O que é heparina de baixo peso molecular?

Perguntado por: Bárbara Vanessa de Pires  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (9 avaliações)

Heparina de baixo peso molecular é uma classe de medicamentos usada como anticoagulante em doenças que apresentam trombose, assim como profilaxia em situações que levam a um alto risco de trombose. Um exemplo da classe é o medicamento Enoxaparina.

Quais são as heparinas de baixo peso molecular?

Os anticoagulantes incluem heparina não-fracionada, heparinas fracionadas, também chamadas de baixo peso molecular, como enoxaparina, nadroparina, certoparina, longiparina, dalteparina, ardeparina, bemiparina, reviparina e tinzaparina, heparinóides e anticoagulantes orais.

Para que serve a heparina de baixo peso molecular?

Heparinas de baixo peso molecular (HBPM), representam o padrão ouro para profilaxia de tromboembolismo pós cirúrgico.

O que significa baixo peso molecular?

As de baixo peso molecular agem principalmente em duas enzimas – chave do processo, o Fator Xa e a trombina, ou Fator IIa. As de ultrabaixo peso molecular são ainda mais seletivas e agem apenas sobre a Xa, inibindo sua ação.

Qual a diferença entre heparina não fracionada e heparina de baixo peso molecular?

A heparina não-fracionada exerce seu efeito anticoagulante principalmente por sua ação contra a trombina (fator II), enquanto as heparinas de baixo peso molecular exercem principalmente atividade contra o fator X.

HEPARINAS NÃO FRACIONADA X HEPARINA DE BAIXO PESO MOLECULAR

27 questões relacionadas encontradas

O que significa heparina não fracionada?

A heparina não fracionada (HNF) é um inibidor indireto da trombina que se liga a antitrombi- na, convertendo este cofator em um rápido inativador de trombina, fator Xa e em menor ex- tensão, fatores XIIa, XIa e IXa. Tem um peso molecular médio de 15000 daltons.

Quando usar heparina fracionada e não fracionada?

A Heparina Não Fracionada (HNF) é comumente utilizada associação com agentes antiplaquetários no tratamento das síndromes coronarianas agudas. Já as Heparinas de Baixo Peso Molecular (HBPB) – Enoxaparina, dalteparina e tinzaparina – são aprovadas para utilização em prevenção e tratamento de trombose venosa profunda.

Qual a diferença da enoxaparina para heparina?

Qual a diferença entre Heparina e Henoxaparina? É a formulação química. A enoxaparina é de baixo peso molecular. E heparina é não fracionada.

Como é obtida a heparina?

A heparina de baixa massa molar é obtida através da despolimerização da heparina com a produção de fragmentos com massa molar entre 2.000 e 10.000 daltons.

Quais são os tipos de heparina?

Existem dois tipos de heparina disponíveis no mercado brasileiro: a heparina não fracionada e as heparinas de baixo peso molecular (dal- teparina, enoxaparina e nadroparina).

Qual a finalidade do uso da heparina?

A heparina é um anticoagulante utilizado para prevenir a formação de coágulos de sangue (trombos) que podem se formar no circuito do aparelho de hemodiálise.

Qual os benefícios da heparina?

O anticoagulante heparina reduz em 78% o risco de morrer por complicações da COVID-19 se administrado em dose terapêutica assim que o paciente chega ao hospital com sinais de insuficiência respiratória, indica estudo publicado nesta quinta-feira (14/10) no Bristish Medical Journal.

Qual é a função da heparina?

As heparinas são indicadas para prevenir e tratar as seguintes condições: Trombose venosa profunda (presença de coágulo em um vaso) Embolia pulmonar (coágulo em uma artéria do pulmão) Infarto.

Quando usar HNF e HBPM?

Em estudo de 2007, o uso da HNF foi comparado com a heparina de baixo peso molecular (HBPM), sendo que as duas drogas comprovadamente reduzem o risco de tromboembolismo venoso (TEV) em pacientes hospitalizados, não alterando a mortalidade, mas a HBPM seria mais eficaz na prevenção da trombose venosa profunda (TVP).

Quanto custa enoxaparina?

R$ 105,52Ativar Desconto Lab.

Qual a origem da heparina?

Originalmente a heparina foi obtida do fígado de cachorros, donde decorre a origem de sua denominação. Porém a sua utilização clínica não era factível a partir desse tecido.

Quais as principais fontes de obtenção de heparina atualmente?

A heparina é um agente natural com ação anticoagulante. Os fármacos comercialmente disponíveis são isolados e extraídos da mucosa intestinal de suínos ou do tecido pulmonar bovino.

Qual a diferença da heparina suína e bovina?

“A heparina bovina e a suína não são fármacos equivalentes. A bovina possui maior grau de sulfatação de seus compostos, e isso determina efeitos distintos na coagulação”, assegura, ao destacar que a decisão sobre qual tipo de heparina usar pode ser influenciada por reações adversas tais como a trombose.

Qual a função da heparina e da enoxaparina?

A enoxaparina (ENOXA) é a única heparina de baixo peso molecular disponível no mercado nacional (saíram: dalteparina e fraxiparina). -Profilaxia de trombose venosa profunda (TVP) e de tromboembolia pulmonar (TEP) em pacientes clínicos e cirúrgicos desde que não existam contra-indicações.

Qual a principal vantagem da enoxaparina quando comparada a heparina não fracionada?

CONCLUSÕES: A utilização da ENO durante intervenção percutânea eletiva foi tão segura e eficaz quanto a HNF tanto na FH como na FT. Os níveis de AC da ENO aferidos pelo fator anti-Xa foram obtidos rapidamente, mantendo-se estáveis e na faixa adequada durante a intervenção percutânea.

Pode substituir Clexane por heparina?

A Heparina mais antiga era a heparina não fracionada. Mas tanto a Heparina antiga quanto a Enoxaparina (Clexane) têm o mesmo princípio de ação e uma substitui a outra sim. A forma de administração das 2 é que varia, mas o efeito na dose equivalente é o mesmo.

Quando não usar heparina?

A heparina é contra-indicada em pessoas com hipersensibilidade à heparina e aos componentes da fórmula e não deve ser usada por pessoas com trombocitopenia severa, endocardite bacteriana, com suspeita de hemorragia cerebral ou algum outro tipo de hemorragia, hemofilia, retinopatia ou em situações em que não haja ...

Como usar heparina não fracionada?

Heparina não-fracionada, sem necessidade de monitorização do KTTP:
  1. Dose inicial, em bolus, 5000UI, via intravenosa, seguida de duas doses diárias (12/12h) de 250 UI/Kg/dose, via subcutânea, ou.
  2. Dose incial, de 333 UI/Kg, via subcutânea, seguido de duas doses diárias (12/12h) de 250 UI/Kg/dose, via subcutânea.

Quando dosar fator Xa?

A dose deve ser adequada para manter o fator anti-Xa entre 0,5 a 1,0U/mL, dosado quatro a seis horas após sua aplicação subcutânea(4).

Artigo anterior
O que saber antes de ir ao nutricionista?
Artigo seguinte
Quais os direitos de uma diarista?