O que é inclusão Segundo autores?
Perguntado por: Leandro Matos | Última atualização: 17. April 2022Pontuação: 5/5 (61 avaliações)
A Inclusão é um processo que visa apoiar a Educação para Todos e para cada criança no Mundo (Ainscow & Ferreira, 2003, citado em Rodrigues, 2003). Esta ideia implica encarar a escola como um espaço onde todas as crianças e jovens têm lugar para aprender e adquirir conhecimento e para desenvolver-se enquanto pessoa.
O que é inclusão Segundo Sassaki?
O pesquisador Romeu Kasumi Sassaki conceitua “inclusão social” como o processo pelo qual a sociedade se adapta para poder incluir, em seus sistemas sociais gerais, pessoas com necessidades especiais e, simultaneamente, estas se preparam para assumir seus papéis na sociedade.
O que é inclusão segundo mantoan?
A inclusão é uma provocação, cuja intenção é melhorar a qualidade do ensino das escolas, atingindo a todos que fracassem em suas salas de aula (MANTOAN, 2006). O termo educação inclusiva supõe a disposição da escola de atender a diversidade total das necessidades dos alunos nas escolas comuns.
O que Paulo Freire fala sobre educação inclusiva?
Freire (2008) afirma que a inclusão, enquanto forma de flexibilizar a resposta educativa de modo a fornecer uma educação básica de qualidade a todos os alunos, tem sido apontada como uma solução para o problema da exclusão educacional.
Qual é o conceito de inclusão?
"O que é inclusão? É a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós. A educação inclusiva acolhe todas as pessoas, sem exceção.
Educação Inclusiva - Bloco 2 - AUTORES NA WEB
Qual é o conceito de educação inclusiva?
Educação inclusiva é um processo que busca recolocar na rede de ensino, em todos os seus graus, as pessoas excluídas (portadoras de necessidades especiais, de distúrbios de aprendizagem ou de deficiência, excluídas por gênero, cor ou outros motivos).
O que é inclusão na educação física?
A Educação Física Inclusiva traduz-se em “educação física para todos”, cujo principal objetivo é garantir o desenvolvimento afetivo, cognitivo e psicomotor não só dos estudantes com deficiência, mas de todos os estudantes.
O que a Bncc fala sobre a inclusão?
Ela objetiva assegurar e promover o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais da pessoa com deficiência, visando a sua inclusão social e a cidadania. Isso, em condições de igualdade com os demais educandos, em todos os níveis de ensino da escola regular, pública ou privada.
Como é a visão de Paulo Freire sobre a educação?
Paulo Freire expressa que a escola deve ser um lugar de trabalho, de ensino, de aprendizagem. Um lugar em que a convivência permita estar continuamente se superando, porque a escola é o espaço privilegiado para pensar.
O que diz a LDB sobre a inclusão?
No Artigo 58 da LDB fica subentendido o compromisso com a inclusão, pois é afirmado no §2º que o atendimento também poderá ser feito em escolas especializadas, contradizendo que “todos os seres humanos nascem livres e são iguais em dignidade e direitos” (Declaração Universal dos Direitos Humanos, artigo 1).
O que defende mantoan?
Mantoan defende que o atendimento especializado não deve, de forma alguma, substituir o papel da escola na formação do indivíduo deficiente e que a saída seria uma parceria entre essas instituições e as escolas, de maneira a supri-los de um atendimento clínico, quando necessário.
O que é inclusão socioeducacional?
Já a concepção de «inclusão educacional» subjaz a compreensão da educação como um passaporte para a vida que garante a possibilidade das pessoas participarem da construção do desenvolvimento social; como uma estratégia para reduzir tanto as desigualdades sociais quanto as educacionais.
O que é jogo de inclusão?
Jogos de inclusão são atividades que ocasionam tensão e alegria, proporcionando aos participantes, o prazer e o entusiasmo, propondo aos alunos uma participação mais efetiva, o tempo todo, respeitando os limites e a individualidade de cada um.
Quais são os tipos de inclusão?
- Inclusão de deficientes. ...
- Inclusão de surdos. ...
- Inclusão de pessoas trans. ...
- Inclusão da população negra. ...
- Inclusão de indígenas. ...
- Inclusão social na escola. ...
- Sobre abraçar as diferenças. ...
- Experiência com o autismo.
Quem é Claudio Sassaki?
Sou mestre em educação pela Universidade de Stanford, cofundador e CEO da Geekie - referência em educação inovadora com alcance de mais de 12 milhões de estudantes.
Quais são as seis dimensões apontadas por Sassaki 2005?
O autor divide o conceito de acessibilidade em seis dimensões: “arquitetônica, comunicacional, metodológica, instrumental, programática e atitudinal, mostrando que todas essas dimensões são importantes, se faltar uma, compromete as outras” (SASSAKI, 2005. Inclusão: o paradigma do século 21.
Por que Paulo Freire foi importante para a educação?
O Método Paulo Freire notabilizou-se pela sua proposta interdisciplinar, pelo desenvolvimento do pensamento crítico dos educandos, para que estes pudessem intervir em suas realidades, e pela sua crítica ao que chamou “modelo bancário de educação”.
Como Paulo Freire contribuiu para a educação?
Freire é pernambucano e um dos mais respeitados intelectuais de todos os tempos da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento pedagogia crítica. Criou a Pedagogia do Oprimido, método de alfabetização de adultos implementado no Brasil e em diversos países no exterior.
Qual a importância do método Paulo Freire na educação?
O método Paulo Freire não visa apenas tornar mais rápido e acessível o aprendizado, mas pretende habilitar o aluno a "ler o mundo", na expressão famosa do educador. "Trata-se de aprender a ler a realidade (conhecê-la) para em seguida poder reescrever essa realidade (transformá-la)", dizia Freire.
Quais são as competências apresentadas na BNCC que contribui para o acolhimento e inclusão de todos os alunos?
- Conhecimento.
- Pensamento científico, crítico e criativo.
- Repertório cultural.
- Comunicação.
- Cultura digital.
- Trabalho e projeto de vida.
- Argumentação.
- Autoconhecimento e autocuidado.
Quais são as leis da inclusão?
- 1989 – Lei nº 7.853/89. ...
- 1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei nº. ...
- 1990 – Declaração Mundial de Educação para Todos. ...
- 1994 – Declaração de Salamanca. ...
- 1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9.394/96. ...
- 1999 – Decreto nº 3.298 que regulamenta a Lei nº 7.853/89.
Quais habilidades trabalhar com alunos especiais?
- Representar – reativar na memória uma lembrança ou objeto sem a presença deste;
- Pensar – capacidade de formar idéias, conceitos e juízos para formar o raciocínio;
- Memória – capacidade de fixar, reter, evocar e reconhecer;
Qual é a importância da inclusão social na educação física?
Com o desenvolvimento de uma Educação Física inclusiva às pessoas com deficiência, poder-se-ia demonstrar à sociedade que todo cidadão, com ou sem deficiência, é capaz de viver com seus limites, praticando alguma atividade física, sem que as pessoas os olhem com compaixão e evitem qualquer forma de exclusão.
Quais são as atividades físicas inclusivas?
Tênis, vôlei, dança, atletismo e ginástica rítmica são algumas dentre as 12 novas experiências desenvolvidas por escolas públicas de capitais brasileiras que compõem a Coletânea de práticas 2016 , um dos materiais resultantes do projeto Portas abertas para a inclusão .
Como trabalhar a inclusão na educação física escolar?
Sobre os requisitos necessários para auxiliar na inclusão do portador de deficiência nas aulas de Educação Física, os professores sugeriram cursos de capacitação e reciclagem sobre inclusão escolar; adaptação do espaço físico; material didático adequado; método adequado de ensino e apoio técnico-pedagógico ...
O que significa dados estruturados?
Qual valor normal da PaCO2?