Qual NR é importante para logística?
Perguntado por: Andreia Vicente de Barbosa | Última atualização: 28. Juni 2024Pontuação: 4.1/5 (6 avaliações)
A NR-11 é a Norma Regulamentadora que trata diretamente dos processos logísticos de manuseio, movimentação, armazenamento e do transporte de materiais.
Qual NR fala sobre logística?
A NR 11 é um alicerce de fundamental importância para a logística. Ela normatiza práticas para garantir a segurança e eficiência na operação de transporte, trazendo vários benefícios para o negócio.
Por que a NR 11 é importante?
Seu principal objetivo é exigir que a empresa garanta a saúde dos trabalhadores, por meio de normas de segurança, que possam evitar acidentes no ambiente de trabalho. Essa norma inclusive determina regras específicas para: operação de elevadores, guindastes, transportadores industriais e máquinas transportadoras.
O que diz a NR 11?
Conforme critérios da Portaria SIT nº 787, de 27 de novembro de 2018, a Norma Regulamentadora nº 11 é definida como Norma Especial, ou seja, é uma norma que regulamenta a execução do trabalho considerando a realização das atividades, sem estar condicionada a setores ou atividades econômicos específicos.
Quais as principais medidas da NR 11 voltadas para logística?
A NR 11 tem as principais medidas voltadas ao transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais, que consiste em: Transporte: 11.1.8 Todos os transportadores industriais serão permanentemente inspecionados e as peças defeituosas, ou que apresentem deficiências, deverão ser imediatamente substituídas.
#SextouComNR – Tudo sobre a NR-11 - Transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais
O que são NRs na logística?
A segurança é um aspecto crítico para a logística. Por isso, existem normas regulamentadoras (NRs) específicas que estabelecem os requisitos necessários para garantir a segurança tanto dos trabalhadores quanto das operações.
O que é NR 11 e 12?
Sendo que a NR 11 é direcionada ao transporte, movimentação, armazenagem e manuseio, enquanto que a NR12, refere-se as medidas de segurança, visando a prevenção de acidentes, uma vez que é parte da rotina dos colaboradores, capacitados para manusear esse tipo de máquina e que estão suscetíveis à acidentes.
Qual a diferença de NR 11 e NR 12?
A Norma Regulamentadora 11 versa sobre o transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais. A NR 12 também discorre sobre medidas para que a condução de máquinas como empilhadeiras seja feita de maneira segura.
Onde se aplica a NR 11?
Em linhas gerais, ela se aplica para a operação de diferentes equipamentos, como elevadores e guindastes, devendo ser cumprida por distribuidoras e indústrias que fazem a movimentação, armazenagem e manuseio de materiais.
O que é NR 12 é para que serve?
A NR 12 diz respeito à segurança do trabalho de máquinas e equipamentos. Estabelece medidas de proteção para garantir a integridade física dos trabalhadores e impede o processo de fabricação, importação, comercialização, exposição e repasse a qualquer pessoa durante a fase de projeto e uso de máquinas e equipamentos.
Qual o seu objetivo da NR11 para a área da logística?
O principal objetivo da NR11 é determinar os requisitos básicos de segurança para lidar com o manuseio, movimentação, armazenagem e transporte de cargas sem o risco de danos e acidentes no ambiente de trabalho.
Quem precisa de NR 11?
Devido ao elevado número de acidentes em atividades que envolviam a movimentação de chapas de mármore, granito e outras rochas, o Anexo I da NR-11 foi criado, estabelecendo um regulamento específico para atividades com rochas ornamentais.
Quem pode dar NR 11?
Profissionais capacitados e especializados:
Além dos técnicos e engenheiros de segurança, existem outros profissionais capacitados e especializados na área de transporte, logística e segurança operacional que também podem ministrar o treinamento NR11.
O que é legislação logística?
A legislação logística é o conjunto de normas e regras que estabelecem e regulamentam as operações de transporte de cargas.
Qual a importância das normas técnicas para a logística?
Ao contrário das Normas Técnicas foram desenvolvidas para garantir que o armazém ofereça mais eficiência e que os operadores não corram qualquer risco. Ao mesmo tempo, preservam a integridade dos itens armazenados, trazendo melhores resultados à produtividade das empresas.
Quais são os riscos da NR 11?
Vejamos algumas consequências do não cumprimento da NR 11:
Interdição de máquinas, estruturas ou até mesmo da empresa; Responsabilidade tributária, civil e trabalhista no caso de acidentes; Responsabilidade Criminal no caso de resultados lesivos, danos físicos ou riscos à vida do trabalhador.
Qual a validade da NR 11 e 12?
Portanto o curso da NR-11 não tem validade, somente no que se refere ao cartão, ele sim terá validade de 1 ano (12 meses).
Qual a validade da NR 11?
Validade 1 ano independentemente da carga horaria aplicada. NR11 – Movimentação de Carga: Curso base não tem carga horaria especificado na norma, assim como a validade não esta especificada na norma.
O que a NR 11 diz sobre empilhadeira?
“O operador de empilhadeiras deve receber treinamento específico, dado pelo empregador para estar habilitado a cumprir a sua função”. Ou seja, ninguém pode operar uma máquina ou equipamento, como é a empilhadeira, sem ter o curso de capacitação oferecido pela empresa.
Para quem a NR-12 é obrigatoria?
A NR-12 deve ser cumprida obrigatoriamente pelas organizações e pelos órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos Poderes Legislativo, Judiciário e Ministério Público, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho e utilizem máquinas e equipamentos em seus ...
Para quem se aplica a NR-12?
Aplicam-se as disposições da NR-12 às máquinas existentes nos equipamentos estáticos. 12.1.5 É permitida a movimentação segura de máquinas e equipamentos fora das instalações físicas da empresa para reparos, adequações, modernização tecnológica, desativação, desmonte e descarte.
Quem precisa de NR-12?
Portanto, podemos dizer que qualquer atividade profissional que tenha interação com máquinas e equipamentos deve obedecer às exigências da NR12. Com isso, a empresa garante não só o bem-estar de seus colaboradores, como atende ao que diz respeito aos meios legais, evitando complicações nesta questão.
São exemplos de equipamentos regidos pela NR 11?
11.1.3 Os equipamentos utilizados na movimentação de materiais, tais como ascensores, elevadores de carga, guindastes, monta-carga, pontes-rolantes, talhas, empilhadeiras, guinchos, esteiras-rolantes, transportadores de diferentes tipos, serão calculados e construídos de maneira que ofereçam as necessárias garantias de ...
Qual é o NR da empilhadeira?
A NR-11 estabelece procedimentos para Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais: Estabelece os requisitos de segurança a serem observados nos locais de trabalho, no que se refere ao transporte, à movimentação, à armazenagem e ao manuseio de materiais, tanto de forma mecânica quanto manual, ...
Quais são as NR mais usadas?
- NR-5 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA)
- NR-6 - Equipamento de Proteção Individual - EPIs.
- NR-10 - Segurança em instalações e serviços em eletricidade.
- NR-12 - Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos.
- NR-16 - Atividades e operações perigosas.
Como resolver o problema do alternador?
Quando a Rússia entrou no G8?