O que é intertextualidade 2 exemplos?

Perguntado por: André Luís Barros  |  Última atualização: 2. Mai 2025
Pontuação: 4.3/5 (58 avaliações)

A intertextualidade é a relação entre dois textos caracterizada pela referência de um pelo outro de maneira implícita ou explícita. Há oito tipos distintos de intertextualidade. São eles: alusão/referência, bricolagem, citação, epígrafe, paráfrase, paródia, pastiche e tradução.

O que é intertextualidade e exemplos?

Por exemplo, quando um poema faz alusão a outro poema, a intertextualidade ocorreu entre dois gêneros discursivos iguais. No entanto, se uma canção faz alusão a um romance ou então se um desenho animado faz alusão a uma pintura, dizemos que houve intertextualidade entre dois gêneros discursivos diferentes.

O que se entende por intertextualidade?

Já a intertextualidade explícita é aquela que se expressa diretamente na superfície textual, ou seja, apresenta semelhanças ou cópia de trechos do texto original. Nesse processo, mesmo que o autor não conheça o primeiro texto, ele identificará, ao menos, que existe uma referência a outra produção.

Como saber intertextualidade?

Intertextualidade é o nome dado à relação que é feita quando em um texto é citado outro texto que já existe. Esse fenômeno se trata do "diálogo" de um texto com um ou mais textos, que podem ser verbais, não-verbais ou mistos. Isto quer dizer que, a intertextualidade não precisa ser necessariamente em gêneros iguais.

O que é pastiche e exemplos?

Pastiche é definido como obra literária ou artística em que se imita abertamente o estilo de outros escritores, pintores, músicos etc. Não tem, contudo, função de satirizar, criticar a obra de origem, diferindo, assim, da paródia.

INTERTEXTUALIDADE: O QUE É E COMO IDENTIFICAR? - Profa. Pamba

32 questões relacionadas encontradas

O que é intertextualidade implícita exemplos?

Na letra da canção há uma referência a um famoso provérbio latino: si uis pacem, para bellum, cuja tradução é Se queres paz, te prepara para a guerra, exemplificando, assim, aquilo que chamamos de intertextualidade implícita, pois não foi feita a citação do texto-fonte.

Quais são os tipos mais comuns de intertextualidade?

Os 8 tipos de intertextualidade
  • Alusão/Referência. Na alusão, também chamada de referência, é feita uma sugestão ou insinuação acerca de um lugar, personagem ou acontecimento, por exemplo. ...
  • Bricolagem. Bricolagem é uma técnica de intertextualidade. ...
  • Citação. ...
  • Epígrafe. ...
  • Paráfrase. ...
  • Paródia. ...
  • Pastiche. ...
  • Tradução.

Como fazer um intertextualidade?

A intertextualidade consiste na influência e na relação que um texto exerce sobre outro. Esse processo ocorre durante a produção de um texto, onde o autor coloca, na estrutura de sua produção, referências explícitas ou implícitas de outra obra.

Onde a intertextualidade pode ser feita?

Na citação, ocorre uma intertextualidade direta, havendo a reprodução de parte do texto fonte. Há uma transcrição das palavras de outro autor, devidamente destacada com aspas e com a identificação desse autor. A citação visa conferir credibilidade ao novo texto.

Qual é a diferença entre a intertextualidade e plágio?

O plágio é um tipo de intertextualidade implícita, de caráter doloso, em que o autor do texto dissimula a autoria pelo ocultamento do texto alheio. Para que haja plágio é preciso que haja intertextualidade das semelhanças, intertextualidade de forma e de conteúdo.

Qual é a origem da intertextualidade?

O termo intertextualidade surgiu e foi reutilizado por Julia Kristeva em 1969 para explicar o que Mikhail Bakhtin, na década de 20, entendia por dialogismo. Ou seja, são duas variações de termos para um mesmo significa- do.

Quais são os dois tipos de intertextualidade?

Muitos escritores e compositores utilizaram esse recurso na construção de paródias, paráfrases ou citações. Como é um conceito amplo e passível de classificações, a intertextualidade pode ser classificada em dois tipos principais: intertextualidade explícita e intertextualidade implícita.

O que é intertextualidade Wikipédia?

A intertextualidade pode ser na forma de citação, plágio ou alusão. Paratextualidade é a relação entre um texto e seu paratexto que circunda o corpo principal do texto.

Quais os 8 tipos de intertextualidade?

Tipos de intertextualidade: saiba tudo sobre as relações entre os...
  • Bricolagem.
  • Citação.
  • Epígrafe.
  • Paráfrase.
  • Paródia.
  • Pastiche.
  • Referência ou alusão.
  • Tradução.

O que é intertextualidade Brainly?

A intertextualidade se refere à presença de elementos formais ou semânticos de textos, já produzidos, em uma nova produção textual. Em outras palavras, refere-se aos textos que apresentam, integral ou parcialmente, partes semelhantes ou idênticas de outros textos produzidos anteriormente.

O que é paráfrase é citação?

Tanto uma quanto a outra serve para ressaltar, para retomar, para incluir no discurso algo que outra pessoa disse em outro momento, porém a diferença crucial entre cada uma delas é que a citação repete com as mesmas palavras no texto, já a paráfrase não, ela repete com outras palavras o que foi dito.

O que é intertextualidade PDF?

A intertextualidade é um recurso que trata sobre a influência/relação entre textos. Essa referência ou relação pode ser implícita ou explícita, nos níveis de conteúdo, forma ou ambos. É como um diálogo entre os textos, em que a relação pode ser estabelecida em diversas linguagens (visual, auditiva, escrita).

Quem criou o conceito de intertextualidade?

O termo intertextualidade por Kristeva

Julia Kristeva (1980) foi a primeira a usar o termo intertextualidade. Por isso mesmo, todo o trabalho escrito sobre esse tema não pode deixar de citá-la e evidenciar a sua importância para os estudos da linguagem. O termo surgiu no meio da crítica literária.

Qual é a função da paráfrase?

A paráfrase é a ratificação de um texto que já existe. Nessa intertextualidade, existe a repetição do assunto ou um pedaço dele. Em outras palavras, a ideia inicial é preservada. Dessa forma, podemos afirmar que parafrasear um texto é a mesma coisa que refazê-lo com palavras distintas, conservando sua essência.

Quais são os 7 tipos de plágio?

Tipos de plágio
  • Plágio completo. O plágio completo é a forma mais grave de plágio e verifica-se quando um pesquisador pega um manuscrito ou estudo que outra pessoa criou e submete-o como se fosse seu. ...
  • Plágio baseado na fonte. ...
  • Plágio direto. ...
  • Autoplágio. ...
  • Plágio parafraseado. ...
  • Autoria imprecisa. ...
  • Plágio em mosaico. ...
  • Plágio acidental.

O que é necessário para haver intertextualidade entre dois textos?

Para que haja intertextualidade entre dois textos, é necessário que pelo menos um deles faça alguma referência direta ou indireta ao outro, de forma a criar uma conexão ou relação significativa entre eles.

Artigo anterior
Como criar uma chave aleatoria para o Pix?
Artigo seguinte
Qual o melhor data center do Brasil?