O que é hermenêutica clássica?

Perguntado por: Luís Rocha de Marques  |  Última atualização: 20. Februar 2025
Pontuação: 4.9/5 (7 avaliações)

A hermenêutica clássica teve origem na França – com a Escola da Exegese, juntamente com a Escola Dogmática, oriunda da Alemanha. Na hermenêutica clássica temos como pensamento dominante que a interpretação e a aplicação do Direito são etapas distintas, esta precedendo aquela.

Quais são os métodos hermenêuticos clássicos?

Ao falarmos em método hermenêutico-clássico, estamos nos referindo aos cânones [1] sistematizados por Savigny, nomeadamente o gramatical, lógico, sistemático e histórico [2], bem como o teleológico [3].

Quais são os tipos de hermenêutica?

Porém, apesar da visão clássica exposta acima, existem também outros tipos de estudo da interpretação, tais quais a Hermenêutica Analítica, a Hermenêutica Filosófica e a Hermenêutica do Desejo.

O que é hermenêutica tradicional?

A hermenêutica tradicional refere-se ao estudo da interpretação de textos escritos, especialmente nas áreas de literatura, religião e direito. A hermenêutica moderna ou contemporânea engloba não somente textos escritos, mas também tudo que há no processo interpretativo.

Quais os 3 principais objetivos da hermenêutica?

Como Sistema ao Direito, concorrerem outras Fontes e Princípios que precisam ser usados de forma razoável e coerente, de forma que, a Hermenêutica tem como objetivo, exatamente, proporcionar essa Razoabilidade, Coerência e Harmonia, integrando as várias Fontes do Direito e aplicabilidade de seus Princípios.

Introdução à Hermenêutica Jurídica - O que é Hermenêutica?

17 questões relacionadas encontradas

O que é hermenêutica exemplos?

A hermenêutica é uma palavra de origem grega que significa arte ou técnica de interpretar, esclarecer, revelar o sentido dos livros e textos sagrados. Derivada do verbo hermēneuein, a hermenêutica está associada ao mito de Hermes, o deus mensageiro no panteão grego.

Quais são os 4 métodos clássicos de interpretação para a hermenêutica jurídica?

Pretende-se demonstrar neste trabalho que os tradicionais métodos de interpretação jurídica (literal, sistemático, histórico e teleológico) continuam sendo imprescindíveis pontos de referência na aplicação diária do Direito (Civil, Penal, Administrativo etc.), inclusive o Constitucional.

Quem é o pai da hermenêutica?

Friedrich Ernst Daniel Schleiermacher, o chamado "pai da hermenêutica moderna", conviveu muito proximamente com os membros do grupo de Jena, principalmente com Friedrich Schlegel, em defesa do qual saiu quando das acusações de obscenidade feitas ao autor de Lucinde (1799), o romance-ensaio de Schlegel.

O que é a hermenêutica contemporânea?

A hermenêutica contemporânea assumiu o viés de uma disciplina autônoma, conhecida como a arte da compreensão. Assim, desde logo, assinalamos que a hermenêutica não pode ser concebida como método, mas sim como estudo da compreensão.

Como a hermenêutica se aplica?

Como aplicar a hermenêutica jurídica

As regras para o uso da hermenêutica podem ser divididas em três: a lei, a jurisprudência e a ciência jurídica, que nada mais é que a expressão doutrinária das normas.

Quais são as três fases da hermenêutica?

Essa proposta teórico-metodológica de Thompson (1995) se apresenta sob a forma de três fases ou dimensões, denominadas de análise sócio-histórica, análise formal ou discursiva e interpretação/reinterpretação.

Quais os princípios da hermenêutica?

Trata-se de dois ideais de justiça, equidade, bom senso, prudência, moderação, justa medida, proibição de excesso e valores afins na interpretação da norma constitucional e de toda e qualquer norma jurídica.

Quais são os 4 métodos clássicos de interpretação defina cada um deles?

Interpretação extensiva: aquela que amplia o significado da norma, que tratou pouco do assunto. Interpretação restritiva: quando o texto expressa mais do que se pretende dizer, esse método "reduz" o alcance da norma. Interpretação declarativa: usada em textos legais muito obscuros.

Quais são os métodos clássicos de interpretação?

Os métodos de interpretação jurídica são: gramatical, sistemático, histórico, teleológico-axiológico e sociológico.

Qual o principal objeto de estudo da hermenêutica?

Carlos Maximiliano, na introdução ao seu magnífico Hermenêutica e Aplicação do Direito, doutrina, de início: “A hermenêutica jurídica tem por objeto o estudo e a sistematização dos processos aplicáveis do direito, para determinar o sentido e o alcance das expressões de direito”1.

Qual a diferença entre interpretação e hermenêutica?

Sobre os mesmos termos, Maximiliano declina que a "Hermenêutica jurídica tem por objeto o estudo e a sistematização dos processos aplicáveis para determinar o sentido e o alcance das expressões do Direito". Enquanto isso, "interpretar é determinar o sentido e o alcance das expressões do Direito".

Onde nasceu a hermenêutica?

O termo hermenêutica tem por etimologia a palavra grega hermeneutike, com o significado de “a arte de interpretar”. No uso diário, passou a ter seu sentido ligado à interpretação de textos. A composição do termo está ligada ao deus Hermes, da mitologia grega.

Qual é a diferença entre exegese e hermenêutica?

A exegese é a explicação crítica, a interpretação, o comentário ou a dissertação sobre o sentido das palavras, das construções gramaticais e dos condicionalismos históricos dos textos religiosos em análise. Hermenêutica é a ciência da interpretação das palavras e dos textos.

O que a hermenêutica busca interpretar?

Dito isto, a hermenêutica jurídica é o ramo que se ocupa com a interpretação das normas jurídicas, estabelecendo métodos para a compreensão legal. Utilizando-se de diversas técnicas, o jurista coteja elementos textuais e extratextuais para chegar a uma conclusão.

Quais são as principais escolas hermenêuticas?

RESUMO: o presente trabalho aborda as características das principais escolas da hermenêutica jurídica, sendo elas a Escola Jusnaturalista, Escola da Exegese, Escola Histórica, Escola Teleológica, Escola da Livre Investigação e Escola do Direito Livre.

O que é técnica hermenêutica?

Hermenêutica é a ciência filosófica que possui regras e princípios próprios norteadores da interpretação de textos. A interpretação transforma textos normativos em normas jurídicas, viabilizando sua aplicação para as situações que se apresentarem em con- creto.

O que é linguagem hermenêutica?

A hermenêutica é um processo ou uma busca interminável de compreensão, viabilizada pelo recurso da linguagem e pela faculdade da imaginação. Tanto a criação da obra quanto sua compreensão e interpretação são produzidas pela imaginação, da qual ninguém pode prescindir (Scholtz, 1995, p. 116).

Qual a diferença entre hermenêutica e Homilética?

Livros de teologia estudos bíblicos sobre Hermenêutica: matéria que estuda a compreensão e interpretação do texto bíblico. A Homilética é a arte de pregar através de uma boa comunicação e explanação da mensagem bíblica para os seus ouvintes.

O que é o crime de hermenêutica?

“Crime de hermenêutica”

O artigo 319 do Código Penal (CP) considera como crime praticado por funcionário público “retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal”.

Artigo anterior
Quando o executado alegar que o exequente em excesso de execução?
Artigo seguinte
Porque não pode deixar a cama embaixo da janela?