O que é laudo pericial?

Perguntado por: Fernando Costa Ribeiro  |  Última atualização: 29. Dezember 2021
Pontuação: 4.8/5 (32 avaliações)

O laudo pericial é o relato do técnico ou especialista designado para avaliar determinada situação que está dentro de seus conhecimentos. O laudo é a tradução das impressões captadas pelo técnico ou especialista, em torno do fato litigioso, por meio dos conhecimentos especiais de quem o examinou.

Qual a definição de laudo pericial?

O laudo pericial é uma variedade de prova, cuja produção carece de fundamentos técnicos e científicos, e que tem por finalidade determinar uma garantia a respeito da dinâmica, autoria e materialidade de certos fatos e de seus efeitos.

O que deve constar no laudo pericial?

O laudo pericial constitui uma peça escrita, fundamentada, na qual os peritos expõem as observações e estudos que fizeram no local, nele registrando as conclusões do exame pericial sobre um determinado fato.

Quem faz o laudo pericial?

O perito escreve um laudo pericial e esse será uma prova dentro do processo. O juiz quando der sua sentença, junto ao final do processo, é obrigado a fundamentá-la com provas, uma delas poderá ser o laudo pericial escrito pelo perito.

Para que serve o laudo pericial contábil?

Laudo pericial contábil é a peça escrita na qual o perito contador expressa sua opinião a respeito de eventos e fatos submetidos à sua apreciação, e este deve ser elaborado com objetividade, rigor científico, concisão, argumentação e clareza, além de citações de dispositivos legais, assim ele será considerado de boa ...

O QUE É LAUDO PERICIAL

39 questões relacionadas encontradas

Qual é o objetivo da perícia?

Perícia contábil, de acordo com a Norma Brasileira de Contabilidade, é o conjunto de procedimentos técnicos que tem como objetivo a emissão de laudo ou parecer sobre questões contábeis. Essa análise é realizada mediante exame, vistoria, indagação, investigação, arbitramento, avaliação ou certificado.

O que é uma perícia judicial?

A perícia médica judicial é um dos meios de prova utilizados durante um processo judicial. Juntamente com os documentos, as testemunhas e os depoimentos pessoais, serve para convencer o juiz sobre determinado assunto. Por ter um caráter técnico e científico, possui grande valor no processo.

Como deve ser elaborado o laudo pericial?

Elaboração do laudo pericial
  1. Um Laudo deve ser elaborado da seguinte forma:
  2. Cabeçalho. - Identificação da Vara por onde está tramitando a ação. ...
  3. Introdução. - Identificação do perito, folha dos autos onde consta sua nomeação. ...
  4. Visão do conjunto. -Firma ou estabelecimento comercial, atividades, etc.

Como fazer um laudo de perícia judicial?

O laudo deve buscar ir direto ao ponto que o quesito aborda, evitando julgamentos pessoais e subjetividades que ultrapassem o quê se quer saber no quesito. Não confundir a objetividade com respostas curtas que não esclareçam ou que não justifiquem a posição do perito, como um simples “sim” ou “não”.

Qual o prazo para o laudo pericial?

O laudo pericial deve ser protocolado em juízo em prazo a ser fixado pelo juiz, que deverá ser 20 (vinte) dias antes da audiência de instrução e julgamento (Art. 477 do Novo CPC). As partes serão intimadas para manifestação acerca do laudo pericial, com prazo de 15 (quinze) dias para tal.

Qual a parte mais importante de um laudo pericial?

A descrição do laudo é a parte que contém o exame físico realizado durante a perícia, sendo considerada a parte mais importante do laudo.

Quais são os tipos de laudos periciais?

Existem diversos tipos de perícias:
  • Judicial:realizada dentro dos processos do Poder Judiciário;
  • Semijudicial – Realizada dentro dos termos do Estado;
  • Extrajudicial: Realizada fora da justiça, quando as partes desejam obter verdade sobre algum fato, fraudes, desvios, simulações, dentre outras questões;

O que são os quesitos?

Os quesitos são perguntas que tem por finalidade esclarecer as dúvidas existentes sobre um determinado assunto, objeto da perícia.

Qual a definição de laudo pericial segundo a norma brasileira?

O laudo pericial é o relato do técnico ou especialista designado para avaliar determinada situação que está dentro de seus conhecimentos. Não deve agir de forma parcial ou com senso comum, ele deve agir imparcialmente em sua análise e na elaboração de seu laudo. ...

Como se faz um laudo?

Como elaborar um laudo técnico sem erros?
  1. Identifique o problema do cliente. ...
  2. Defina a estrutura do laudo. ...
  3. Dê atenção à formatação. ...
  4. Faça um planejamento. ...
  5. Fique atento à linguagem. ...
  6. Capriche no levantamento de dados. ...
  7. Apresente provas. ...
  8. Um laudo mais curto é um laudo melhor.

Como o laudo pode ajudar o Judiciário?

Isto é, significa permitir ao jurisdicionado uma decisão judicial embasada por um parecer especializado que solucione, indene de dúvidas, situações que exijam um estudo além dos campos judiciais, garantindo, desta forma, o auspício da segurança jurídica nos julgados.

Quais são as partes de um laudo?

Possui quatro partes:
  • Preâmbulo: qualificação dos peritos (oficial e não oficiais) e do objeto da perícia;
  • Exposição: narrativa minuciosa de tudo que os peritos observaram no exame;
  • Fundamentação: motivos que levaram os peritos à conclusão final;
  • Conclusão técnica: respostas aos quesitos formulados.

Qual o número de peritos necessário a elaboração de laudo?

No Processo Penal é necessária apenas a indicação de dois peritos oficiais, não existindo a figura de perito assistente indicado pelas partes, conforme prevê o artigo 159 do Código de Processo Penal: Art. 159. Os exames de corpo de delito e as outras perícias serão feitos por dois peritos oficiais.

Quais perguntas o perito judicial faz?

Faz parte da formação médica entrevistar pacientes que usam nomes diferentes dos livros de medicina. Se for necessário, o perito solicitará mais informações. Responda o que foi perguntado. Às vezes o perito pergunta: “Onde dói?”, e o periciado responde sobre o seu relacionamento com a empresa.

Para que serve um perito judicial?

A função primordial da perícia judicial é fazer prova de um fato alegado na justiça, ajudando uma das partes a comprovar que há razão no seu pedido de condenação da parte contrária, ou vice-versa, podendo ser utilizada pela parte acusada para se eximir da responsabilidade.

Quando o juiz solicita uma perícia?

O juiz indeferirá a perícia quando: I - a prova do fato não depender do conhecimento especial de técnico; II - for desnecessária em vista de outras provas produzidas; ... A prova pericial consiste em exame, vistoria ou avaliação.

O que o perito judicial não pode fazer?

É direito do Perito Judicial evitar qualquer interferência que possa constrangê-lo em seu trabalho, não admitindo, em nenhuma hipótese, subordinar sua apreciação a qualquer fato, pessoa, situação ou efeito que possa comprometer sua independência, denunciando a quem de direito a eventual ocorrência desta situação ...

Quais os principais objetivos da prova pericial?

A prova pericial tem como objetivo a demonstração da verdade, a respeito de fatos que estão sob julgamento. Ela interessa ao juiz processo pela sua “especividade”, pois dependem de conhecimentos técnicos especializados.

Quais são os principais objetivos de um planejamento pericial?

Os objetivos do planejamento da perícia são:
  • conhecer o objeto e a finalidade da perícia para permitir a escolha de diretrizes e procedimentos a serem adotados para a elaboração do trabalho pericial;
  • desenvolver plano de trabalho onde são especificadas as diretrizes e procedimentos a serem adotados na perícia;

Qual o objetivo função e papel da perícia contábil?

A perícia contábil tem por objetivo a verificação de atos das empresas ou fatos ligados a sua riqueza, objetivando oferecer opinião científica contábil, prova cabal, mediante a solução de questões propostas.

Artigo anterior
O que é al dente?
Artigo seguinte
Por acaso ou por a caso?