Qual a diferença entre um arquivo corrente e um arquivo permanente?

Perguntado por: Matias Jorge Oliveira  |  Última atualização: 1. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (52 avaliações)

Arquivo Corrente:
A formados por documentos com valor secundário. ... C transferidos, após o final de sua utilização, aos arquivos permanentes, onde aguardam a destinação final. D formados por documentos com prazos precaucionais esgotados.

Qual é a diferença entre arquivo corrente e arquivo permanente?

Idades e tempo de armazenamento

No que se refere ao tempo de guarda de cada tipo de documento, a arquivologia diz que arquivos correntes devem ser mantidos de um a 10 anos; intermediários, por 20 anos e permanentes, entre 25 e 30 anos após o fim do trâmite.

O que é um arquivo corrente?

Os arquivos correntes, compostos por documentos que ainda tramitam ou estão em uso constante na administração, continuamente necessário às rotinas diárias fazem parte da primeira fase em questão. ... Os arquivos intermediários são também responsáveis por destinar os documentos sob sua custódia.

O que é um arquivo permanente?

ARQUIVO PERMANENTE

Conjunto de documentos preservados em caráter definitivo em função de seu valor. Arquivo responsável pelo arquivo permanente. Também chamado arquivo histórico.

Quais os tipos de arquivos e suas diferenças?

Os arquivos físicos são aqueles organizados em pastas, que são guardados em gavetas e armários, impressos em papel. Já os arquivos digitais são aqueles que são gerados em computador, e ficam arquivados em dispositivos como tablets, celulares, etc.

Arquivos correntes, intermediários e permanentes.

26 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de arquivos que existem?

Quais são os principais tipos de formatos de arquivos?
  1. TXT. O TXT também é uma extensão de arquivos de texto, mas, diferente do . ...
  2. DOC. DOC é outro formato de arquivos muito conhecido, próprio do programa Word, da Microsoft. ...
  3. PDF. ...
  4. PPT. ...
  5. JPEG. ...
  6. PNG. ...
  7. EPS. ...
  8. PSD, CDR e AI.

Quais os tipos de arquivos e suas funções?

Tipos de arquivos de acordo com a sua origem
  • TXT: são arquivos de texto, normalmente criado no bloco de notas.
  • EXE: tipo de arquivo que indica aplicativo.
  • DLL: é complementar ao arquivo tipo EXE.
  • ZIP: também conhecido como arquivo “zipado”. ...
  • PDF: com certeza esse nome é do conhecimento de todos que mexem em computadores.

Quais são as características dos arquivos permanentes?

Arquivos Permanentes são o conjunto de documentos custodiados em caráter definitivo, em função do seu valor secundário. Valor Secundário: refere-se à possibilidade de uso dos documentos para fins diferentes daqueles para os quais foram originariamente criados.

Quais as atividades do arquivo permanente?

A função de um arquivo permanente é reunir, conservar, arranjar, descrever e difundir a consulta aos documentos sob sua custódia.

São atividades de arquivo permanente?

São documento que já não tem utilidade administrativa, mas não podem ser eliminados. As principais atividades dos arquivos permanentes são: Arranjo: Sequência de operações intelectuais e físicas que visam à organização dos documentos de um arquivo ou coleção de acordo com um plano ou quadro previamente estabelecido.

O que é um arquivo inativo?

Arquivo Ativo: mantém arquivados os documentos e papéis de uso, consulta e referência constantes e atuais. Arquivo Morto: armazena documentos de frequência de uso, consulta ou referência nula. Arquivo Inativo: guarda documentos e papéis que oferecem frequência de uso, consulta ou referência nula.

O que é um arquivo morto?

Grande parte dos documentos de uma empresa não podem ser descartados e precisam ser armazenados por um período que pode chegar a décadas. Esses arquivos fiscais, tributários, trabalhistas e previdenciários são conhecidos como arquivo morto e tornam-se indispensáveis para a proteção jurídica do seu negócio.

Quais documentos devem compor um arquivo corrente?

Arquivo Corrente é o conjunto de documentos que possuem valor primário (administrativo, fiscal ou legal) e são consultados frequentemente. Eles são os documentos que estão na sua mesa, no armário ao lado, na caixa de entrada do seu sistema.

Quais são os tipos de arquivo corrente intermediário e permanente?

a seguinte destinação em uma organização:
  • Arquivos correntes – são documentos em curso, de uso. frequente e exclusivo da fonte geradora. ...
  • Arquivos intermediários – neste momento, os documentos. não estão mais sendo usados frequentemente na rotina de trabalho na. ...
  • Arquivos permanentes – são arquivos que perderam seu valor.

Onde devem ser guardados os arquivos permanentes?

Geralmente, os arquivos intermediários ou permanentes são guardados fisicamente em uma sala do arquivo.

Quais são as três fases do arquivo?

Os documentos passam por três fases de arquivamento para cumprirem seu ciclo vital: fase corrente, fase intermediária e fase permanente.

Qual é a função de um arquivo?

Sendo assim, a função básica do arquivo é tornar disponível os documentos que estão armazenados nos arquivos. Para que os arquivos possam desempenhar suas funções, torna-se indispensável que os documentos estejam dispostos de forma a servir ao usuário com precisão e rapidez.

São materiais considerados permanentes na organização dos arquivos?

Os livros e demais materiais bibliográficos apresentam características de material permanente (durabilidade superior a dois anos, não é quebradiço, não é perecível, não é incorporável a outro bem, não se destina a transformação).

Qual a função do arquivo intermediário?

Os arquivos intermediários ou de segunda idade acondicionam os documentos originários do arquivo corrente, com pouca frequência de uso, e que aguardam eliminação, respeitando o prazo, o qual delimita o valor administrativo desses documentos, ou o recolhimento ao arquivo permanente por coleta de amostragem ou ...

O que é arquivo permanente e intermediário?

Arquivo Intermediário:

Arquivo intermediário é o conjunto de documentos originários de arquivos correntes e que estão sendo pouco usados na rotina de trabalho e são armazenados temporariamente (prazo estabelecido pelo CONARQ) até a sua destinação final, podendo ser eliminados ou arquivados permanentemente.

O que é um arquivo especial?

Arquivo Especial: São aqueles que requerem tratamento especial de armazenamento, independente de sua forma. Certas variáveis precisam ser controladas, pois caso contrário, podem deteriorar os documentos, (temperatura, luminosidade, umidade etc). Arquivo Especializado: São aqueles que tratam de um assunto específico.

Quais são os métodos de arquivamento?

Conheça algumas técnicas de arquivamento de documentos eficientes para utilizar
  1. Arquivamento por assunto. Uma das técnicas mais utilizadas para a gestão de documentos é o arquivamento por assunto. ...
  2. Método alfabético. ...
  3. Método numérico. ...
  4. Método eletrônico. ...
  5. Método geográfico. ...
  6. Método temático.

Quais são os tipos de arquivos Arquivologia?

Quanto ao gênero, um arquivo pode ser classificado em:
  • textual: manuscritos, datilografados ou impressos.
  • cartográfico: mapas, plantas, entre outros.
  • filmográfico: fitas magnéticas de imagens ou películas cinematográficas.
  • sonoro: registros fonográficos.
  • micrográfico: suporte fílmico.

Como saber qual o tipo de arquivo?

Para quem deseja informações mais detalhadas, o site FileInfo.com é ideal. O banco de dados do serviço conta com milhares de formatos de arquivo, e é praticamente impossível encontrar um que não esteja catalogado. A busca é simples, e os resultados são exibidos rapidamente.

Como são formados os arquivos correntes?

Arquivo Corrente:

A formados por documentos com valor secundário. B armazenados em depósitos centralizados, localizados distantes dos setores de trabalho onde foram acumulados. C transferidos, após o final de sua utilização, aos arquivos permanentes, onde aguardam a destinação final.

Artigo anterior
Pode nascer dente com 24 anos?
Artigo seguinte
Qual é o tempo de vida do Sol?