O que é fígado e quais as suas funções?

Perguntado por: Martim Sérgio Loureiro Monteiro Loureiro  |  Última atualização: 9. März 2025
Pontuação: 4.9/5 (61 avaliações)

O fígado é o principal órgão que participa da digestão de gorduras dos alimentos através da produção da bile, um suco digestivo, capaz de quebrar as gorduras em ácidos graxos, que são mais facilmente absorvidos no intestino delgado.

O que é o fígado e qual sua função?

O fígado é o segundo maior órgão, perdendo apenas para a pele, e a maior glândula do corpo humano. Ele apresenta várias funções essenciais para o funcionamento do organismo, como a eliminação de substâncias tóxicas e a produção da bile, um produto essencial para a digestão de gorduras.

Quais as três funções que são realizadas pelo fígado?

Produzir bile, produzir ácido clorídrico, secretar quimotripsina.

Quando o fígado não está bem quais são os sintomas?

Em um primeiro momento, os sinais costumam ser dor e inchaço abdominal. A pele e os olhos também podem ganhar um tom amarelado, característico das doenças hepáticas, sendo também o sintoma mais famoso, junto com a urina em tonalidade escura e as fezes esbranquiçadas, acompanhadas ou não por odor forte.

Onde fica o fígado da pessoa?

Localiza-se no lado direito do abdômen, sob o diafragma. Seu peso é de aproximadamente 1,3 a 1,5 kg nos adultos.

FÍGADO - Anatomia e Funções - Sistema digestório, endócrino etc. | Biologia com Samuel Cunha

32 questões relacionadas encontradas

O que pode causar problemas no fígado?

Outra condição que causa inflamação no fígado é o acúmulo de gordura no órgão, relacionado à má alimentação, obesidade e consumo excessivo de álcool, entre outros. É a chamada esteatose hepática. Indivíduos que têm síndrome metabólica, que é a associação de diabetes, hipertensão e obesidade, são mais propensos.

Quais as principais doenças do fígado?

A seguir, confira 7 doenças que atingem o fígado e sintomas que merecem atenção.
  • Câncer de fígado. ...
  • Hepatites. ...
  • Esteatose hepática. ...
  • Cirrose. ...
  • Insuficiência hepática. ...
  • Doença hepática alcoólica. ...
  • Doenças autoimunes.

Qual o exame que detecta problemas no fígado?

O exame de sangue indicado nestes casos é o hepatograma, no qual avalia o funcionamento do fígado e das vias biliares, verificando a dosagem de AST (aspartato aminotransferase) e ALT (alanina aminotransferase), também conhecidas por TGO e TGP, em pacientes com suspeita de doença hepática.

Qual é a doença mais grave no fígado?

Cirrose. A cirrose é o processo final de toda doença crônica do fígado. Quando este órgão sofre qualquer processo inflamatório persistente (ao qual chamamos de hepatite crônica), por um longo período, ocorre progressivamente substituição do tecido normal do fígado por fibrose (cicatrizes) que pode levar a cirrose.

Quando o problema no fígado é grave?

Insuficiência hepática – essa é uma doença grave, pois ela prejudica seriamente a funcionalidade do fígado e pode causar complicações, entre elas a insuficiência renal e os problemas na coagulação. Os sintomas podem ser pele e olhos amarelados, cansaço, fraqueza, perda de apetite e acúmulo de líquido no abdômen.

Quando o fígado começa a doer?

A dor no fígado é uma dor localizada na região superior direita do abdômen e pode ser sinal de doenças como infecções, obesidade, colesterol ou câncer ou pode acontecer devido à exposição a substâncias tóxicas como álcool, detergentes ou mesmo medicamentos.

Quando o fígado está inflamado?

A hepatite é uma inflamação no fígado que pode ser causada por uma infecção pelos vírus da hepatite A, B, C, D ou E, mas que também é comum em pessoas que fazem uso abusivo de bebidas alcoólicas, medicamentos ou drogas de abuso.

O que acontece se o fígado não funciona direito?

Quando não é tratada a tempo, ou quando o distúrbio hepático é progressivo, a insuficiência hepática é fatal. Mesmo depois do tratamento, a insuficiência hepática pode ser irreversível. Algumas pessoas morrem de insuficiência renal. Algumas pessoas desenvolvem câncer hepático.

Qual a função mais importante do fígado?

Eliminar toxinas e filtrar o sangue

Talvez a função mais conhecida do fígado seja a de filtragem do sangue e eliminação de toxinas. Isso inclui substâncias que são absorvidas pelo intestino e medicamentos, por exemplo. Para que essas toxinas sejam eliminadas, o sangue passa por uma filtragem no fígado.

O que fazer para cuidar do fígado?

A seguir, confira alguns hábitos que ajudam a melhorar a saúde do fígado!
  1. Tenha uma alimentação balanceada. ...
  2. Invista na hidratação. ...
  3. Controle o peso. ...
  4. Limite o uso do álcool. ...
  5. Pratique exercícios físicos. ...
  6. Evite a automedicação. ...
  7. Consuma alimentos antioxidantes. ...
  8. Limite gorduras saturadas e trans da dieta.

Como são as dores no fígado?

Por não ter nervos sensoriais, a dor no fígado é bastante rara. Apesar do órgão em si não doer, as cápsulas que envolvem o fígado, no entanto, possuem nervos, que podem gerar desconfortos na região. Vale destacar que a maioria das doenças hepáticas, ou seja, que ocorrem no fígado, são silenciosas.

O que fazer quando o fígado está ruim?

Uma boa forma de melhorar o fígado atacado é tomar chá de boldo ou suco de melão e hortelã, por exemplo, pois possuem propriedades anti-inflamatórias, antiespasmódicas, antioxidantes e protetoras do fígado, ajudando a aliviar os sintomas de dor do lado direito da barriga, má digestão, boca amarga ou barriga inchada.

O que a pessoa sente quando está com gordura no fígado?

O excesso de gordura no fígado pode ser detectado por exames de imagem, como ultrassom de abdômen, mas muitas vezes a investigação inclui a dosagem de alguns exames de sangue, como ferritina e enzimas hepáticas, para a comprovação de outras alterações nas células hepáticas.

Como detectar câncer de fígado?

Quais são os sintomas do câncer de fígado?
  1. Aumento do tamanho do abdômen devido ao acúmulo de líquido;
  2. Presença de massa palpável no abdômen;
  3. Dor abdominal, mais localizada para o lado direito do abdômen;
  4. Pele e olhos mais amarelados que o normal;
  5. Cansaço excessivo;
  6. Fraqueza;
  7. Fezes que saem mais esbranquiçadas;

Quando o exame TGP é preocupante?

TGO e TGP elevados

Caso seja confirmado que as enzimas realmente estão altas, entre 50 e 100, indico que você procure o mais rápido possível o seu médico e repita o exame com um intervalo. Em outras situações, quando os níveis estiverem entre 1.000 e 3.000, pode ser uma doença, uma hepatite, medicamentos, entre outros.

É verdade que o fígado se regenera?

No trabalho de recuperação do fígado depois que parte dele é extraído numa cirurgia, os médicos contam com um ponto valioso. O órgão tem, naturalmente, a capacidade de regenerar-se, apesar da sua complexa estrutura, que ostenta sete diferentes tipos de células e uma dupla irrigação sanguínea.

Qual o nome do médico que cuida de fígado?

É muito importante que todos realizem consultas de rotina com o hepatologista. O hepatologista é o médico responsável por cuidar da saúde do fígado, vesícula biliar e pâncreas. Assim, trabalha na prevenção, diagnóstico e no tratamento das doenças que atingem estes órgãos.

Como saber se o fígado está inchado?

O fígado inchado normalmente não causa sintomas, no entanto podem estar presentes:
  1. Dor abdominal;
  2. Falta de apetite;
  3. Náuseas;
  4. Vômitos;
  5. Cansaço;
  6. Pele e olhos amarelados;
  7. Dor no momento da palpação.

É possível viver sem o fígado?

Rins e fígado

É verdade que não podemos viver sem o fígado. Por outro lado, a remoção de parte do órgão é perfeitamente possível sem riscos à saúde. O lobo esquerdo em crianças e o lobo direito em adultos podem ser doados para outras pessoas sem danos ao paciente.

Onde dói quando ataca o fígado?

Realmente existe cólica no fígado? A cólica de fígado existe sim e ela é um problema que se manifesta na região superior direita no abdome. Portanto, dependendo de qual região da barriga o paciente sente a dor, mais clara será a origem do seu problema.

Artigo anterior
O que acontece depois de restaurar o celular?
Artigo seguinte
Quais as alíquotas de ICMS estaduais e interestaduais?