O que é manutenção planejada e não planejada?

Perguntado por: Raquel Leal de Morais  |  Última atualização: 12. Juni 2025
Pontuação: 4.3/5 (63 avaliações)

Ou seja, a manutenção corretiva planejada acontece quando o equipamento apresenta falhas, mas ainda continua funcionando, diferente da manutenção corretiva não planejada, que acontece apenas após a falha funcional do equipamento, quando a operação é parada por completo.

O que é uma manutenção não planejada?

Manutenção Corretiva Não Planejada

Ocorre de maneira randomizada e inesperada. Ou seja, não há nenhum tipo de supervisão sobre o equipamento. Também é conhecida como Manutenção Não Programada, ou ainda Manutenção Emergencial. Neste caso, é comum que o equipamento apresente falhas graves e deixe de funcionar.

Quais são as manutenções planejadas?

A manutenção planejada, conhecida pela sigla de MP, acontece de forma agendada com foco em prever e reduzir falhas apresentadas em determinado equipamento. O foco é zerar as paradas repentinas, atuando com uma gestão de manutenção baseada na confiabilidade e redução máxima de custos extras.

O que é não planejada?

A manutenção não planejada é uma intervenção de reparo ou manutenção que é realizada de forma inesperada e sem um planejamento prévio. Em outras palavras, a manutenção não planejada ocorre quando há uma necessidade de reparo ou manutenção que não foi prevista ou agendada com antecedência.

O que é a manutenção corretiva planejada?

A manutenção corretiva planejada é aquele reparo feito de maneira previamente programada. Com todos os recursos necessários antes que a falha aconteça, este tipo de manutenção ajuda a solucionar uma situação antes que, de fato, ela se torne um problema.

Manutenção Corretiva - O que é, planejada e não planejada e exemplos

15 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de manutenção não planejada?

Tipos de manutenção não planejada
  • manutenção reativa: realizada quando um ativo sofre uma falha repentina e, portanto, “reage” de maneira não planejada.
  • Manutenção corretiva: realizada para restabelecer o correto funcionamento de um equipamento, para trazê-lo de volta ao seu funcionamento original.

O que é manutenção corretiva exemplos?

Quando o técnico é avisado de uma pane e precisa, urgentemente, resolver o problema para que não haja prejuízos ou paradas prolongadas, é o caso de realizar uma manutenção corretiva. Ou seja, é uma solução imediata, embora possa muitas vezes ser evitada com um bom plano de manutenção.

Quais são os 4 tipos de manutenção planejada?

Os principais tipos de manutenção são quatro: corretiva, preventiva, preditiva e prescritiva, divididas em subcategorias que nos ajudam a entender como proceder em casos específicos, de acordo com a necessidade de cada equipamento.

O que significa manutenção preventiva e corretiva?

Em suma, o que difere esses três tipos de manutenção é o objetivo de cada operação. Uma vez que, conforme seus próprios nomes já dizem: a preventiva atua para evitar que alguma adversidade aconteça; já a corretiva é feita para reparar algum dano já existente e impedir que o equipamento tenha uma piora do quadro.

Como evitar manutenção corretiva?

Como evitar a Manutenção Corretiva? Sinceramente, não é possível. A manutenção corretiva é tão antiga como a própria manutenção, e vai continuar existindo enquanto houver manutenção (o que, provavelmente, é para sempre. Portanto, é como uma doença crônica com a qual é preciso aprender a viver).

Quais são os tipos de manutenção corretiva?

Existem dois principais modelos de manutenção corretiva: a planejada e a não planejada. Falamos um pouco sobre cada uma delas a seguir. A manutenção corretiva planejada, também conhecida como manutenção corretiva previsível, é bem parecida com a manutenção preventiva. Na verdade, as duas andam juntas.

Quais são os três tipos de manutenção?

Quais os tipos de manutenção?
  • Manutenção corretiva. Trata-se do mais antigo tipo de manutenção, que ocorre apenas quando ocorre uma quebra, ou mau funcionamento. ...
  • Manutenção preventiva. A manutenção preventiva visa evitar que falhas surgem nas máquinas e em seus componentes. ...
  • Manutenção preditiva.

Como implantar manutenção planejada?

A implantação da manutenção planejada se dá através de seis passos, que veremos à continuação:
  1. 1 – Levantamento Inicial. ...
  2. 2 – Melhorias de pontos deficientes. ...
  3. 3 – Gerenciamento de informações. ...
  4. 4 – Sistema de Manutenção Periódica (Preventiva) ...
  5. 5 – Sistema de Manutenção Preditiva. ...
  6. 6 – Mensuração dos Resultados.

Qual a importância da manutenção planejada?

Podemos dizer que a manutenção planejada inclui atividades que ajudam a detectar, prevenir e reduzir falhas em máquinas e equipamentos. Portanto, o objetivo é reduzir ao máximo as manutenções não programadas, o risco de quebras e falhas.

Quais são os tipos de manutenção?

Quais são os principais tipos de manutenção?
  1. Manutenção corretiva. ...
  2. Manutenção preditiva. ...
  3. Manutenção preventiva. ...
  4. Manutenção baseada no tempo (TBM) ...
  5. Manutenção detectiva.

São os tipos de manutenção?

Quais os tipos de manutenção?
  • Manutenção Preventiva.
  • Manutenção Corretiva.
  • Manutenção Preditiva.
  • Manutenção Prescritiva.
  • Manutenção Detectiva.
  • Manutenção Produtiva Total (TPM)

O que é manutenção preventiva exemplos?

A manutenção preventiva normalmente é utilizada para evitar falhas em máquinas depois de um tempo ou volume de uso. Para isso, são agendados gatilhos que ativam a manutenção. Se levarmos em consideração um carro por exemplo, poderíamos dizer: Manutenção preventiva baseada no tempo: Trocar o óleo a cada 6 meses.

Como é feita a manutenção corretiva?

Como fazer esse processo de manutenção corretiva?
  1. Elaborar um cronograma de ações;
  2. Ter as ferramentas adequadas para consertos e ajustes;
  3. Ter peças à disposição em caso de substituição;
  4. Analisar as condições de funcionamento após o reparo.

Quais são os tipos de manutenção preventiva?

Exemplos de manutenção preventiva que você deve conhecer
  • Simples reapertos de parafusos;
  • Inspeções de rolamentos durante a operação;
  • Substituição de peças e itens desgastados;
  • Planos de calibração e de aferição de instrumentos.
  • Lubrificação, troca de filtros, ajustes e limpeza de máquinas, entre outros.

Qual a diferença entre a manutenção preditiva e preventiva?

A manutenção preventiva tem a característica de ser planejada e programada com antecedência. Ou seja, com base no plano de manutenção, vai interromper o processo produtivo da empresa em um momento pré-definido. Já a manutenção preditiva é um monitoramento constante das máquinas.

O que é a manutenção preditiva?

A manutenção preditiva é uma técnica que utiliza ferramentas e procedimentos de análise de dados para detectar anomalias no funcionamento e possíveis defeitos nos equipamentos e processos, de tal modo que possam ser resolvidos antes que a falha aconteça.

Onde é usado manutenção preditiva?

Ela pode ser aplicada em motores, eletrônicos de potência, caldeiras, componentes do sistema de vapor, transformadores, capacitores, fusíveis etc. Existem 3 tipos principais de instrumentos infravermelhos que podem ser utilizados na manutenção preditiva: Termômetros infravermelhos.

O que é a função corretiva?

Função Corretiva – Caso ocorra ilegalidade ou irregularidade nos atos de gestão de quaisquer órgãos ou entidade pública, caberá ao Tribunal de Contas fixarem o prazo para cumprimento da lei.

O que é TPM na indústria?

A TPM (Manutenção produtiva total) é uma filosofia gerencial para aumentar a produtividade de um processo produtivo ao reduzir perdas, paradas e falhas integrando os setores de manutenção e operação.

Artigo anterior
Qual a diferença de mal com Le mau com u?
Artigo seguinte
O que é o prazo próprio?