O que é intoxicação de remédio?

Perguntado por: Lara Borges Henriques  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (64 avaliações)

A intoxicação por medicamentos pode causar sudorese, diarreia, vômito, tontura, palpitação, mudança de comportamento, sedação e até a morte. Entre as principais causas da intoxicação medicamentosa é possível apontar a ingestão de remédios sem indicação do médico, a chamada automedicação.

O que é uma intoxicação por medicamentos?

A intoxicação é um processo patológico causado por substâncias endógenas ou exógenas, caracterizado por desequilíbrio fisiológico, consequente das alterações bioquímicas no organismo.

O que fazer quando está intoxicado com remédio?

Conheça os primeiros socorros em caso de intoxicação por medicamentos. O primeiro passo é acionar o serviço de emergência imediatamente: o SAMU, pelo telefone 192. Enquanto aguarda o resgate, algumas medidas importantes devem ser tomadas.

Que medicamento causa intoxicação?

De acordo com o levantamento, dez princípios ativos de medicamentos são identificados como os mais freqüentes nos casos de intoxicação. São eles: fenobarbital, diazepam, haloperidol, carbamazepina, bromazepam, fenilpropanolamina, benzodiazepínicos não identificados, paracetamol, fenilefrina e dipirona.

Quais comprimidos tomar para desmaiar?

BulasMed - Referências completas de medicamentos
  • KALLOPLAST. LANOLINA. ...
  • KOLANTYL Comprimidos. ...
  • Dunason. ...
  • RINISONE. ...
  • FUMASIL. ...
  • Vislin. ...
  • Ácido Ascórbico Hypofarma. ...
  • BENZAC WASH.

Como agir em casos de intoxicação por medicamentos | Coluna #84

24 questões relacionadas encontradas

Como ter uma intoxicação por medicamentos?

A intoxicação por medicamentos acontece pela alta ingestão de remédios. Quando uma pessoa toma uma quantidade acima do indicado ou ingere vários tipos de remédios, as chances de desencadear algum tipo de envenenamento por essas substâncias é muito alta.

Quantos dias demora pra passar uma intoxicação por causa de remédio?

Esses sintomas podem começar dentro de horas após a ingestão do alimento contaminado, mas pode demorar dias ou até mesmo semanas em alguns casos. A intoxicação alimentar geralmente dura de um a 10 dias. Tudo depende do organismo que te infectou e quais as suas condições de saúde no geral.

Quanto tempo dura uma intoxicação medicamentos?

Os sintomas são diarreia, náusea, vômito e febre. Outra complicação pode surgir de um dia a três dias depois: a hepatotoxicidade é uma inflamação no fígado e tem como sinais náusea, vômito, icterícia, perda de apetite e de peso.

Qual é o sintoma de intoxicação?

Sinais e sintomas que podem indicar intoxicação
  • Vômito e salivação excessiva;
  • Sonolência, Desorientação;
  • Dificuldade de respirar;
  • Desmaios, convulsão;
  • Sinais evidentes na boca ou na pele decorrentes de contato ou ingestão de substâncias; químicas ou plantas tóxicas;

O que caracteriza intoxicação?

Intoxicação é o contato com uma substância que produz toxicidade. Os sintomas variam, mas certas síndromes comuns podem sugerir tipos particulares de intoxicações. O diagnóstico inicialmente é clínico, mas para algumas intoxicações, exames de urina e sangue podem auxiliar.

Quais são os tipos de intoxicação?

  • > Intoxicações.
  • > Intoxicação por cogumelos.
  • > Intoxicação por medicamentos.
  • > Intoxicação por cáusticos.
  • > Intoxicação por inalação de gases e substâncias voláteis.
  • > Intoxicação por venenos de animais.
  • > Intoxicação por metais pesados.
  • > Intoxicação por arsénico e cianeto.

O que acontece no corpo em uma intoxicação?

A intoxicação é o envenenamento a partir da exposição de substâncias químicas estranhas ao corpo. Temos como exemplos de intoxicação: medicamentos em altas doses, picadas de animais venenosos, metais (entre eles o chumbo e o mercúrio) ou a exposição a agrotóxicos.

Como cortar o efeito de um remédio?

O ideal é tomar o remédio com água. A farmacêutica explica que a associação do álcool com remédios pode cortar a eficácia deles ou até mesmo potencializar os efeitos do álcool. Isso acontece porque o álcool e os medicamentos são metabolizados pelo fígado, e, quando ingeridos na mesma hora, levam o órgão à exaustão.

O que pode causar excesso de remédios?

Resistência aos medicamentos

O uso de medicamentos sem prescrição médica, com alta regularidade ou em grandes quantidades pode causar o efeito rebote no organismo, fazendo com que o corpo se "acostume" com os ativos do remédio, passando a ignorá-lo.

É verdade que o leite corta o efeito do remédio?

Por ser um alimento muito rico em cálcio, o leite pode diminuir o efeito de alguns medicamentos, especialmente dos remédios usados no tratamento de problemas da tireoide, de alguns antibióticos ou dos suplementos de ferro.

Como cortar o efeito colateral de um remédio?

- Descanse e durma bastante, pois o corpo descansado responde melhor ao tratamento, além de ter os efeitos colaterais reduzidos. - Mantenha uma alimentação saudável. - Tente iniciar uma atividade física que esteja de acordo com o seu novo ritmo. - Beba muita água.

É verdade que o limão corta o efeito do remédio?

O limão faz cortar o efeito de qualquer remédio???

O limão faz cortar o efeito de qualquer remédio? De uma forma geral, não.

Como saber se estou eliminando toxinas?

Veja abaixo quais são os principais sintomas:
  • Fadiga constante. Se mesmo dormindo bem você “luta” para passar o dia acordado, isso pode ser um sinal de que seu corpo está trabalhando demais para se livrar de todas as toxinas que você está ingerindo. ...
  • Estranho ganho de peso. ...
  • Mau hálito. ...
  • Constipação. ...
  • Reações cutâneas.

Como uma pessoa descobrir se ela está sendo envenenada?

Envenenamento por ingestão
  1. Queimaduras, lesões ou manchas ao redor da boca.
  2. Odores incomuns da respiração, no corpo, nas roupas da vítima ou do ambiente.
  3. Hálito com odor estranho.
  4. Transpiração abundante.
  5. Queixa de dor ao engolir.
  6. Queixa de dor abdominal.
  7. Náuseas, vômito, diarreia.

Como é a morte por envenenamento?

Sinais evidentes, na boca ou na pele, de que a vítima tenha mastigado, engolido, aspirado ou estado em contato com substâncias tóxicas, como por exemplo: salivação, aumento ou diminuição das pupilas dos olhos, sudorese excessiva, respiração alterada e inconsciência.

Quais as 5 fases da intoxicação?

Fases de intoxicação

Fase Toxicocinética: Essa fase pode ser dividida em 4 subfases que ocorrem de maneira consecutivas: absorção, distribuição, metabolismo e excreção.

Qual é a diferença entre intoxicação e envenenamento?

Mas então, qual a diferença entre intoxicação e envenenamento? A intoxicação se dá quando os efeitos de uma determinada substância dentro do organismo são mais leves, já no envenenamento, os efeitos são mais agudos, ou seja, o corpo fica mais debilitado, porque os efeitos são mais fortes.

Qual a diferença de intoxicação aguda e crônica?

INTOXICAÇÃO SUBAGUDA: Os sintomas são vagos e subjetivos e podem surgir após horas ou dias após a exposição. INTOXICAÇÃO CRÔNICA: Surgimento tardio, após meses ou anos de exposição, acarretando danos muitas vezes irreversíveis. Os sintomas são subjetivos, o diagnóstico e nexo causal são difíceis de serem estabelecidos.

Quais os graus de intoxicação?

Classicamente tais efeitos são divididos em intoxicação aguda e intoxicação crônica. Pode ocorrer de forma leve, moderada ou grave, a depender da quantidade de veneno absorvido, do tempo de absorção, da toxicidade do produto e do tempo decorrido entre a exposição e o atendimento médico.

Quais os tipos de intoxicação exógena?

Intoxicação Exógena: Toxíndromes

As cinco entidades tradicionalmente descritas incluem as toxíndromes simpatomiméticas, anticolinérgicas, colinérgicas, sedativas/hipnóticas e opioides.

Artigo anterior
Como saber se um app é verdadeiro?
Artigo seguinte
Quantos mph tem o iPhone XR?