Quais os sintomas do hipotireoidismo descontrolado?

Perguntado por: Cátia Antunes de Pinho  |  Última atualização: 5. November 2024
Pontuação: 4.9/5 (14 avaliações)

Depressão, desaceleração dos batimentos cardíacos, intestino preso, menstruação irregular, falhas de memória, cansaço excessivo, dores musculares, pele seca, queda de cabelo, ganho de peso e aumento de colesterol no sangue estão entre os sintomas do hipotieroidismo.

Como é a crise de hipotireoidismo?

A face fica edemaciada, a voz rouca e a dicção lenta, as pálpebras caem e os olhos e face ficam inchados. Normalmente, apenas um exame de sangue é necessário para confirmar o diagnóstico. A maioria das pessoas com hipotireoidismo precisa ingerir hormônio tireoidiano pelo resto da vida.

Quais os problemas que o hipotireoidismo pode causar?

Hipotireoidismo: perda da capacidade de concentração, lentidão motora e de raciocínio, depressão, intolerância ao frio, pele seca, ganho de peso, aumento de colesterol e alterações cardiológicas, que aumentam o risco de infarto.

Quando sua tireoide não está funcionando bem seu corpo avisa com esses sinais?

O cansaço contínuo e exagerado, sem motivo que o justifique e acompanhado de desânimo, indisposição e sonolência, são sintomas importantes do hipotireoidismo. Essa condição decorre da redução na produção de hormônios T3 e T4, geralmente, por conta da Tireoidite de Hashimoto (uma disfunção autoimune).

Como saber se o hipotireoidismo está atacado?

Veja mais sobre os sintomas do hipotireoidismo!
  1. Prisão de ventre;
  2. Menstruação irregular;
  3. Cansaço excessivo;
  4. Sonolência;
  5. Queda de cabelo;
  6. Ganho de peso;
  7. Diminuição da memória;
  8. Dores musculares;

TIREOIDE: Os perigos do hipotireoidismo | Como saber os sintomas ? | Dr Italo Rachid

29 questões relacionadas encontradas

Quando o TSH está alto Quais são os sintomas?

Com níveis elevados de TSH, o corpo pode experimentar uma série de sintomas, como fadiga, ganho de peso, sensação de frio constante, pele seca e até mesmo alterações no humor. O metabolismo torna-se mais lento, levando a uma diminuição da energia e da capacidade de queimar calorias.

O que uma pessoa com hipotireoidismo não pode fazer?

Alguns alimentos que podem causar o ganho de peso ou prejudicar a produção de hormônios na tireoide, devendo ser evitados, são:
  1. Alimentos ricos em açúcar, como bolos, doces, refrigerantes, sorvete, biscoitos;
  2. Cereais refinados, como pão branco, macarrão branco, arroz branco;

Quais são os sintomas da tireoide quando está desregulada?

Há pessoas que apresentam irritabilidade, nervosismo e agitação. É comum que quem tenha hipertireodismo fique mais acelerado, sinta palpitações ou tremores. Por outro lado, pacientes com hipotireoidismo, podem ter depressão, falta de energia e desânimo.

O que acontece quando a tireoide está muito alta?

O hipertireoidismo acontece quando a tireoide funciona de forma mais rápida do que o normal, produzindo os hormônios de forma excessiva. Se não tratado, o hipertireoidismo pode levar ao desenvolvimento de outros problemas de saúde, como a osteoporose e a insuficiência cardíaca congestiva.

Quem tem tireoide sente tontura?

As principais doenças que afetam a tireoide são o hipotireoidismo (produção insuficiente de hormônios que regulam o organismo), cujos sintomas mais comuns são cansaço, fraqueza, edema (inchaço), tontura, queda de cabelo, sonolência, intestino preso e diminuição do apetite.

O que uma pessoa com hipotireoidismo não pode comer?

Também se deve evitar alimentos refinados, como pães, massas e doces, e os que contenham gorduras saturadas e gorduras trans, como carnes vermelhas e processados. Os açúcares adicionados, como o açúcar de cana, o açúcar mascavo, o mel e os de determinados xaropes também podem agravar o hipertireoidismo.

O que agrava o hipotireoidismo?

Fique atento: o estresse pode agravar o hipotireoidismo, e você pode ficar estressado por causa dos sintomas de hipotireoidismo. Por isso, gerenciar os níveis de estresse é fundamental.

Quanto tempo demora para normalizar o hipotireoidismo?

Porém, segundo a pesquisa, os pacientes levam cerca de oito meses para descobrir a doença e receber o tratamento adequado.

Como é a dor de cabeça do hipotireoidismo?

Na ICHD-II (2ª edição, 2004), a cefaleia atribuída ao hipotiroidismo (CAH 10.4) foi incluída no grupo das cefaleias secundárias e foi descrita como bilateral, não pulsátil e/ou contínua e deve estar presente em pacientes com claro diagnóstico de hipotiroidismo.

O que o hipotireoidismo causa no olho?

A doença de Hashimoto, que culmina no hipotireoidismo, promove olho seco, ardor e vermelhidão.

O que a tireoide pode causar na cabeça?

Um dos problemas na tireoide: hipotireoidismo

A queda de cabelo é sintoma de um dos problemas da tireoide, o hipotireoidismo, que é a condição em que a glândula não produz os hormônios T3 e T4 em quantidades suficientes para a manutenção do bom funcionamento do organismo.

Onde é a dor da tireoide?

É possível que a dor passe de um lado do pescoço para o outro, alcance o queixo e os ouvidos e fique mais intensa quando a pessoa vira a cabeça ou engole. A tireoidite subaguda é frequentemente confundida, no início, com problema dentário ou com infecção da garganta ou do ouvido.

Qual é o tipo de tireoide mais grave?

O hipertireoidismo é a condição que leva a tireóide a produzir hormônios excessivamente. Esta é uma das doenças da tireoide mais graves e pode induzir a problemas no coração e nos ossos. Ele afeta, sobretudo, a mulheres de 20 a 40 anos, mas também pode se instalar em homens e idosos.

Como testar a tireoide em casa?

Segure o espelho procurando em seu pescoço a região abaixo do pomo de Adão (gogó). Sua tireoide está localizada nesta área. 2. Focalize esta área com o espelho estendendo a cabeça para trás para facilitar a visualização.

Quem tem tireoide sente dor nas pernas?

Os hormônios da tireoide são determinantes para a contração e o relaxamento muscular. Por isso, o hipotireoidismo e o hipertireoidismo afetam diretamente os músculos, causando frequentes dores musculares, rigidez e cãibras.

O que a tireoide pode causar no intestino?

Estudos têm mostrado que a microbiota intestinal pode ter alguma relação com a alteração da tireoide, uma vez que doenças da glândula e enfermidades intestinais podem ocorrer concomitantemente. Por essa razão, cientistas têm sugerido que o eixo tireoide-intestino parece impactar todo o metabolismo.

Quando a tireoide é preocupante?

Um nódulo na tireoide é considerado grande quando quando passa de dois centímetros ou quando outros nódulos aparecem e se somam em tamanho. Alguns dos sinais para saber se ela está grande e causa prejuízo ao bem estar é se a dificuldades para respirar ou engolir, tosse e rouquidão.

Qual a melhor fruta para hipotireoidismo?

Maçãs, peras, ameixas e frutas cítricas são abundantes em pectinas, que ajudam a desintoxicar o mercúrio – um dos principais metais que estão ligados a problemas de tireoide. Sementes de abóbora, sementes de girassol e nozes são ricas fontes de zinco.

Como acabar de vez com hipotireoidismo?

Não há cura para o hipotireoidismo, mas seu tratamento é eficiente, embora seja recomendado por toda a vida. Todos os dias, em jejum, o paciente deve tomar um remédio para estimular a produção do hormônio deficiente.

Quem tem hipotireoidismo pode voltar ao normal?

“Fazendo tudo corretamente, o paciente com hipotireoidismo volta a ter uma vida normal”, diz a especialista.

Artigo anterior
Como colocar o celular no modo noturno?
Artigo seguinte
O que é arianismo?