Qual a dentina cariada que deve ser mantida?

Perguntado por: César Valentim de Cruz  |  Última atualização: 5. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (42 avaliações)

Toda a dentina infectada e a dentina afetada devem ser removidas, permanecendo a dentina hipermineralizada. Toda a dentina infectada, afetada e hipermineralizada deve ser removida. Toda a dentina afetada deve ser removida e a dentina infectada deve ser mantida, já que é passível de remineralização.

O que é dentina contaminada?

As lesões cariosas em dentina apresentam duas camadas distintas, com diferentes características estruturais e químicas: a dentina contaminada, que contém predominantemente bactérias acidogênicas, é parcialmente desmineralizada e apresenta menor degradação de fibras colágenas, sendo fisiologicamente passível de ...

Qual a diferença de dentina afetada para dentina infectada?

A distinção entre a dentina infectada e afetada foi feita realizada através de critérios clínicos: a primeira apresentava-se úmida, altamente amolecida sem resistência para remoção; a segunda, apresentava-se seca, resistente à remoção mecânica e aspecto clínico “em lascas”.

Qual tipo de dentina deve ser removida totalmente durante a remoção seletiva de tecido cariado?

A cárie é removida totalmente nas paredes circundantes do preparo e, na parede pulpar, aquela dentina de aspecto acastanhado é selada e é feito um acompanhamento de caso, pois estudos provam a capacidade de regeneração dessa dentina.

Como remover dentina cariada?

Basicamente, a técnica consiste na escavação da cavidade usando colheres de dentina e a restauração é realizada com cimento de ionômero de vidro (TOURINO et al, 2002). A escolha do cimento ionomérico deve-se às propriedades mecânicas melhoradas, pela sua capacidade adesiva e poder de liberação de fluoretos.

Remoção Seletiva do Tecido Cariado.

36 questões relacionadas encontradas

Como a cárie é removida?

O melhor jeito de se livrar da cárie é com o procedimento de restauração. O mais comum é feito através das broquinhas e do motor de alta rotação. “A cárie é retirada com um processo mecânico onde uma broca diamantada retira todo tecido amolecido”, descreve o dentista.

Como fica o dente depois de remover a cárie?

O tratamento, conhecido popularmente como obturação, é uma restauração dentária após a retirada da cárie. É necessário realizar uma raspagem para remover toda a parte comprometida. Após esse processo, a estrutura interna pode estar exposta, causando sensibilidade e aumentando o risco de complicações.

O que é a remoção seletiva do tecido cariado?

A remoção seletiva de tecido cariado (RSTC) consiste na manutenção de dentina afetada e coriácia na parede pulpar da cavidade, no entanto as paredes adjacentes devem manter dentina e esmalte mineralizados, semelhantes às estruturas hígidas para assegurar a vedação da restauração.

O que é remoção seletiva de cárie?

Remoção seletiva (SCR – Selective caries removal): “É a remoção total da dentina cariada das paredes circundantes seguida de remoção parcial da dentina amolecida da parede pulpar”, ou seja, remoção seletiva do tecido cariado.

Que instrumento usamos para remover tecido cariado?

A remoção da dentina cariada é executada através do uso de instrumentos manuais, do tipo curetas ou colheres de dentina bem afiadas e de tamanho proporcional à lesão de cárie (Fig. 2.4), no entanto, quando a dentina estiver resistente à estes instrumentos, deve se utilizar fresas esféricas lisas em baixa rotação (Fig.

Como remover dentina infectada?

A dureza superficial é o método mais utilizado pelos profissionais para a remoção de dentina cariada e apresenta vantagens, tais como permitir a remoção da dentina desorganizada ou infectada e oferecer uma forma de resistência ao preparo cavitário, uma vez que a dentina remanescente não estará amolecida e não se ...

O que é dentina reacional ou reparadora?

O tipo terciário pode ser subdivido em dentina reacional e dentina reparadora. A reacional é causada por agentes externos crônicos e que não causam alterações muito intensas, como a cárie. Enquanto isso, a reparado é causada por agentes externos agudos e que causam alterações muito intensas, como os traumas dentários.

O que fazer quando o nervo do dente está inflamado?

Na pulpite sintomática podem ser prescritos remédios ou medicamentos analgésicos (ex. paracetamol) que permitem aliviar a dor de dentes ou em alguns casos efetuar tratamento antibiótico e/ou anti-inflamatório para ajudar a desinflamar dente, devendo o doente tomar a medicação sempre sob orientação do médico dentista.

O que fazer em caso de exposição pulpar?

Tratamento expectante: consiste na não remoção total da cárie devido ao risco de exposição pulpar.
...
Técnica:
  1. Remoção da dentina cariada com brocas em baixa rotação e curetas, principalmente nas paredes circundantes;
  2. Lavar a cavidade com solução de hidróxido de cálcio;
  3. Aplicar camada de cimento de hidróxido de cálcio;

O que é a dentina?

Como sabemos, a dentina é um tecido conjuntivo diferenciado, secretado pela polpa (tecido conjuntivo indiferenciado). Embora a maior parte dessa secreção ocorra durante a fase de desenvolvimento do dente, os odontoblastos continuam a modificar a dentina com o decorrer da vida.

Como evitar exposição pulpar?

2 Agentes Protetores. Atualmente com o aumento do número de produtos, diversidade de técnicas de aplicação e mecanismos de aplicação, uma adequada proteção do complexo dentino/pulpar pode ser obtida com os selantes, forradores, capeadores, bases protetoras e/ou bases cavitárias.

Qual o principal motivo da remoção seletiva de tecido cariado em lesões profundas?

Sim, a remoção seletiva da dentina cariada e o posterior selamento adequado da cavidade são capazes de reduzir significativamente o número de micro-organismos presentes e paralisar a progressão da lesão cariosa, além de prevenir exposições pulpares(1).

Quanto custa para tirar uma cárie?

Em média, o tratamento realizado em cada dente, pode custar de R$ 100 a R$ 300.

Quanto tempo demora a remoção de cárie?

Em grande parte das vezes, apenas uma sessão é suficiente para remover a cárie, mas, quando muitos dentes estão afetados, o tratamento pode se tornar um pouco mais prolongado, incluindo procedimentos de substituição do dente por uma prótese.

Como deve ser feita a remoção de tecido cariado como poderia ter sido evitada a exposição pulpar?

Com a finalidade de evitar a exposição pulpar, tem sido sugerida a remoção de dentina cariada em duas etapas, também chamada de tratamento expectante ou capeamento pulpar indireto5.

Qual broca utilizar para remover cárie?

As brocas esféricas carbide são usadas para a remoção de cárie e para criar o formato do contorno inicial no dente. Essas brocas também são usadas para penetrar no teto da câmara pulpar e removê-lo.

Quais as fases da cárie dentária?

Os estágios das cáries dentárias
  • Fase um: Manchas brancas. ...
  • Fase dois: Cárie do esmalte. ...
  • Fase três: Cárie da dentina. ...
  • Fase quatro: Invasão da polpa dentária. ...
  • Fase cinco: Formação de abcesso. ...
  • Fase seis: Perda do dente. ...
  • Como prevenir a cárie dentária?

É normal doer o dente depois de tirar cárie?

De acordo com o dentista, após a restauração pode ocorrer um desconforto ou sensibilidade nos dentes, que pode ser desencadeada pela temperatura de alimentos e bebidas. O incômodo pode durar por duas ou três semanas, mas tende a passar após esse período.

Como fica o dente depois da restauração?

Após a restauração

O dente pode ficar sensível a pressão, ar, alimentos açucarados ou variação de temperatura. Os procedimentos restauradores às vezes podem causar sensibilidade. Uma razão bem comum para a dor após o desaparecimento da anestesia é o fato de a restauração ficar muito alta.

Como impedir o avanço da cárie?

COMO EVITAR A CÁRIE COM DICAS INFALÍVEIS?
  1. CUIDE DA SUA HIGIENE BUCAL. ...
  2. ESCOLHA A ESCOVA E CREME DENTAL CORRETOS. ...
  3. USE O FIO DENTAL DIARIAMENTE. ...
  4. EVITE ALIMENTOS AÇUCARADOS. ...
  5. FIQUE ATENTO À PLACA BACTERIANA E AO TÁRTARO. ...
  6. DOR E SENSIBILIDADE DENTAL. ...
  7. PERDA DA FUNÇÃO MASTIGATÓRIA. ...
  8. DENTES DANIFICADOS.

Artigo anterior
Quanto está rendendo o CDI hoje?
Artigo seguinte
Qual a distância de uma vigota para outra?