O que é meia vida efetiva?

Perguntado por: Daniel Pereira de Anjos  |  Última atualização: 29. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (43 avaliações)

Em geral, a meia-vida efetiva é o tempo necessário para que a quantidade de um radionuclídeo específico no corpo diminua para metade do seu valor inicial, tanto pela eliminação por processos biológicos quanto pela deterioração radioativa.

Como calcular a meia vida efetiva?

Utilizar a definição de meia-vida, que é o período em que uma amostra perde metade da sua radiação. Assim, se temos 100% de uma amostra, após uma meia-vida, restarão 50% dela. Após mais uma meia-vida, haverá 25% dela. Em outras palavras, passaram-se duas meias-vidas no decaimento da amostra de 100% para 25%.

O que é meia vida física biológica é efetiva?

Meia-vida física é o período necessário para que a amostra perca metade de sua massa inicial, enquanto a meia-vida biológica se refere ao tempo para que o organismo elimine metade dos radionuclídeos, introduzidos através de radiofármacos.

Como funciona meia vida?

A meia-vida de um elemento radioativo consiste no tempo em que uma amostra desse elemento leva para reduzir-se à metade. A meia vida de um elemento radioativo é o intervalo de tempo em que uma amostra deste elemento se reduz à metade. Este intervalo de tempo também é chamado de período de semidesintegração.

Qual é o maior tempo de meia vida?

Período de meia-vida
  • Urânio-238: possui tempo de ½ vida de 5.000.000.000 anos;
  • Carbono-14: possui tempo de ½ vida de 5.730 anos;
  • Césio-137: possui tempo de ½ vida de 30 anos;
  • Tório-232: possui tempo de ½ vida de 14,05 bilhões de anos;
  • Polônio-209: possui tempo de ½ vida de 103 anos.

Aprenda Meia Vida com esse Passo a Passo

15 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo dura o césio 137?

Assim, o césio-137 é um radioisótopo do césio que tem em seu núcleo 55 prótons e 82 nêutrons. Sua meia-vida, o tempo necessário para que sua atividade radiativa caia pela metade, é de trinta anos e, conforme se desintegra pela emissão radiativa, forma Bário-137.

O que é o tempo de meia vida?

A meia-vida ou período de semidesintegração corresponde ao tempo necessário para que uma amostra radioativa reduza-se à metade.

Como calcular o tempo de meia vida de um medicamento?

Pode ser determinada através da seguinte equação: kel = 0,693 / t1/2, em que t1/2 é o tempo de meia vida do fármaco. O tempo de meia vida (t1/2) é o tempo que demora a que a concentração plasmática do fármaco seja reduzida para metade da concentração inicial (50%).

O que é tempo de meia vida de um medicamento?

A meia-vida de uma droga é o tempo necessário para a concentração inicial cair à metade. Dependen- do dos modelos farmacocinéticos, a meia-vida poderá se relacionar em diferentes fases, ou seja, distribui- ção e eliminação.

O que é tempo de meia vida de um hormônio?

A meia vida é o tempo necessário para que o hormônio perca metade da sua efetividade (ou metade da sua concentração) O tempo necessário para o efeito do hormônio aparecer varia muito (resposta imediata , em horas ou dias) Alguns hormônios são produzidos em uma forma inativa e pode ser ativado na célula alvo antes de ...

Qual é a importância do tempo de meia vida?

A análise meia vida é importante para a manipulação de dejetos radioativos, pois sabendo o tempo de desintegração destes, será possível prever o momento seguro para que tal material seja considerado de baixo risco.

O que é Radiotraçadores?

Trata-se de um radioisótopo com meia-vida física de 78 horas que emite radiação gama de múltiplas energias, das quais as principais são 93 (40%),184 (24%) e 296 keV (22%).

Como calcular a média de um valor?

Média Essa é a média aritmética e é calculada adicionando um grupo de números e dividindo pela contagem desses números. Por exemplo, a média de 2, 3, 3, 5, 7 e 10 é 30 dividido por 6, que é 5.

Como calcular o tempo de meia vida do carbono?

O carbono-14, ou esse isótopo de carbono, vamos supor que começamos com 10 gramas. Se disserem que a meia-vida é de 5.740 anos, isso significa que, se um dia começarmos com 10 gramas de carbono-14 puro, após 5.740 anos, metade disso terá se transformado em nitrogênio-14 por decaimento beta.

Qual o período de meia vida atribuído ao CS 137?

Assim, o césio-137 é um átomo instável, com meia-vida de 30,2 anos que decai por emissão beta (b-) para o bário-137 metaestável, com meia-vida de 2,55 minutos que se torna estável após a emissão de um raio gama de energia 661,6 keV, o qual, embora sendo emitido pelo bário-137, caracteriza o césio-137.

O que é meia vida de um antibiótico?

Outro conceito importante é a meia-vida do antimicrobiano, que corresponde ao tempo necessário para que a concentração sérica máxima, alcançada com a administração de uma dose padrão, se reduza à metade.

Qual o tempo de meia vida do paracetamol?

Eliminação: em adultos a meia vida de eliminação do paracetamol é cerca de 2 a 3 horas e em crianças é cerca de 1,5 a 3 horas. Ela é aproximadamente uma hora mais longa em recém-nascidos e em pacientes cirróticos.

Qual a relação de tempo de meia vida de fármacos com o seu uso?

Em farmacocinética, ela representa o tempo gasto para que a concentração plasmática ou a quantidade original de um fármaco no organismo se reduza à metade. A cada intervalo de tempo correspondente a uma meia-vida, a concentração decresce em 50% do valor que tinha no início do período.

O que é um medicamento de meia vida curta?

A meia-vida (t 1/2): é o tempo gasto necessário para que a quantidade de uma matéria se reduza à metade. Mais especificamente, quando tratamos de medicamentos dizemos que a meia-vida é o tempo gasto para que a concentração plasmática de um fármaco no organismo se reduza à metade.

Qual a Meia-vida da dipirona?

A dipirona é metabolizada no trato intestinal a um metabólito ativo, 4-metilaminoantipirina. No fígado, o 4-metilaminoantipirina é metabolizado a vários outros metabólitos, incluindo o metabólito ativo, 4-aminoantipirina. A meia-vida de eliminação é de cerca de 7 horas.

Qual a meia vida do diazepam?

Eliminação: a curva concentração plasmática/tempo do diazepam é bifásica: uma fase de distribuição inicial rápida e intensa, com uma meia-vida que pode chegar a 3 horas e uma fase de eliminação terminal prolongada (meia-vida 20-50 horas).

O que é o tempo de meia-vida de Isótopos?

Meia-vida, também conhecida como período de semidesintegração, é o tempo necessário para que metade do número de átomos do isótopo radioativo presente em uma amostra desintegre-se.

Qual a diferença entre meia-vida é vida média?

Como consequência, a vida-media é o tempo médio que um isótopo instável leva para decair ou desintegrar. Não confundir com meia-vida, que é o tempo necessário para que caia pela metade, por desintegração, uma determinada massa de um radioisótopo.

O que é tempo de meia-vida t1 2 ou período de semidesintegração P )?

Período de semidesintegração ou meia- vida (P ou t½)

“O período de semidesintegração ou meia- vida (P ou t½) é o tempo necessário para que a metade dos núcleos radioativos se desintegre, ou seja, para que uma amostra radioativa se reduza a metade.”

Qual foi a maior tragédia da história do mundo?

A tragédia envolvendo o césio-137 deixou centenas de pessoas mortas contaminadas pelo elemento e outras tantas com sequelas irreversíveis. No âmbito radioativo, o césio-137 só não foi maior que o acidente na usina nuclear de Chernobyl, em 1986, na Ucrânia, segundo a Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen).

Artigo anterior
O quê é URL onde usamos de um exemplo?
Artigo seguinte
Qual é o satélite natural do nosso planeta?