O que é fluoretos?

Perguntado por: Ana Pacheco Matias  |  Última atualização: 2. November 2021
Pontuação: 4.7/5 (51 avaliações)

Em química, fluoreto é a forma iônica do fluor. Como todos os demais halogênios, o fluor forma um íon de carga monovalente negativo. O fluoreto forma um composto binário com outro elemento ou radical. Os exemplos de compostos comuns de fluoreto incluem ácido fluorídrico, fluoreto de sódio e hexafluoreto de urânio.

Onde se encontra o fluoreto?

Os fluoretos são encontrados na atmosfera de áreas rurais e urbanas na forma gasosa ou de particulado. Podem ser transportados a longas distâncias e ser removidos da atmosfera por deposição seca ou úmida ou hidrólise.

Qual a causa da fluorose?

A fluorose dentária é uma patologia que afeta os dentes e que se desenvolve durante a sua formação. Esta afeção é desencadeada pela presença em excesso de fluoreto (ou flúor), e manifesta-se ao nível do esmalte dentário na forma de manchas e/ou defeitos anatómicos.

Quais os tratamentos para fluorose?

"A melhor maneira de tratar é com a microabrasão, um tratamento feito no consultório odontológico que une a aplicação de flúor e pedra pomes", explica. Já na fase adulta, o paciente também pode optar pelo clareamento dental ou colocação de facetas de porcelana para esconder as manchas.

Quais os tipos de fluorose?

Tipos de fluorose dentária
  • Simples: Com o esmalte apresentando leves alterações esbranquiçadas. ...
  • Moderada: Quando a opacidade evoluiu para áreas mais extensas, cobrindo 50% do dente ou mais, o esmalte começa apresentar desgaste mais acentuado e manchas marrons começam a surgir.

ENTENDA AS DIFERENÇAS ENTRE FLUOXETINA E SERTRALINA

24 questões relacionadas encontradas

Quais as características da fluorose?

A fluorose é uma alteração que ocorre devido ao excesso de ingestão de flúor, durante a formação dos dentes. Ela se manifesta principalmente pela alteração de cor do esmalte, que pode assumir uma tonalidade esbranquiçada ou exibir pequenas manchas ou linhas brancas.

Quais são as características clínicas da fluorose?

As características clínicas são definidas por uma gama de mudanças, que vão desde finas linhas brancas opacas circundando o dente, até quadros onde ocorre perda localizada de esmalte associada ou não a pigmentação.

Pode fazer clareamento com fluorose?

Quem tem fluorose pode fazer clareamento? Sim. Dependendo da localização, tamanho e necessidade estética do paciente, é possível realizar o clareamento com acompanhamento rigoroso do dentista.

O que é fluorose e como podemos evitá lá?

Fluorose dentária são manchas, em geral esbranquiçadas, que aparecem nos dentes por excesso de flúor, geralmente de forma simétrica. Geralmente acomete crianças de 0 a 12 anos em regiões onde a água é fluoretada ou possui nível de fluoreto natural maior que 4mg/L e em trabalhadores da industria de flúor.

Qual o tratamento para hipoplasia de esmalte?

Algumas das formas de tratamento mais comuns incluem o uso de pastas de dentes remineralizadoras para minimizar as manchas mais leves e a sensibilidade. Elas auxiliam na revitalização do esmalte, tornando o dente mais forte. A restauração dentária ajuda no preenchimento dentário.

Quais dentes são mais afetados pela fluorose?

Os dentes mais acometidos por fluorose foram os pré-molares, molares, incisivos e caninos.

Qual a doença que pode ser confundida com a fluorose?

Os distúrbios de desenvolvimento no esmalte apresentam-se como anomalias de estrutura, podendo afetar ambas as dentições. Dentre eles estão a amelogênese imperfeita, a hipoplasia de esmalte e a fluorose dental.

O que torna os dentes porosos?

MIH é um defeito no esmalte que acomete os primeiros molares e incisivos permanentes. Nessa condição, o esmalte do dente é frágil (com aspecto poroso, semelhante ao giz) e pode se desfazer facilmente, deixando a dentina exposta e causando, assim, maior sensibilidade e risco de cárie.

Qual pasta de dente tem fluoreto de estanho?

A nova Pasta de Dente para Gengiva Oral-B Gengiva Detox & Esmalte usa o ingrediente ativo fluoreto de estanho estabilizado, que ajuda a cuidar dos minerais de cálcio presentes em nosso dente.

Como é extraído o flúor?

Este elemento foi obtido pela primeira vez em 1886 em Paris, França, pelo químico francês Henri Moissan, por eletrólise de uma solução de fluoreto de potássio em fluoreto de hidrogénio anidro. ... O flúor obtém-se por eletrólise de fluoretos ácidos de metais alcalinos em estado de fusão.

Quais são os locais possíveis onde o flúor pode ser encontrado na natureza?

Na natureza, o flúor pode ser encontrado como fluoreto na forma de íon F-, esta forma é estável e ocorre em minérios como a fluorite (CaF2), a criolite (Na3AlF6) e a fluorapatite 3 Ca3(PO4)2Ca(FCl)2.

Como podemos prevenir a fluorose dentária?

Confira algumas dicas dadas pelo especialista que ajudam a prevenir a fluorose dentária a seguir!
  1. 1) Prefira produtos específicos para cada faixa etária. ...
  2. 2) Informe-se sobre os níveis de flúor da água. ...
  3. 3) Evite a ingestão de produtos fluoretados. ...
  4. 4) Esteja atento às medicações. ...
  5. 5) Uma alimentação equilibrada é fundamental.

Quais os fatores de risco da fluorose?

Nos Estados Unidos, os Centers for Disease Control and Prevention (CDC) indicam como fatores de risco para a fluorose o consumo de água fluoretada, a utilização de dentifrícios fluoretados e de suplementos de flúor e a ingestão de comidas e bebidas industrializadas até os 6 anos de idade (1).

Como diagnosticar fluorose?

O diagnóstico da fluorose dental requer uma inspeção adequada após limpeza e secagem de todos os dentes, sob iluminação apropriada. A aparência clínica da fluorose leve inclui a presença de estriações brancas, difusas, opacas e bilaterais que correm ao longo do esmalte.

Quem tem manchas brancas nos dentes pode fazer clareamento?

É preciso deixar claro que o clareamento dental não causa manchas. No entanto, áreas hipoplásicas (manchas brancas, áreas de hipocalcificação) previamente presentes na superfície de esmalte, e muitas vezes imperceptíveis, podem ser evidenciadas durante o clareamento.

Como é feito o clareamento dental caseiro?

Já o clareamento caseiro, como o próprio nome já diz, a aplicação é feita em casa e pelo próprio paciente em uma moldeira personalizada por um especialista. Sendo assim, o ideal é conversar com o seu dentista de confiança para que juntos definam com o melhor jeito de realizar o branqueamento dos dentes.

Como fica os dentes com clareamento?

Durante o clareamento dental, os dentes ficam mais permeáveis. Por isso, bebidas a base de cola ou mate, café, beterraba e suco de uva são proibidos, já que a chance dos dentes absorverem os pigmentos desses alimentos é grande. Outro hábito que deve ser deixado de lado é o de fumar!

Quais são as características clínicas da fluorose dentária segundo a classificação de Dean?

Segundo o Índice Dean a fluorose dentária pode ser classificada em: 0. Normal : A superfície do esmalte está lisa, lustrosa e, geralmente, de cor branca cremosa pálida; Questionável : O esmalte revela pequenas alterações de translucidez.

O que é quais as características e consequências da fluorose?

3.1 Diagnóstico e características clínicas

A fluorose dentária origina-se da exposição do germe dentário, durante o seu processo de formação, a altas concentrações do íon flúor. Como consequência, têm-se defeitos de mineralização do esmalte, com severidade diretamente associada à quantidade ingerida.

Qual o aspecto clínico do esmalte no caso de fluorose?

Clinicamente, a fluorose apresenta simetria nas superfícies de dentes homólogos1. Além disso, o aspecto clássico de fluorose é caracterizado por bandas de opacidade que seguem as linhas incrementais do esmalte4. É importante avaliar o impacto dessas alterações na percepção da aparência individual5.

Artigo anterior
O que são equipamentos sociais?
Artigo seguinte
Qual é a diferença entre empatia e simpatia?