Qual a importância da ficha catalográfica?
Perguntado por: Rui Alves Coelho | Última atualização: 10. Mai 2024Pontuação: 4.4/5 (66 avaliações)
Para trabalhos acadêmicos, a ficha catalográfica não só informa os dados básicos de autoria, título e assunto, mas reconhece outros pontos fundamentais na produção da pesquisa, como a orientação, a unidade de ensino superior a qual o trabalho é proveniente, o curso e o grau acadêmico relacionado ao trabalho (TCC, ...
Para que serve a ficha catalográfica?
A ficha catalográfica é uma espécie de documento que ajuda a identificar, catalogar e localizar um livro dentro de um acervo. No Brasil, elas são obrigatórias em todas as publicações monográficas, conforme estabelecido pela Lei Federal 10.753/03, também conhecida como a Lei do Livro.
É obrigatório ter ficha catalográfica?
No Brasil, de acordo com a Lei 10.753 de 30 de outubro de 2003, a adoção da Ficha Catalográfica é obrigatória.
Quais são os 5 elementos obrigatórios da ficha catalográfica?
Quais são os 5 elementos da ficha catalográfica? A ficha catalográfica contém dados como o autor, o título, a edição, o local, a editora e o ano de publicação da obra, além de outros elementos que indicam o assunto, o gênero e a forma do documento.
Para que serve a catalogação de livros?
“A catalogação auxilia bibliotecários, editores e livreiros, facilitando a divulgação das mais diversas publicações entre usuários. Isso se dá, porque a ficha catalográfica contém o nome do autor, título, assunto, editora, local, ano de publicação, ISBN e assuntos.
Como Solicitar ISBN, Registro E Qual é a Diferença Entre os Dois (CBL)
Quais são os benefícios da catalogação?
“A catalogação auxilia bibliotecários, editores e livreiros, facilitando a divulgação das mais diversas publicações entre usuários. Isso se dá, porque a ficha catalográfica contém o nome do autor, título, assunto, editora, local, ano de publicação, ISBN e assuntos.
Como funciona a catalogação?
Atualmente, a catalogação é conhecida como representação descritiva e a classificação como representação descritiva que baseia-se no estudo do livro, na preparação e organização das representações de mensagens, em que descreve o tema, o assunto, ou seja, aquilo de que trata a obra.
Como é feita a ficha catalográfica?
inicia-se após uma linha em branco e deve conter sobrenome, seguido dos prenomes do autor. A margem deste campo inicia-se a 1 cm da borda (1ª margem). Os sobrenomes com indicativos de parentesco como: Filho, Júnior, Neto, Netto, Sobrinho, etc. são mencionados em seguida ao sobrenome, por extenso.
Onde deve ir a ficha catalográfica?
- Lembre-se que a ficha catalográfica deve ser impressa no verso da página de rosto da tese ou dissertação!
Como se faz uma ficha catalográfica?
- Título e Subtítulo do livro ou do trabalho – separados por dois pontos.
- Nome do autor ou autora.
- Nome do orientador ou orientadora.
- ISBN – caso seja a publicação de um livro.
- Tipo de trabalho – se for um TCC, uma dissertação ou uma tese.
Quem faz a ficha catalográfica?
O documento é geralmente feito por uma bibliotecária ou pela Câmara Brasileira do Livro que presta este serviço para autores e editoras. Quais são as informações que compõem a ficha catalográfica? Nos livros impressos, a ficha catalográfica contém as seguintes informações: Título e Subtítulo da Obra.
Quem pode emitir ficha catalográfica?
A elaboração da ficha deve ser feita por um profissional bibliotecário e tem por objetivo facilitar a identificação da obra e sua indexação em bancos de dados.
Como obter a ficha catalográfica de um livro?
Se o ISBN da sua obra foi emitido pela Fundação Biblioteca Nacional, a antiga agência do ISBN, e você deseja emitir a ficha catalográfica com a CBL, é preciso acessar o site do Portal de Serviços da CBL, fazer o cadastro da sua empresa para então solicitar a ficha catalográfica.
O que é ficha catalográfica ABNT?
Elemento de apresentação obrigatória, a ficha catalográfica deve conter a descrição bibliográfica de uma obra, reunindo os elementos fundamentais para permitir a sua rápida identificação e recuperação a partir de um sistema de indexação.
Como se faz a catalogação?
Para catalogar livros, por exemplo, é necessário que o bibliotecário registre os dados do título, autor(es), tradutor(es), número da edição, editor, local, data de publicação, número de páginas e ISBN da obra. Atualmente, o código mais utilizado no Brasil é o AACR2 (Código de Catalogação Anglo-Americano, 2ª. edição).
É obrigatório ficha catalográfica no TCC?
A ficha catalográfica é um elemento obrigatório nos trabalhos de conclusão de curso, conforme consta na NBR 14.724 publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
O que é a ficha catalográfica de um TCC?
O que é a ficha catalográfica? Trata-se do documento que contêm as principais informações sobre uma obra, como por exemplo: livros e trabalhos acadêmicos (monografia e dissertação). De acordo com a Lei 10.753/2003, é obrigatória a ficha de catalogação para publicação.
Qual o tamanho da ficha catalográfica?
A Ficha Catalográfica (FC) apresenta informações fundamentais do documento, tais como: autor, título, local, assunto, número de folhas, etc. Fica localizada no verso da folha de rosto, na parte inferior da página, de forma centralizada, nas dimensões: 12,5 x 7,5 cm.
Como é feita a catalogação de livros?
Defina o método de catalogação
Entre os mais utilizados está a Classificação Decimal de Dewey (CDD), sendo considerada um método técnico e eficiente. Esse tipo de organização é baseado em um sistema decimal em que cada livro é classificado segundo um número inteiro e números centesimais.
Qual é a linguagem utilizada no gênero ficha catalográfica?
Resposta: A ficha catalográfica serve para identificação, catalogação e localização de uma obra (seja livro, dissertação, tese, etc) em um determinado acervo. A linguagem utilizada caracteriza-se como objetiva e clara, como é tipicamente em textos informativos.
Quais são os tipos de catalogação?
Assim, a catalogação consiste de: catalogação descritiva, catalogação de assunto e classificação.
O que é catalogação de documentos?
Catalogar um documento é fazer a sua descrição e definir os elementos necessários e suficientes para a correta identificação, uniformizando os procedimentos usados associados a um documento com a finalidade de uma fácil identificação e recuperação.
Qual o objetivo da catalogação de materiais?
A catalogação de materiais é um tema inerente à administração de materiais e gerência de suprimentos. Na Administração Pública, a gestão de materiais tem como objetivos apresen- tar resultados de redução de custos, além de promover maior transparência, permitindo o controle social.
O que é um catálogo de dados?
Um catálogo de dados fornece uma descrição detalhada do que os dados contêm e para que a empresa os usa. Também permite que as empresas diferenciem muitos dados semelhantes e acelerem qualquer processo relacionado à recuperação e ao uso de dados, especialmente em ambientes corporativos.
Qual é o peixe mais feio do mundo?
Qual o plástico mais barato?