Até quando posso juntar provas no processo penal?

Perguntado por: Beatriz Mara Torres de Domingues  |  Última atualização: 6. April 2022
Pontuação: 5/5 (58 avaliações)

Segundo o disposto no art. 231 do CPP, os documentos poderão ser juntados em qualquer fase do processo, salvo se houver previsão legal em sentido contrário. Entrementes, a jurisprudência entende que essa regra não é absoluta.

Quando apresentar provas no processo penal?

396) que as provas ilícitas podem ser admitidas quando tiver relevância ao interesse público a ser protegido. O Princípio da liberdade de provas adotado pelo Código de Processo Penal brasileiro, determina que o sujeito produzirá as provas e não ficará atrelado às que estão previstas em lei.

Qual o momento para a produção da prova no processo?

O momento do requerimento das provas é feito pelo autor na petição inicial, comumente de forma genérica. Isso ocorre porque o autor no momento da petição inicial não sabe quais provas serão necessárias para comprovar os fatos que está alegando, sendo individualizados na fase saneadora conforme diz o art.

Quando Preclui a prova da defesa no processo penal?

O caso posto em discussão é simples. Denúncia de furto qualificado (arrombamento). É ofertada a denúncia, onde é feita a imputação pela suposta prática do delito tipificado no artigo 155, §4º, I, do Código Penal. ...

É possível a juntada de documentos em qualquer fase do processo?

Não há impedimento legal para juntada de documentos, a qualquer tempo, pelas partes, desde que seja observado o contraditório (artigos 397 e 398 do Código de Processo Civil ).

Processo Penal | Kultivi - Provas em Espécie: Prova Documental | CURSO GRATUITO COMPLETO

43 questões relacionadas encontradas

O que significa juntada de documentos no processo?

Significa que um documento, como um mandado, uma carta ou um telegrama, foi inserido no processo.

Como juntar documentos ao processo?

A juntada deverá ser efetuada em ordem cronológica de apresentação de documentos, ou seja, na sequência em que os documentos, informações e decisões se apresentarem como relevantes para o Assunto em questão.

O que é preclusão no direito processual penal?

Genericamente, pode-se definir a preclusão como a “perda de um direito subjetivo processual pelo seu não-uso no tempo e no prazo devidos.”[3] Segundo o processo civil clássico, a preclusão para as partes pode ser temporal, lógica ouconsumativa.

Quais os tipos de preclusão?

Por essa razão, costuma-se estudar 4 tipos de preclusão:
  • consumativa;
  • lógica;
  • temporal;
  • pro judicato.

O que é o emendatio libelli?

Ocorre quando o juiz, sem modificar a descrição do fato contida na denúncia ou queixa, lhe atribui definição jurídica diversa, ainda que, em consequência, tenha de aplicar pena mais grave (artigo 383 do CPP), sendo dispensável qualquer formalidade como aditamento da denúncia ou queixa ou nova manifestação da defesa ...

Quando apresentar as provas no Processo Civil?

§ 1º As partes serão intimadas para, querendo, manifestar-se sobre o laudo do perito do juízo no prazo comum de 15 (quinze) dias, podendo o assistente técnico de cada uma das partes, em igual prazo, apresentar seu respectivo parecer.

Em que momento o autor e o réu podem produzir prova documental?

396 CPC). O momento oportuno para a produção da prova documental inegavelmente é na fase inicial da demanda, sendo apresentados documentos pelo autor junto com a petição inicial e pelo réu junto com a contestação.

Qual o momento processual mais indicado para que as partes apresentem as provas no processo?

Por fim, o momento mais comum em que a prova é produzida pelas partes é na fase de instrução do processo, que se inicia após o despacho saneador e finaliza-se no momento em que o juiz abre para o debate oral.

Quando é necessário prova pericial?

A realização de perícia é necessária quando as questões controvertidas sobre determinado fato exigirem conhecimentos técnicos ou científicos especializados, que não podem ser demonstrados ou esclarecidos por pessoas sem habilitação profissional na área.

Quais são os momentos da prova?

Três são os momentos da prova: o momento do requerimento, o momento do deferimento e o momento da produção. O do requerimento é feito na petição inicial pelo autor (art. 282, VI) e na contestação pelo réu (art. 300).

Quais são as provas no processo penal?

Por ser de grande relevância, o Código de Processo Penal, traz em seu texto os meios de provas, são estes:
  • Prova pericial.
  • Exame de corpo de delito.
  • Documental.
  • Testemunhal.
  • Prova emprestada.

O que é preclusão e quais suas espécies?

A preclusão significa, para Chiovenda, a perda, extinção ou consumação de uma faculdade processual pelo fato de se haverem alcançado os limites assinalados por lei ao seu seu exercício. ... Tem-se, portanto, três principais espécies de preclusão: a) preclusão temporal; b) preclusão lógica; c) preclusão consumativa.

Qual a diferença entre preclusão temporal lógica e consumativa?

A preclusão lógica é a extinção da faculdade de praticar um determinado ato processual em virtude da não compatibilidade de um ato com outro já realizado. ... Já a preclusão consumativa é a extinção da faculdade de praticar um determinado ato processual em virtude de já haver ocorrido a oportunidade para tanto.

O que é preclusão temporal E o que é preclusão consumativa?

Para as partes, a preclusão pode se dar quando o ato não for praticado dentro do prazo estipulado (preclusão temporal); quando houver incompatibilidade com um ato anteriormente praticado (preclusão lógica); ou quando o direito à prática daquele ato já houver sido exercido anteriormente (preclusão consumativa).

Quando ocorre a preclusão no processo?

Para as partes, a preclusão pode se dar quando o ato não for praticado dentro do prazo estipulado (preclusão temporal); quando houver incompatibilidade com um ato anteriormente praticado (preclusão lógica); ou quando o direito à prática daquele ato já houver sido exercido anteriormente (preclusão consumativa).

Quando preclusão uma decisão?

A preclusão é um acidente processual que ocorre quando uma das partes de um processo perde o direito de se manifestar em dado momento no processo, seja pela perda do prazo, pela não apreciação das normas ou pela perda do momento oportuno.

Quais os efeitos da preclusão?

Quanto aos efeitos, a preclusão é responsável pela impulsão do processo (força motriz), ou seja, determina a sequência do procedimento. Quando o processo chega ao fim, ocorre a preclusão máxima, qual seja, a irrecorribilidade de decisão final. A preclusão também pode levar a invalidades processuais, como visto.

Como juntar documentos no processo eletrônico?

Em caso de petição inicial, é necessário, na aba “Processo”, pressionar o botão “Protocolar”. Para as petições intermediárias e demais documentos, a juntada é automática após a assinatura.

Como solicitar documentos ao juiz?

Pela internet:
  1. O(A) usuário(a) (parte) deverá contatar, por e-mail, uma das Unidades de Atendimento ao Jurisdicionado listadas acima, para apresentar pedido, juntar documentos ou responder às determinações do juízo em processo judicial já em andamento;
  2. Recebimento, por e-mail, da petição ou documento enviado pela parte;

Pode juntar documentos depois da sentença?

É lícito às partes, em qualquer tempo, juntar aos autos documentos novos, quando destinados a fazer prova de fatos ocorridos depois dos articulados ou para contrapô-los aos que foram produzidos nos autos.

Artigo anterior
O que é efeito devolutivo no novo CPC?
Artigo seguinte
Pode congelar o feijão cru?