O que é liderança situacional de exemplos?

Perguntado por: Viviane Matilde Antunes Fernandes  |  Última atualização: 25. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (47 avaliações)

A liderança situacional corresponde à liderança que é moldada de acordo com uma situação apresentada. O líder precisa ter a capacidade de fazer a análise do que está acontecendo, e com “jogo de cintura”, decidir qual postura será adequada para aquela ocasião.

O que é liderança situacional explique?

Como o nome sugere, um líder situacional é aquele que consegue adaptar seu comportamento a diferentes situações. Ainda, em outras palavras, a eficácia do líder está na sua capacidade de adaptar seu comportamento gerencial ao nível da maturidade ou sofisticação de seus subordinados, ou seja, à situação.

Quais são os tipos de liderança situacional?

Os estilos gerais de liderança situacional

São eles: Direção: o líder adota um comportamento de alto grau de direção e baixo grau de apoio. Orientação: o líder adota um comportamento de alto grau de direção e alto grau de apoio. Apoio: o líder adota um comportamento de baixo grau de direção e alto grau de apoio.

Quais são as características da liderança situacional?

Características da liderança situacional

Um líder situacional deve saber escutar com atenção sua equipe. Assim, pode identificar eventuais conflitos e a origem de reclamações. Além disso, torna-se possível encontrar soluções viáveis propostas por algum membro da equipe que conheça bem a rotina da organização.

Como aplicar a liderança situacional?

Na liderança situacional, líderes devem fazer uma leitura do contexto e do nível de maturidade da equipe ou dos colaboradores, para adotar o melhor estilo de liderança. Ter um cargo de liderança em uma equipe não é uma tarefa fácil. É preciso enfrentar uma série de acontecimentos que surgem no seu dia a dia.

LIDERANÇA SITUACIONAL - O que é e como aplicar

31 questões relacionadas encontradas

Quais as vantagens da liderança situacional?

A vantagem da liderança situacional é que ela tem bastante flexibilidade. Os líderes podem transitar entre os estilos de liderança conforme a necessidade daquele momento. Outra vantagem é que a liderança situacional também não transmite uma ideia de que existe somente um estilo de liderança correto.

Como o conceito de liderança situacional pode ser útil aos gestores?

A liderança situacional é ideal para gestores e empresas que priorizam desenvolver o potencial de funcionários e equipes de trabalho. ... Como resultado, o líder pode extrair o melhor dos seus colaboradores mantendo um bom relacionamento com eles.

Quais são os pilares da liderança situacional?

A Liderança Situacional baseia-se em uma inter-relação entre a quantidade de orientação e direção que o líder oferece e a quantidade de apoio socioemocional (dado pelo líder) e o nível de prontidão (maturidade) dos subordinados no desem- penho de uma tarefa, função ou objetivo específico.

Como é possível promover uma liderança situacional?

O líder situacional deve, portanto, tentar conhecer cada um dos estilos de pensar e agir. Assim, ele consegue entender os comportamentos de seus liderados, de modo a potencializar as características de cada um, objetivando atender o que lhes foi proposto, de forma efetiva.

O que caracteriza a liderança transformacional?

O líder transformacional tem como principal característica a capacidade de inspirar e motivar as pessoas que estão sob sua liderança. Esse profissional consegue extrair o que cada colaborador tem de melhor e utiliza isso à favor do desempenho coletivo.

Quais são os tipos de liderança?

Para melhorar a sua performance, todo gestor precisa saber quais são os tipos de liderança e em qual deles ele se encaixa.
  1. Liderança autocrática. ...
  2. Liderança liberal. ...
  3. Liderança democrática. ...
  4. Liderança motivadora. ...
  5. Liderança paternalista. ...
  6. Liderança técnica. ...
  7. Liderança carismática.

Quais são os quatro tipos de liderança?

Confira a seguir!
  1. Liderança autocrática: o estilo mais tradicional. Em uma liderança autocrática, todas as tomadas de decisão são centralizadas em uma só voz. ...
  2. Liderança liberal: oposta à autocrática. ...
  3. Liderança democrática: o equilíbrio dos tipos de liderança. ...
  4. Liderança coaching: uma grande promessa.

O que é abordagem situacional?

A abordagem situacional ou contingencial entende que a “eficácia da liderança depende da situação”. Portanto, não existe o melhor estilo de liderança a ser praticado. As teorias contingenciais analisam como os fatores situacionais alteram a eficácia do comportamento e estilo de um líder em particular.

O que é situacional exemplo?

Significado de Situacional

adjetivo Relativo a uma situação, a uma circunstância ou à maneira como algo está determinado num dado momento; circunstancial: análise situacional da crise. expressão Liderança situacional.

Qual é o conceito de liderança?

Liderança é a habilidade de motivar e inspirar pessoas de forma positiva. Na liderança, essa motivação vem muito mais pelas atitudes práticas do líder do que propriamente dito pelas palavras que ele diz.

Quais as medidas necessárias para motivar uma equipe de trabalho?

Como motivar sua equipe de trabalho?
  1. Conheça os membros da sua equipe. Cada colaborador tem características únicas, que precisam ser compreendidas e trabalhadas. ...
  2. Recompense os funcionários. ...
  3. Realize feedbacks constantemente. ...
  4. Invista em treinamentos para a equipe.

Quais são os três pilares da liderança contingencial nas organizações?

O fenômeno da liderança, em detrimento da figura do líder, é o foco da teoria contingencial, que se baseia em três pilares distintos: o líder, os liderados e a situação.

O que é uma liderança carismática?

Liderança carismática é aquela que inspira, transmite confiança e leva os outros à ação. Por meio da comunicação, o líder com carisma consegue persuadir e influenciar seus pares e subordinados.

Quais são os benefícios que a liderança situacional gera na gestão de equipes?

Quais são os benefícios para os colaboradores?
  1. Flexibiliza o dia a dia. ...
  2. Torna as expectativas bem comunicadas. ...
  3. Fortalece o clima organizacional. ...
  4. Deixa a equipe mais resiliente. ...
  5. Delega tarefas porque confia na equipe.

Qual a principal contribuição das teorias situacionais?

A Contribuição da Liderança Situacional para a Reversão do Ciclo Ineficaz. A Liderança Situacional tem como proposta e princípio, o desenvolvimento de um referencial conceitual que procura destacar as variáveis situacionais chaves. ... A quantidade de orientação e direção (comportamento de tarefa) que o líder oferece; 2.

O que influencia na eficácia do líder e a análise situacional?

A eficácia organizacional e grupal depende não só do treinamento do líder, como também da perspectiva de proporcionar um ambiente no qual ele possa sair-se bem. O enfoque situacional sustenta que tudo seja flexível e possa adaptar-se às demandas das situações, inclusive o estilo dos gerentes.

Quais as desvantagens da liderança situacional?

Dificuldade na identificação do melhor estilo

A capacidade do líder de avaliar a situação e maturidade dos subordinados é um fator crucial na liderança situacional. Quando o líder é capaz de escolher o estilo certo para a situação a tendência é que as coisas aconteçam da melhor forma possível.

Quais os desafios da liderança situacional?

O líder situacional deverá então buscar e vencer o seu segundo desafio, qual seja adotar o Estilo Situacional adequado para aquela pessoa e situação. Para definir seu estilo o líder pode usar comportamento diretivo e de apoio, adequando o estilo à necessidade da pessoa e situação, para obter máximo desempenho.

Quais são as vantagens e desvantagens da liderança servidora?

Prós e contras da liderança servidora
  • A liderança servidora melhora o clima organizacional da empresa;
  • A empatia se estende aos clientes e fornecedores da organização, melhorando, assim, a percepção de marca da empresa;
  • Líderes servidores geram mais confiança de seus liderados;

O que é uma abordagem contingencial?

De todas as Teorias ADM, a abordagem contingencial enfoca as organizações de dentro para fora colocando o ambiente como fator primordial na estrutura e no comportamento das organizações. De um lado o ambiente oferece oportunidades e recursos, de outro impões coações e ameaças à organização.

Artigo anterior
Quais os benefícios do PAT para o trabalhador?
Artigo seguinte
Como lavar o cabelo corretamente com shampoo condicionador e máscara?