O que é GHS e para que foi criado?

Perguntado por: Santiago Micael Cardoso  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (36 avaliações)

O Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS por sua sigla em inglês) estabelece critérios harmonizados para classificar substâncias e compostos com relação aos perigos físicos, para a saúde e para o meio ambiente.

Para que foi criado o GHS?

O GHS foi desenvolvido de forma a conter os principais critérios de perigos e as ferramentas de comunicação necessárias para a aplicação nos regulamentos conhecidos. Em outras palavras, os elementos de classificação e comunicação do GHS podem ser encarados como uma coleção de blocos de construção.

Quais são os elementos de comunicação de perigo do GHS?

Os símbolos de perigo normalizados que se aplicam no GHS, são aqueles que formam parte do conjunto de símbolos usados nas Recomendações das Nações Unidas relativas ao transporte de produtos perigosos, Regulamentação Modelo; com a adição de dois símbolos: o que representa perigo para a saúde e o símbolo de exclamação.

Qual o significado de risco do pictograma adotada pela rotulagem do GHS?

O que são? Os pictogramas são uma forma gráfica de transmitir uma informação de perigo ou de segurança. Apenas de olhar para ele, não podemos saber qual o perigo a que o produto está associado.

O que é o sistema de GHS e quais seus benefícios?

O Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS por sua sigla em inglês) estabelece critérios harmonizados para classificar substâncias e compostos com relação aos perigos físicos, para a saúde e para o meio ambiente.

Introdução ao GHS

16 questões relacionadas encontradas

Qual a definição e importância do Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos GHS )?

O sistema globalmente harmonizado de classificação e rotulagem de produtos químicos - GHS – Globally Harmonized System of Classification and Labelling of Chemicals, foi desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o intuito de estabelecer critérios harmonizados para a classificação e rotulagem dos perigos ...

O que é rotulagem preventiva?

26.2.2.1 A rotulagem preventiva é um conjunto de elementos com informações escritas, impressas ou gráficas, relativas a um produto químico, que deve ser afixada, impressa ou anexada à embalagem que contém o produto.

Como realizar a rotulagem preventivas dos produtos?

A rotulagem preventiva deve conter os seguintes elementos:
  1. Identificação e composição do produto químico;
  2. Pictograma(s) de perigo;
  3. Palavra de advertência;
  4. Frase(s) de perigo;
  5. Frase(s) de precaução;
  6. Informações suplementares.

São informações que devem estar contidas nas rotulagem de prevenção?

De acordo com a Norma, alguns elementos são essenciais para que a Rotulagem Preventiva seja feita corretamente, dentre os quais, podemos destacar:
  • a) Identificação e composição do produto químico. ...
  • b) Pictograma(s) de perigo. ...
  • c) Palavras de advertência. ...
  • d) Frase(s) de perigo. ...
  • e) Frase(s) de precaução.

O que é nr29?

A NR 29, Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário, foi publicada pela primeira vez em 17 de dezembro de 1997 sob regimento da portaria nº 53 da Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho (SSST).

Quais são os três grupos de riscos classificados pelo Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos GHS?

ESTRUTURA DO GHS

Por exemplo, para os Perigos ao Meio Ambiente existem as três classes: Perigoso ao ambiente aquático - Agudo, Perigoso ao ambiente aquático - Crônico e Perigoso à camada de ozônio.

Quais são os critérios de classificações e rotulagem de produtos químicos pelo GHS )?

O Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos, referido pela sigla GHS (do inglês Globally Harmonized System of Classification and Labeling of Chemicals), é uma abordagem técnica desenvolvida para definir os perigos específicos de cada produto químico, criando critérios de ...

O que os rótulos dos produtos químicos devem conter de acordo com a NR 26?

Já aquele produto químico não considerado perigoso à segurança e saúde dos trabalhadores, conforme o GHS, deve dispor de rotulagem preventiva simplificada que contenha, no mínimo: Indicação do nome; Informação de que se trata de produto não classificado como perigoso e; Recomendações de precaução.

O que deve conter no rótulo de um produto químico?

Deve conter a identificação do produto, lote, validade, data de fabrico, peso, forma de armazenamento, cuidados de utilização, perigos e riscos. Os rótulos podem ser colocados diretamente na embalagem individual, nos tambores cilíndricos de metal, em contentores ou em outras áreas de armazenamento.

Qual NR fala sobre produtos químicos?

A NR 32 é explícita na exigência de que os produtos químicos impliquem em riscos à segurança e saúde do trabalhador, tanto para fins de inventário no PPRA quanto para a ficha descrita – itens 32.3.4.1 e 32.3.4.1.1.

Qual a NR que fala de produtos químicos?

Havendo necessidade de manipulação de produto químico, deve ser disponibilizado pelo empregador, local adequado, conforme exige a NR 32. 32.3.7.1 O empregador deve destinar local apropriado para a manipulação ou fracionamento de produtos químicos que impliquem riscos à segurança e saúde do trabalhador.

O que significa GHS e como conseguimos identificar classificar e comunicar sobre os perigos associados a agentes químicos?

O Globally Harmonized System (GHS) é uma classificação que oferece proteção aos trabalhadores, ao meio ambiente e à própria indústria. Afinal, lidar com materiais químicos que podem ser inflamáveis, explosivos ou intoxicantes exige uma atenção especial.

Quais são essas categorias de toxicidade aguda?

Classificação do produto químico: Perigo por aspiração – categoria 1 Toxicidade aguda – Oral – Categoria 5 Corrosivo/irritante para a pele – categoria 2 Líquido inflamável - categoria 3 Toxicidade sistêmica ao órgão alvo após única exposição – Categoria 1 e 3 Prejuízo sério aos olhos/irritação aos olhos – Categoria 2ª ...

Quais são as informações contidas na Fispq de todos os Produtos Químicos?

As instruções específicas de precauções pessoais; Procedimentos a serem adotados em relação à proteção ao meio ambiente; Procedimentos de emergência e acionamento de alarmes; Métodos de limpeza, coleta, neutralização e descontaminação do ambiente ou meio ambiente.

Quais são as categorias de perigo?

A Norma Brasileira16 prevê o uso da palavra “PERIGO”, equivalente a DANGER, para indicar os perigos mais severos, na maioria dos casos utilizados nas categorias de perigo 1 e 2,15 e o uso da palavra “ATENÇÃO”, equivalente a WARNING, para uma periculosidade menor.

Quantos riscos físicos são classificados pela GHS?

Para os perigos físicos, o GHS estabelece 166 classes: Substâncias, misturas e artigos explosivos. Gases inflamáveis.

Qual é a classe de risco de produtos perigosos para fins de transporte que engloba os gases inflamáveis gases não inflamáveis e não tóxicos e tóxicos?

Subclasse 2.1 - Gases inflamáveis; Subclasse 2.2 - Gases não inflamáveis, não tóxicos; Subclasse 2.3 - Gases tóxicos. Classe 3 - LÍQUIDOS INFLAMÁVEIS.

O que significa a sigla OGMO e quais suas competências segundo a nr29?

OGMO é a sigla que designa Órgão Gestor de Mão de Obra. São entidades que atuam no setor portuário com caráter administrativo, fiscalizador e profissionalizante.

Quais são as três principais competências dos operadores portuários empregadores tomadores de serviço e OGMO conforme a NR 29?

Entretanto, a NR 29 prescreve que compete ao OGMO, operadores portuários, tomadores de serviço e empregadores, conforme o caso, cumprir e faz ser cumprida as normas de segurança, bem como fornecer instalações, equipamentos, maquinários e acessórios em bom estado e condições de segurança, responsabilizando-se pelo ...

Como é feito o treinamento na NR 29?

Conteúdo Programático
  • Objetivo e aplicabilidade da NR 29;
  • Definições;
  • Competências (incluindo dos trabalhadores);
  • Estudo aplicado dos itens que compõe a NR 29;
  • Segurança, higiene e saúde no trabalho portuário;
  • Condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho;
  • Primeiros socorros e outras providências;

Artigo anterior
Qual a finalidade dos recursos educacionais abertos?
Artigo seguinte
Quais são as etapas de uma obra?