O que é gravidez de alto risco?

Perguntado por: Salvador Gonçalo Freitas  |  Última atualização: 16. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (38 avaliações)

A gravidez é chamada “de alto risco” quando a gestante ou o concepto/bebê apresentam alguma doença que aumentam as chances de evolução desfavorável da gravidez.

Quando uma gestante é considerada de alto risco?

Saiba quais são:
  1. Vômitos e náuseas frequentes e que não passam após o primeiro trimestre da gestação;
  2. Dor ao urinar;
  3. Sangramento vaginal;
  4. Contrações uterinas antes do tempo;
  5. Perda de líquido amniótico;
  6. Ausência de movimentos do bebê por mais de um dia;
  7. Tonturas e desmaios frequentes;

Quais os 3 fatores de risco da gestação de alto risco?

Peso
  • Bebês muito grandes (grandes para a idade gestacional. ...
  • Bebês que nascem com baixo peso (pequenos para a idade gestacional. ...
  • Bebês com defeitos congênitos. ...
  • Abortos espontâneos. ...
  • Diabetes gestacional. ...
  • Hipertensão gestacional. ...
  • Pré-eclâmpsia. ...
  • Gestação que dura 42 semanas ou mais (gestação pós-termo.

O que pode ser uma gravidez de risco?

Geralmente, a gravidez de risco se desenvolve em mulheres que antes de engravidarem já possuem fatores ou situações de risco, como ser diabética ou ter excesso de peso. No entanto, a gravidez pode se estar desenvolvendo naturalmente e os problemas surgirem a qualquer momento da gestação.

Em qual semana da gravidez é mais perigoso?

O período mais delicado da gestação corresponde da primeira à 12º semana de gestação, justamente o primeiro trimestre sobre o qual falamos neste artigo. Isso porque é nessa fase que ocorre a formação dos órgãos do feto. Ou seja, é quando há maior risco de ocorrerem doenças ligadas a alterações genéticas.

Entenda o que é a gestação de alto risco.

33 questões relacionadas encontradas

Qual o valor que é considerado diabetes gestacional?

Os pontos de corte para classificação de rastreamento positivo são 85mg/dl ou 90mg/dl; nos casos de rastreamento positivo, o exame recomendado é o teste oral de tolerância com 75g de glicose e os critérios para o diagnóstico do diabetes gestacional são duas glicemias de jejum ≥110mg/dl ou glicemia de 2h após o TTG ≥ ...

Qual a taxa normal de glicose na gravidez?

Todas as gestantes devem medir sua glicose em jejum na primeira consulta do pré-natal. O valor esperado é menor que 85 mg/dl.

É considerado diabetes a partir de quanto?

A glicose de jejum entre 100 e 125 mg/ dL é chamada de glicemia de jejum alterada. A partir de 126 mg/dL já temos o diagnóstico de diabetes. Na glicose sem jejum, valores acima de 140 mg/dL remetem ao diagnóstico de Intolerância à Glicose e acima de 200mg/dL, também temos o diagnóstico de diabetes.

Como sair do Pré-diabetes?

Para tratar a pré-diabetes e evitar a progressão da doença deve-se controlar a alimentação, diminuindo a ingestão de gorduras, do açúcar e do sal, e aumentando o consumo de alimentos ricos em fibras e proteínas como arroz integral, vegetais de folha escura e feijão, por exemplo, pois ajudam a combater o excesso de ...

Qual a taxa de glicose durante o dia?

***Realizada em qualquer hora do dia

Os valores de glicemia considerados normais estão entre 70 e 99 mg/dL e para o diagnóstico de diabetes valores superiores a 125 mg/dL. Os valores de glicemia entre 100 e 125 mg/dL são considerados alterados, mas não fecham o diagnóstico de diabetes.

Como saber se tenho diabetes tipo 1 ou 2?

Diagnóstico e sintomas

O diagnóstico do diabetes é feito por intermédio de exame de sangue e alguns exames complementares como teste oral de tolerância à glicose ou TOTG, que mede a curva glicêmica.

Quando é diagnosticado diabetes gestacional?

Se a glicemia de jejum já estiver acima ou igual a 92mg/dl no início da gestação, deverá ser confirmada com uma segunda amostra, mas já fecharia o diagnóstico de diabetes gestacional. Se acima ou igual a 126mg/dl, considera-se um quadro de diabetes mellitus diagnosticado durante a gestação.

Como saber se a diabete gestacional está controlada?

Os exames para medir a glicemia de jejum e a curva glicêmica – feito à partir das 22 semanas – são essenciais para identificar a doença, assim como a avaliação oftalmológica no começo e ao longo da gravidez.

O que é glicemia alta na gravidez?

O diabetes gestacional é uma condição caracterizada por hiperglicemia (aumento dos níveis de glicose no sangue) que é reconhecida pela primeira vez durante a gravidez. A condição ocorre em aproximadamente 4% de todas as gestações. Geralmente, o diabetes gestacional se cura logo após o parto.

Qual é o período mais crítico da gestação?

O final do primeiro trimestre de gravidez (12ª semana), já traz certo alívio em relação aos riscos existentes. Esse é o período mais crítico. Quando a formação do feto está completa, resta apenas acompanhar seu crescimento. Nesse momento, ele mede aproximadamente seis centímetros.

Quando passa o risco de perder o bebê?

De acordo com dados divulgados pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), 80% dos abortos espontâneos acontecem até a 12ª semana de gestação. Ele pode ser caracterizado como precoce ou tardio, quando ocorre antes ou depois da 12ª semana, respectivamente.

O que evitar nos 3 primeiros meses de gravidez?

O que as grávidas devem evitar no primeiro trimestre?
  • Não utilizar qualquer medicamento sem orientação médica;
  • Não consumir bebidas alcoólicas ou cigarro;
  • Evitar o consumo excessivo de chás e cafeína;
  • Atividades físicas devem ser orientadas por um profissional;
  • Evitar comer alimentos crus, como carne, peixe e ovos;

Artigo anterior
O que é apropriação cultural artigo?
Artigo seguinte
Qual o melhor banco digital para guardar dinheiro 2021?