de maternidade socioafetiva?

Há casos em que é para conseguir o reconhecimento de maternidade e paternidade socioafetiva é exigida a comprovação do vínculo. Nessas situações, as provas mais comuns são depoimentos de testemunhas, cartões e desenhos feitos pelas crianças em datas comemorativas como Dia das Mães ou dos Pais, fotos, entre outras.

O que é maternidade socioafetiva?

O que é filiação socioafetiva? É o reconhecimento jurídico da maternidade e/ou paternidade com base no afeto, sem que haja vínculo de sangue entre as pessoas, ou seja, quando um homem e/ou uma mulher cria um filho como seu, mesmo não sendo o pai ou mãe biológica da criança ou adolescente.

Quanto custa filiação socioafetiva?

O valor para o procedimento de reconhecimento socioafetivo é R$ 184,35 e deve ser pago no momento da assinatura do requerimento. O prazo depende da manifestação do Ministério Público, em média, de 05 a 15 dias úteis.

Como colocar mãe socioafetiva?

Para iniciar a solicitação do reconhecimento, os interessados devem procurar o Cartório de Registro Civil mais próximo, munido com o documento de identidade com foto e certidão de nascimento da pessoa a ser reconhecida. Vale ressaltar que o pai socioafetivo precisa, obrigatoriamente, ser maior de 18 anos.

Maternidade socioafetiva - Rodrigo responde dúvida de internauta

36 questões relacionadas encontradas

Quais os direitos de uma mãe socioafetiva?

Neste caso, vale ressaltar então que o reconhecimento do parentesco socioafetivo garante que a criança ou adolescente tenha acesso a:
  • Recebimento de pensão alimentícia;
  • Convivência Familiar;
  • Guarda;
  • Direito de Visita;
  • Entre outros.

Como colocar mãe afetiva na certidão de nascimento?

Para conseguir a inclusão dos nomes no registro, o casal precisou provar o vínculo afetivo e o cumprimento das responsabilidades com a criança. Durante o processo há também um acompanhamento com assistência social do judiciário. Depois disso, cabe ao juiz decidir o reconhecimento dos laços socioafetivos.

Sou obrigado a pagar pensão socioafetiva?

Se o namorado estabeleceu uma conexão afetiva e assumiu um papel de pai na vida da criança, ele pode ser legalmente obrigado a contribuir financeiramente para seu sustento, independentemente da ausência de laços biológicos.

Quem pode requerer filiação socioafetiva?

Quem pode pedir paternidade socioafetiva? Qualquer pessoa maior de 18 anos, que tenha diferença de 16 anos entre ela e o pretenso filho, possuindo laços consanguíneos ou não, pode pedir a paternidade socioafetiva.

Quais os tipos de filiação socioafetiva?

Belmiro Pedro Welter, em sua obra, apresenta 4 (quatro) tipos de filiação socioafetiva: afetiva na adoção, sociológica do filho de criação, eudemonista no reconhecimento voluntário ou judicial da paternidade ou maternidade e socioafetiva na “adoção à brasileira”.

Qual a diferença entre adoção e filiação socioafetiva?

Se realizado em cartório, o reconhecimento da filiação socioafetiva pode ocorrer somente com relação a pessoas maiores de 12 (doze) anos de idade, ao passo que a adoção não encontra qualquer limite de idade, podendo ocorrer até mesmo com relação a indivíduos recém-nascidos.

Qual a lei da pensão socioafetiva?

1.593 da Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002 (Código Civil), para vedar a filiação socioafetiva em algumas hipóteses de “filhos de criação” e de “enteados” e para dispor sobre a sua impugnação pelo filho capaz. O CONGRESSO NACIONAL decreta: Art.

Pode ter o nome de dois pais na certidão de nascimento?

Sim! Felizmente já existe a possibilidade de ter dois pais e duas mães no registro de filiação. De acordo com a decisão do Supremo Tribunal Federal - STF sobre a multiparentalidade, a qual trata-se de uma tese do direito das famílias que permite o filho (a) ter mais de um pai ou mãe, desde que comprove a afetividade.

Precisa de advogado para reconhecimento de paternidade socioafetiva?

O Procedimento de reconhecimento de filiação socioafetiva em cartório é relativamente simples, porém, como é "recente", muitos cartórios ainda não sabem a maneira correta de proceder, sendo aconselhável a presença de um advogado especialista para orientar os interessados.

É possível reconhecer a filiação socioafetiva em cartório?

63, editado em 14 de novembro de 2017, sobre Paternidade Socioafetiva. De acordo com a nova redação, regulamentada no Provimento n. 83/2019, será autorizado perante os cartórios o reconhecimento voluntário da paternidade ou da maternidade socioafetiva de pessoas acima de 12 anos.

Como fica a certidão de nascimento com pai socioafetivo?

Com a inclusão do pai/mãe socioafetivo no registro de nascimento, o filho socioafetivo passa a ter os mesmos direitos que um filho biológico, relacionado à sucessão, alimentos, guarda, sobrenome, vínculos de parentesco, entre outros.

Como dar entrada na filiação socioafetiva?

QUAIS OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS?
  1. Documento oficial de identificação com foto (original e cópia): do pai ou mãe socioafetivo(a), do reconhecido e, se for o caso, dos pais biológicos;
  2. Certidão de nascimento do filho reconhecido (original);
  3. Comprovação do vínculo afetivo:

Quais os deveres do pai socioafetivo?

O pai socioafetivo deve demonstrar amor, carinho e cuidado, ajudando o filho a se desenvolver emocionalmente e construir uma relação de confiança. Outro dever importante é participar ativamente da vida da criança.

Tem como tirar o nome do pai socioafetivo?

Sim, pode! O pai socioafetivo ingressa com pedido de adoção da criança e a destituição do poder familiar do pai biológico, com base no artigo 45, e § 1º, do Estatuto da Criança e Adolescente.

Quem paga pensão socioafetiva?

O pai socioafetivo tem que pagar pensão também! Existem diversas decisões a respeito do tema, considerando que sim. E dessa forma, a criança passaria a receber pensão dos dois pais, tanto o biológico como o afetivo.

Quanto tempo para pagar pensão socioafetiva?

Paternidade socioafetiva: homem terá que pagar pensão mesmo após teste de DNA negativo. A 4ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo – TJSP decidiu, em dezembro de 2020, manter o pagamento de pensão alimentícia mesmo após exame de DNA confirmar que o homem não é pai biológico da criança.

Como se proteger de pensão socioafetiva?

  1. Não registre a criança antes de realizar um exame de DNA; ...
  2. Não assuma o sustento dessa criança; ...
  3. Não banque o Salvador; ...
  4. Não chame seu enteado de filho, nem permita que ele te chame de pai; ...
  5. Incentive que a criança conviva e reconheça o pai biológico como único pai; ...
  6. Mantenha relações amigáveis com o pai dos seus enteados;

Como registrar o bebê no nome de duas mães?

Hoje é possível registrar as duas mães (gestante e não gestante) por meio de um processo judicial. Existem dois caminhos a seguir… No primeiro, você espera a criança nascer, o cartório negar e depois recorre à Justiça para ter o seu direito à maternidade reconhecido amplamente.

Como Registrar um filho de duas mães?

Nesse caso, os interessados devem comparecer ao cartório de registro civil, acompanhados de um advogado, e solicitar a inclusão do segundo pai ou segunda mãe na certidão de nascimento da criança.

Como é possível o nome de duas mães e dois pais na certidão de nascimento de um único filho?

A única possibilidade de garantir que o bebê tenha, desde o primeiro registro de nascimento, o nome das duas mães ou dos dois pais em sua certidão é, antes do nascimento, ingressar com uma ação com vistas a reconhecer judicialmente o vínculo parental.

Artigo anterior
O que pode ser vermelhidão no corpo?
Artigo seguinte
O que é coletor e emissor?