O que é matemática na educação infantil?

Perguntado por: Verónica Sara Branco Miranda Batista  |  Última atualização: 19. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (52 avaliações)

O objetivo de trabalhar a matemática com as crianças na educação infantil é de que seja ampliada as suas habilidades, aumentar sua capacidade de resolver problemas, desenvolvendo sua argumentação por meio de questionamentos sobre resultados, construindo assim a própria autonomia da criança.

O que a Bncc fala sobre a matemática na Educação Infantil?

Nossa crítica mais contundente ao que se propõe em termos da matemática na Educação Infantil é a centralidade da proposta da aprendizagem matemática estritamente na RESOLUÇÃO de situações problemas, não explicitando, nos objetivos, a capacidade e necessidade de problematização matemática das situações (ou seja, não ...

Quais os conteúdos de matemática na Educação Infantil?

Noções de estatística: - Construção e leitura de gráficos simples (com material manipulável). Noções de raciocínio combinatório: - Explorar a relação um-para-muitos. Noções de quantidade: um, nenhum, alguns, pouco, muito, mais, menos, igual, diferente. - Registro de numerais até 9.

Qual é a importância da matemática?

A matemática é uma das bases fundamentais para o desenvolvimento intelectual das crianças, ajuda a adquirir um raciocínio lógico, organizado e uma mente preparada para o pensamento, a crítica e a abstração.

Qual a importância da matemática nos anos iniciais?

A Matemática nos anos iniciais é de suma importância para os alunos, pois ela desenvolve o pensamento lógico e é essencial para construção de conhecimentos em outras áreas, além de servir como base para as séries posteriores.

Matemática na Educação Infantil #BNCCemAção

41 questões relacionadas encontradas

Como deve ser o ensino de Matemática nos anos iniciais?

É importante que o ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental esteja associado com a parte lúdica do ensino, pois para que as crianças atribuam significados aos conceitos matemáticos, nesta faixa etária, é necessário aliar esses conceitos a brincadeiras, jogos, adivinhações trabalhos em grupo, entre ...

Qual é o foco da área de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental?

O Ensino Fundamental deve ter compromisso com o desenvolvimento do letramento matemático, definido como as competências e habilidades de raciocinar, representar, comunicar e argumentar matematicamente, de modo a favorecer o estabelecimento de conjecturas, a formulação e a resolução de problemas em uma variedade de ...

Como fazer um plano de aula de matemática para Educação Infantil?

Levar para a aula objetos com diferentes quantidades (duas escovas de dente, quatro meias, uma vasinha) e pedir aos alunos que organizem os objetos de acordo com as quantidades, dentro das casas do caracol. É importante que o professor observe a brincadeira, e os auxiliem quando necessário.

Quais são as matérias de matemática?

Quais são as principais matérias do curso de Matemática?
  • Introdução ao Cálculo. ...
  • Pré-Cálculo. ...
  • Álgebra Linear e Vetorial. ...
  • História da Matemática. ...
  • Geometria com Construções Geométricas. ...
  • Geometria Analítica. ...
  • Lógica Matemática. ...
  • Cálculo Diferencial e Integral I, II e III.

Como ensinar matemática através do lúdico na Educação Infantil?

12 brincadeiras para ensinar matemática para crianças de forma divertida
  1. Jogos de tabuleiro. Os jogos de tabuleiro sempre foram muito apreciados pelas crianças e costumam ser excelentes aliados no aprendizado. ...
  2. Jogo da memória. ...
  3. Dominó ...
  4. Esportes. ...
  5. Massa de modelar. ...
  6. Boliche. ...
  7. Brincadeiras de culinária. ...
  8. Blocos de construção.

Como trabalhar Matemática de acordo com a BNCC?

Dicas para adaptar a aula de Matemática à BNCC
  1. Faça um levantamento das diferenças entre os parâmetros antigos e os novos trazidos pela BNCC. ...
  2. Pense de que forma as unidades temáticas podem ser trabalhados nas aulas e procure, sempre que possível, utilizar mais de uma unidade ao mesmo tempo;

Quais os 5 eixos da Matemática?

São elas: números, álgebra, geometria, grandezas e medidas e probabilidade e estatística.

Quais são as competências específicas da Matemática?

Compreender e utilizar, com flexibilidade e precisão, diferentes registros de representação matemáticos (algébrico, geométrico, estatístico, computacional etc.), na busca de solução e comunicação de resultados de problemas.

Qual a ordem das matérias de matemática?

Ordem de Estudo da Matemática
  • Noções sobre conjunto.
  • Subconjunto.
  • Sistema de numeração.
  • Operações fundamentais.
  • Propriedades de adição, multiplicação, subtração e divisão.
  • Expressões aritméticas.
  • Múltiplos e divisores.
  • Número primo.

Qual é o básico da matemática?

Normalmente, o mais básico em matemática é a aritmética, em especial as quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão). Sobretudo ela é essencial para o desenvolvimento da álgebra, como equações, e medidas geométricas.

Qual a disciplina mais difícil do curso de matemática?

É fato comprovado que números, fórmulas, equações e problemas matemáticos embaralham a cabeça dos alunos desde os primeiros anos de estudo.

Como elaborar um plano de aula de matemática?

7 dicas para planejar uma boa aula de Matemática alinhada à BNCC
  1. LEIA MAIS Matemática para explicar e entender o mundo.
  2. Parâmetros x BNCC. ...
  3. Devo contemplar todos os eixos temáticos toda semana? ...
  4. Como organizar o conteúdo dado em sala de aula x ano letivo. ...
  5. Competências gerais x competências específicas.

Como se faz um plano de aula de matemática?

Plano de aula (como fazer, modelo e exemplos)
  1. Reflita sobre o público-alvo. ...
  2. Escolha o tema da aula. ...
  3. Defina o objetivo a ser alcançado. ...
  4. Defina o conteúdo a ser abordado. ...
  5. Decida a duração da aula. ...
  6. Selecione os recursos didáticos. ...
  7. Defina a metodologia a ser utilizada. ...
  8. Escolha como avaliar o aprendizado dos alunos.

Quais são os objetivos do ensino da Matemática no Ensino Fundamental?

A matemática tem como objetivo, desenvolver a capacidade de julgamento e o hábito de concisão e rigor; adquirir conhecimentos básicos, a fim de possibilitar sua integração na sociedade em que vive, desenvolver a partir de suas experiências, um conhecimento organizado que proporcione a construção de seu aprendizado; ...

Quais as especificidades da BNCC para Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental?

Portanto, ao compreender as mudanças no processo de desenvolvimento da criança − como a maior autonomia nos movimentos e a afirmação de sua identidade − a BNCC Ensino Fundamental − Anos Iniciais propõe o estímulo ao pensamento lógico, criativo e crítico, bem como sua capacidade de perguntar, argumentar, interagir e ...

O que ensinar em Matemática nas séries iniciais?

No ensino de matemática nos anos iniciais, faz-se necessário, por meio da articulação dos diversos campos dessa disciplina, garantir que os estudantes relacionem observações empíricas do mundo real a representações em tabelas, figuras e esquemas, associando-as a conceitos e propriedades, fazendo induções e conjecturas ...

Como o ensino de matemática nos anos iniciais pode favorecer o letramento matemático?

Formar alunos letrados em Matemática tem a ver com incentivá-los a estar em ação durante a aula, a interagir com colegas e elaborar conjecturas e hipóteses, além de usar os números para alcançar respostas significativas para formular conceitos e participar de correções coletivas em que se discutem os resultados.

Como ensinar matemática nas séries iniciais de forma lúdica?

6 formas lúdicas para ensinar matemática para crianças
  1. Receitas culinárias. Cozinhar com as crianças é uma excelente forma de desenvolver noções de quantidades e padronização de medidas. ...
  2. Jogos de tabuleiro. ...
  3. Visita ao supermercado. ...
  4. Brincadeiras com mapas. ...
  5. Jogo da Velha, Damas e Xadrez. ...
  6. Jogos de construção.

Como um professor deve ensinar Matemática?

Ensinar a resolver problemas requer que o professor coloque os alunos frente a diferentes situações. Ele deve encorajá-los a pensar por si mesmos, a levantarem suas próprias hipóteses, e as testá-las, a discutirem com seus colegas como e por que determinada estratégia pode ou não resolver o problema.

Artigo anterior
Quais são os documentos fiscais?
Artigo seguinte
Como remover a Cascola?