Qual a diferença entre treinamento e educação corporativa?

Perguntado por: Luna Neves Torres  |  Última atualização: 1. Mai 2022
Pontuação: 4.8/5 (15 avaliações)

Ou seja, a Educação Corporativa preocupa-se em treinar pessoas para o negócio funcionar. Além de torná-lo mais produtivo e dar melhores resultados. Já os treinamentos tradicionais têm um formato amarrado, sem foco nos objetivos estratégicos da empresa e não mensura os resultados dessas ações.

O que é educação e treinamento?

Educação e Treinamento é o terceiro pilar da metodologia TPM, sua razão de ser é simplesmente para desenvolver a capacitação das pessoas por meio de treinamentos.

O que se entende por educação corporativa?

A Educação Corporativa consiste em um projeto de formação desenvolvido pelas empresas, que tem como objetivo “ institucionalizar uma cultura de aprendizagem contínua, proporcionando a aquisição de novas competências vinculadas às estratégias empresariais” (Quartiero & Cerny, 2005, p. 24).

O que é educação corporativa exemplos?

Os eventos corporativos também são exemplos de educação corporativa. Afinal, quando a empresa reúne seus colaboradores para realizar uma SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho), está reforçando princípios e valores e, sobretudo, educando.

Qual o foco da educação corporativa?

A Missão da Educação Corporativa é “Formar e desenvolver talentos humanos na Gestão dos Negócios, por meio da aprendizagem e gestão do conhecimento organizacional, com foco na competitividade”. A aprendizagem pode ser tanto específica quanto organizacional, mas sempre funcional e continuada.

Descubra a diferença entre educação corporativa e treinamento corporativo

45 questões relacionadas encontradas

Quais são os princípios essenciais da educação corporativa?

Eboli (2004) propõe 7 princípios norteadores para o sucesso de um sistema de educação corporativa: princípio da competitividade, da perpetuidade, da conectividade, da disponibilidade, da cidadania, da parceria e por último, mas não menos importante, o princípio da sustentabilidade.

Quais os principais benefícios da educação corporativa para uma empresa?

Dentre os principais benefícios que a educação corporativa, também conhecida como educação empresarial, pode proporcionar para a sua corporação estão o desenvolvimento de habilidades dos colaboradores como, por exemplo, liderança, agilidade e comunicação interpessoal, além de também torná-los mais motivados e ...

Quais são as características da educação corporativa?

Educação corporativa é uma prática de gestão de pessoas que tem como principal objetivo a promoção, disseminação e manutenção do processo de aprendizagem, a fim de promover o desenvolvimento dos colaboradores e o crescimento da empresa.

Como aplicar a educação corporativa?

Definir um plano estratégico é o melhor caminho para escolher as ferramentas certas na aplicação da educação corporativa. Conseguir identificar as necessidades da sua empresa é o primeiro passo. A partir daí, é possível definir o quanto a empresa tem para investir, em que áreas, qual ferramenta utilizar e etc.

Quais empresas têm educação corporativa?

Exemplos de empresas que têm Universidades Corporativas de Sucesso
  • Universidade Petrobras. ...
  • Académie Accor. ...
  • Universidade Banco do Brasil. ...
  • Academia Santander. ...
  • Universidade Ambev. ...
  • Universidade do Hambúrguer.

O que é educação corporativa e como ela surgiu?

A ideia da Educação Corporativa surgiu por volta de 1980, nos Estados Unidos como uma alternativa para melhorar a capacitação de cada profissional, objetivando tornar as organizações bem mais competitivas.

Como podemos conceituar o que é educação corporativa e como ela surgiu?

Educação Corporativa é um conjunto de práticas que uma empresa adota para promover a formação continuada de seus colaboradores, desenvolvendo suas competências e habilidades junto aos princípios da organização.

O que é educação corporativa e gestão do conhecimento?

A educação corporativa aumenta o know-how da empresa, enquanto a gestão do conhecimento incentiva o compartilhamento do conhecimento entre colaboradores, descentralizando o capital intelectual que, geralmente, fica restrito a um pequeno grupo.

Qual a diferença entre educação treinamento e desenvolvimento?

O treinamento costuma ser pontual, pois seu objetivo é capacitar imediatamente o colaborador para determinada necessidade da organização. Por isso, é elaborado e aplicado em um curto prazo de tempo. Já o desenvolvimento se diferencia por ser um processo mais duradouro, no qual o colaborador evolui durante esse período.

Qual o principal objetivo do pilar de treinamento?

O principal objetivo do pilar de educação e treinamento é o de ressaltar as habilidades dos operários e técnicos no desenvolvimento do programa TPM. Para tanto, é necessário identificar o nível de conhecimento, tecnologia, capacidade e competência dos operários e técnicos envolvidos no programa.

O que é o treinamento e desenvolvimento de pessoas?

Treinamento e Desenvolvimento de pessoas (T&D) são processos de capacitação de colaboradores. O treinamento se refere à iniciativas pontuais, de curto prazo, e o desenvolvimento para práticas de longo prazo, visando auxiliar o funcionário no seu crescimento profissional.

Qual é a melhor estratégia de educação corporativa?

Educação Corporativa: 5 estratégias eficazes para adotar na sua...
  • 1 – Modelo 70-20-10. ...
  • 2 – Gamificação. ...
  • 3 – Modelo Kirkpatrick para avaliação de treinamento. ...
  • 4 – E-Learning. ...
  • 5 – Microlearning.

Para que a educação corporativa pode ser disponibilizada?

A educação corporativa contempla a aplicação de ações para estimular o aperfeiçoamento dos colaboradores, considerando os objetivos organizacionais. Quando alinhada às estratégias da empresa, promove inovação, desenvolvimento e crescimento.

Como a educação corporativa pode contribuir para aumentar a competitividade das organizações?

Com a educação corporativa a organização pode melhorar o desempenho dos seus colaboradores, aumentar a produtividade e alavancar o crescimento do negócio.
...
Entre as diversas técnicas, podemos destacar:
  • cursos presenciais e online;
  • palestras;
  • reuniões;
  • gamificação;
  • vídeos;
  • sessões de coaching.

Qual é a importância da educação corporativa?

Além de ajudar a manter funcionários e empresas alinhados, a educação corporativa também tem o papel de trazer outras pessoas de fora para dentro da estratégia da organização. Por olhar para dentro e fora do ambiente de trabalho, pode incorporar clientes, fornecedores e outros pares envolvidos com os negócios.

Quais são as vantagens e os desafios da educação corporativa?

9 Benefícios da Educação Corporativa
  • Colaboradores mais motivados e engajados;
  • Diminuição do turnover;
  • Melhora da produtividade;
  • Alinhamento entre objetivos individuais e empresariais;
  • Desenvolvimento de competências individuais e organizacionais;
  • Gestão do conhecimento eficaz;
  • Incentivo à inovação;

Quais são os principais desafios da educação corporativa?

Os principais desafios foram cinco: atuação estratégica, a importância do reconhecimento pela organização do sistema de educação corporativa, avaliação e mensuração de resultados, restrição orçamentária e a promoção do autoconhecimento dos colaboradores.

Qual a importância da educação corporativa para a vantagem competitiva das organizações?

Ela permite a formação de profissionais munidos de conhecimentos que podem ser aplicados de forma a oferecer retorno ao negócio. É uma maneira eficaz de produzir, armazenar e disseminar conhecimento acumulado ao longo do tempo, com o propósito de transformar a organização em um local de aprendizagem contínua.

Qual a importância da educação corporativa para o desenvolvimento da instituição e dos indivíduos?

A educação corporativa nas empresas representa uma robusta estratégia fonte de vantagem competitiva. Ela promove mudanças positivas na estrutura e na cultura organizacional como um todo, bem como o seu conhecimento gerado é visto como o valor único e difícil de ser imitado pelo mercado cada vez mais competitivo.

Quais são os princípios da educação para o desenvolvimento de competências?

Igualdade, Diversidade e Equidade

A base nacional defende que é preciso garantir princípios de igualdade e equidade, sem esquecer que todo trabalho deve respeitar a diversidade. Dessa forma, a formação do indivíduo completo implica em compreendê-lo dentro de sua complexidade não linear e seu desenvolvimento.

Artigo anterior
Qual a maneira correta de colocar manta térmica?
Artigo seguinte
Quem pode receber um testamento?